Olá "Hagabevinteiros"!!!
Comprei meu HB20 Comfort Plus!!! Sem áudio
afinal estava um absurdo ($$
) pra colocar a central multimídia que eu gostaria de ter na concessionária. Mas o painel merece! Então comecei a procurar antes mesmo de ter o carro.
Encontrei uma barbada no ML. um vendedor tinha a central booster para o HB20. e disse que chegaria a PREMIER, pelo mesmo valor (1589).
No site da Booster eles tem dois modelos para o nosso carro. Um modelo que parece universal (quadradinha), só que vem com a moldura e com os chicotes e acessórios, e a que o vendedor chamou PREMIER, que tem a moldura integrada com os botões. Mandei vir.
Sou muito chato com minhas coisas, então resolvi eu mesmo fazer a instalação, e pelo que eu tinha lido, não ia ser tão difícil.
Primeiro desafio: Tirar o Painel original:
É mais fácil do que parece.
Primeiro abra o porta-luvas;
Solte as travas dele, ele vai cair, daí é só puxar e liberar o caminho, tirando o porta-luvas fora.
O espaço é bom pra trabalhar. Olhando por trás dá pra ver as travas do painel:
Uma delas é a trava branca que está bem no meio da foto. A outra mais ao fundo.
Eu apertei elas com um alicate de bico mesmo, empurrando ao mesmo tempo pra fora, daí foi moleza puxar o painel com cuidado, desengatando as travas. Algumas podemos ajudar desengatando com a mão por trás mesmo.
Tem um vídeo no youtube mostrando como fazer. Ele usa uma espátula plástica, eu não tinha, puxei com a mão mesmo.
http://youtu.be/wkqh7fDb52gFeito isso, ficam à mostra os cabos que antes estavam presos à moldura.
Fiz então um teste de encaixe com as travas laterais +- no lugar. Aconselho prender elas na central antes de tentar encaixar, facilita bastante. (eu não fiz isso de primeira).
Agora como lidar com a central com os cabos conectados é bem mais complicado, dei uma protegida com
fita crepe.
E não esqueça, a central possui dois encaixes na parte de baixo, onde são colocadas aquelas travas brancas que a gente solta o painelÉ meio chato ter que acertar as posições dos cabos, mas é muito importante, pois a central fica facilmente presa por eles e não vai até a posição correta. Os auxiliares o ideal é passar por trás de uma barra que tem no fundo do painel, e o outro cabo, que é o que vem do carro, é só ajeitar ele no fundo. (depois coloco uma foto de como ficam olhando pelo porta-luvas). E coloquem todos os cabos de uma só vez, pois é bem complicado pra colocar eles por trás, tem que tirar a central pra faze-lo.
Central encaixada, é a hora do primeiro teste.
Agora é que a coisa complica um pouco.
A desgraça da moldura original é integra, é preciso cortar as molduras dos difusores de ar centrais.
Como eu adoro fita crepe, após desmontar tudo cobri as molduras dos difusores com ela. Fica mais bonito com o aspecto de papel, eu acho.
Não tem fotos minhas cortando a moldura, mas eu usei um disco de corte na minha microretífica DREMEL(em baixa velocidade, senão derrete demais o plástico) e com toda a paciência do mundo cortei próximo ao vão que separa as molduras. É preciso tomar muito cuidado nessa hora.
DETALHE IMPORTANTE: temos dois pinos onde serão parafusados os difusores, marque eles antes de começar tudo, pois eles precisam permanecer na moldura, enquanto os outros caem fora.
Deixei uma certa distância do vão que separa as molduras e dei o acabamento na lixa mesmo.
Tem que ficar assim, bonitinho:
Depois de encaixar os difusores:
Feito isso é só encaixar de novo no painel e essa parte está Terminada
.
Ainda tenho coisa pra fazer, instalar Antenas de GPS e TV, cabo do iPod e a câmera de ré. Bem como os alto-falantes que só chegaram hoje
, e como está chovendo, deixei pra amanhã. As antenas e cabos estão no porta luvas temporariamente. Mas tudo parece estar funcionando bem.