Patrick Cramer escreveu:
Decafon escreveu:
Bom dia a todos.
Tenho um HB20S 1.6 há 7 meses, mas só dirigia na cidade.
Há 2 semanas fiz uma viagem, dirigindo 230 km na ida e o mesmo tanto na volta.
Tentei manter 120 km/h na rodovia (nunca ultrapasso os limites) até para testar o carro.
Fiquei assombrado como a direção é mole. Sou bem tranquilo, mas percebi que se você vacilar um pouco e amolecer a mão parece que o carro vai sair da pista.
O resultado foi que cheguei em casa com o braço duro de tanta força que fiz, rsrs.
Nos últimos 30 minutos de viagem passei pra pista central e reduzi a 100 km/h, já tava cansado de "segurar" o carro. E olha que dirigi só por 2h.
Confesso que fiquei preocupado. Mas, fora isso, gosto bastante do carro.
Acho que o Roberto e o Carlos foram perfeitos nas suas explicações. Neste final de semana eu peguei a estrada pela primeira vez com o meu e fiquei extremamente satisfeito com o comportamento do carro. Eu tinha um fiesta com direção elétrica e ela realmente é fantástica, mas a hidráulica do HB não me passou insegurança. Ela é "mole", mas é bem direta e precisa. Concordo que seja questão de costume em alguns casos. No meu, eu nem cheguei a estranhar.
Quanto à suspensão e ao comportamento do carro, eu achei fantástico. Viajei sozinho e com o carro leve. Nesta situação, senti um comportamento muito legal do carro tender a sair um pouco de traseira, bastando só aliviar um pouco o esterço na curva e acelerar um pouquinho para ele fazer a curva como se tivesse num trilho. Achei muito equilibrado e não deveu nada ao Fiesta com aquela suspensão surreal de boa que tem...
Resumindo, senti o carro "na mão" o tempo inteiro, mesmo quando eu forçava um pouco.
Exatamente Pratick!
Eu tinha um Fiestinha Hatch 1.0 e sempre peguei estrada e sempre tive o pé pesado e sempre gostei de sentir o limite do carro com prudencia, em curva, fosse chuva, fosse pista seca. Depois peguei um Fiesta Sedan 1.6 e na primeira semana, fui tentar fazer as mesmas curvas nos mesmos pontos, aceleração e etc. E aí percebi que cada carro é um carro. Caso contrário, iria ficar falando que o Fiesta Sedan é instável, fica saindo de traseira e etc.
Então respeito e aceito quem reclama da suspensão/estabilidade, porque cada um é cada um. Mas para mim, é questão de aprender a sentir o carro. Assim como concordo que a suspensão é curta pra caramba. Se você ver um HB20S com duas pessoas medianas atrás, vai ver que a suspensão já da uma sentada boa.
Mas tudo isso é característica do carro.