sobreira escreveu:
Meu HB20S é 1.6 confort plus com 6.600 mk, na estrada com 110/120 km/h consegui 12,30 km/l com gasolina, mas na cidade gira em torno de 8,30 e 8,70 km/l, para mim um consumo muito alto, pois tem poucos semáforos e pouco engarrafamentos. Estou profundamente insatisfeito com isso. Com o alcool, no entanto o carro atinge os 7,8km/l do IMETRO, na cidade, inclusive passando um pouco e ficando entre 8,0 a 8,3km/l. Se no alcool está dando isso por que não consigo na gasolina. O teste do IMETRO foi adotado pela Hyundai e é dito que faz 11,1 km/l com gasolina na cidade, porém não faz nem 9,0. Essa é minha insatisfação. Se fizesse pelo menos 10 eu me tranquilizava.
Colega Sobreira !
Eu expliquei em outro tópico com a minha opinião, o motivo pelo qual as nossas gasolinas, muitas das vezes, ocasionam consumo elevado em determinadas marcas de motores flex e isso basicamente é devido às regulagens pouco eficazes adotadas pela ECU do sistema de injeção, exatamente devido à incompatibilidade da baixa octanagem delas em relação à alta taxa de compressão dos motores flex dos nossos HB20 !
E como vc mesmo comentou, já utilizando-se o etanol, o consumo até que se torna mais vantajoso, considerando-se o preço de cada combustível !
E o etanol, por possuir uma octanagem bem mais elevada do que as gasolinas, acaba por apresentar um rendimento mais satisfatório em motores flex que possuem altas taxas de compressão, como é o caso dos motores dos HB20, tanto o motor 1.0 como o 1.6 !
E diga-se aqui de passagem que, essa é uma ótima característica do projeto de um motor, pq quanto maior essa taxa de compressão, maior se torna o rendimento geral do motor, ou seja, ele vai apresentar uma melhor performance aliada a uma redução no consumo de combustível !
Mas como uma moeda tem sempre 2 lados, o inconveniente desse detalhe da compressão elevada, é que para o motor funcionar perfeitamente bem nessas condições de altas compressões, ele necessita tb de combustíveis de elevada octanagem, o que infelizmente, não é o caso de nossas gasolinas comuns/aditivadas, por isso o mal rendimento dos motores flex dos nossos HB20 quando abastecidos apenas com gasolinas !
Cito ainda como uma excessão a essa regra, a nossa cara e rara gasolina podium da Petrobrás que possui uma elevada octanagem, mas mesmo assim, ainda inferior à apresentada pelo nosso etanol !
Sugiro assim à todos aqueles colegas que fazem questão de continuar abastecendo os HB20 com gasolinas comuns/aditivadas, que experimentem misturar no tanque de 25% a 30% de etanol nelas, exatamente para se elevar um pouco mais a octanagem dessas gasolinas mais baratas e assim, melhora-se tanto o funcionamento e performance desses motores, como tb o consumo dos HB20, tanto na versão 1.0 como na versão 1.6 !!!
É isso aí colegas, valeu !