Betox escreveu:
Vou discordar nesse caso do óleo pois, pelo que sei e presenciei, se você colocar óleo sintético em um motor antigo como o CHT do Corcel ou em um motor cansado (com mais de 200.000 km) você irá fundir esse motor em poucos dias.
O óleo sintético, por ser mais fino, tem seus benefícios para motores modernos e/ou potentes. Porém, motores muito rodados ou de concepção antiga, as folgas dos componentes foram projetados para óleo mais grosso, como o mineral. Isso é o que ouço de mecânicos.
Tem algum mecânico aqui no clube que poderia esclarecer o assunto?
Olá Betox e peço desculpas por essa sua dúvida ter passado em branco, sem uma resposta, apesar de estar fora do assunto desse tópico !
Sim, trabalho com mecânica de automóveis a umas 4 décadas e por isso, respondendo a vc, os oleos sintéticos são fabricados com as mesmas viscosidades de todos os demais oleos semi-sintéticos e tb dos minerais , porém são bem melhor aditivados.
Além disso, oleos sintéticos 100% contém vantagens importantes como manter as viscosidades inalteradas mesmo em situações extremas de temperatura e de resistirem melhor à todas as contaminações que estão sujeitos do que todos os demais oleos semi-sintéticos e os minerais e devido a isso, eles tem tb uma maior durabilidade dentro dos motores.
E então eles podem sim ser usados prefeitamente em quaisquer tipos de motores, desde os mais antigos até os ultramodernos, mas que deve tb ser obedecida as normas de lubrificação requeridas pelos seus fabricantes incluindo nessas exigências as viscosidades .
Contra esses oleos 100% sintéticos apenas o fato óbvio de que eles sempre custam bem mais caro do que os demais oleos minerais e semi-sintéticos.
O motor CHT da linha corcel/fiesta não é nenhuma excessão a essa regra e eles tb podem usar tranquilamente oleos sintéticos.
Mas lógico que se um motor qualquer já está cansado, com folgas internas devido aos desgastes excessivos, mesmo que seja de uma ferrari, ele vai esfumaçar, rajar e bater e perder a maior parte do seu rendimento sim se usar qualquer tipo de oleo, seja ele mineral ou sintético e disso que vc não tenha a absoluta mínima dúvida !
Saiba tb que não existe nenhum oleo no mundo que corrija desgastes acentuados em nenhum motor pq quando metais se desgastam, ADEUS, somente com uma boa retifica e as devidas substituições de todas as peças desgastadas para fazer um pobre e cansado motor ressucitar dos mortos ... rsrsrsrsrs!!!
Sim, é verdade que existem alguns "quebra galhos ou paliativos temporários" para esses casos citados por vc como usar aditivos ou oleos mais viscosos para espessar ou engrossar a viscosidade dos oleos e com isso, ir compensando todas as folgas exageradas que apresentam esses motores já bem desgastados e cansados e assim ir empurrando um pouco mais a frente, essa necessidade de se recondicionar totalmente esse motor.
Mas isso não vai resolver por muito tempo a real e óbvia necessidade de se desmontar todo esse motor, retificar e substituir todas as suas peças desgastadas e com isso, devolve-se a condição normal de funcionamento desse motor, usando novamente os oleos com as suas viscosidades corretas e recomendadas pelo seu fabricante.
Espero assim, ter sanado essa sua dúvida e esse mito de que oleo sintético em motor cansado e desgastado o fará fundir mais rápido, essas são besteiras sem fundamento algum ditas por aí por muitos mecânicos de automóveis com pouco conhecimento de causa.