felipesp13 escreveu:
ola pessoal estava com uma curiosidade o creta 1.6 utiliza um coletoe de admissão de geometria variável, sera que seria possivel colocar em nossos hb20 ?? oque sera que controla o acionamento da variação vácuo ou eletronicamente ? ele não é mt caro comprando de segunda linha usado.
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Até onde eu tenho conhecimento, o motor 1.6 dos Cretas não possui coletor de geometria varíável e sim, ele tem os comandos de admissão e de escape variáveis enquanto que esse mesmo motor Gamma 1.6 quando equipa a linha HB20 possui apenas o comando da admissão variável.
É bem complicado e caro adaptar essa modificação técnica do motor 1.6 dos Cretas nos motores 1.6 dos HB20 pq teria de ser trocado todo o sistema de acionamento dos comandos de válvulas do cabeçote além de se trocar tb a ECU que controla essas variações desses comandos e que assim, ajusta o motor para funcionar otimizado para cada situação especifica de utilização.
Obs : Mas é mínima a diferença e pouco perceptível os ganhos em rendimento geral do motor 1.6 dos Cretas quando comparado com o motor 1.6 da linha HB20.
A Hyundai do Brasil acrescentou essa modificação técnica no comando do escape variável na versão 1.6 dos Cretas para compensar o maior peso dos Cretas em relação aos HB20 1.6 e mesmo assim, qq HB20 1.6 hatch ou sedan mostra sempre uma melhor performance e tb uma maior economia de combustível quando comparados com os Cretas 1.6 , isso é fato !!!
Já os Cretas 2.0 mostram um leve maior desempenho do que os HB20 1.6 porém tb apresentam sempre , um maior consumo médio, afinal em mecânica automotiva nada ocorre de graça, ou seja, não existe almoço grátis !!!
É isso aí, valeu !