augustovieira escreveu:
Boa tarde,
Tenho um HB20 1.0 Comfort 2015, tenho esse HB20 e um vizinho meu que possui o carro igual falou que meu ar quente estava isolado/ arrematado.. levei em uma loja especializada em ar condicionado e eles falaram que tinha que fazer o radiador e toda essa parte do ar, vim aqui ver se alguém possui ou teve o mesmo problema e qual dica dariam... E também gostaria de saber se influência em utilizar mais a água do radiador de arrefecimento, pois a água do carro acaba secando não muito, mas pouco comum para um HB20. Abraço a todos!!!
Boa tarde e seja bem vindo ao forum !
O sistema de ar quente da linha HB20 trabalha atravez do aquecimento normal do líquido do sistema de arrefecimento do motor, portanto enquanto o motor estiver frio ou aquecendo, esse sistema não funciona 100% até o motor estar na temperatura normal de trabalho.
Um eventual isolamento e inutilização desse sistema em sí poderá influenciar na eficiencia do sistema de arrefeciemnto pq esse sistema de ar quente faz parte do resfriamento normal do motor e sendo assim, parte do líquido de refrigeração não vai circular por ele, o que poderá diminuir a capacidade desse sistema de refrigerar eficazmente esse motor !
E o que faz esse sistema de ar quente pifar é o crime de ir completando com água torneiral o sistema de arrefecimento e o calcáreo contido nessas águas sujas é que estragam as peças não só desse sistema de ar quente, mas de todo o sistema de resfriamento do motor inclusive até as mangueiras desse sistema apodrecem precocemente quando ficam em contato direto com esses calcáreos dessas águas sujas !
Obs : E como exemplo, cito aqui o nosso atual HB20 1.6 do ano 2012/2013 comprado zero KM e hj com 73900 kms rodados e que nunca precisou até agora de ser trocada nenhuma peça desses sistemas de arrefecimento e nem do ar quente e ambos funcionam perfeitos mas é pq eu sempre vigio para que nem nas revisões, jamais se coloque um pingo sequer de água de torneira nele, mas apenas aditivo próprio e quando não existir disponível esse aditivo, basta em caráter de emergência , completar esse sistema com água desmineralizada mas lembrem-se que JAMAIS e sob nenhuma hipótese permitam que coloquem água comum de torneira nesse sistema de resfriamento automotivo de veículo nenhum !
Óbvio citar aqui que essa prática de isolar esse sistema de ar quente de qq veículo é uma autêntica gambiarra sem tamanho, portanto nunca recomendo essa prática em veículos originais.
É isso aí colegas !