Eduardo_Ferreira escreveu:
ianisgreek escreveu:
Vou reviver esse tópico só para chatear mais ainda os defensores desses LIXOS de mijolinas nacionais.
E responder ao título desse tópico dizendo que se usar sempre o ETANOL e nunca essas mijolinas , nunca que vai ser necessário fazer essa limpeza corretiva pq a limpeza preventiva o próprio etanol já o faz e ainda com uma eficiência mais do que já comprovada !
Acredito que eu ainda tenha um dos mais velhos HB20 1.6 c/ câmbio manual de todos os usuários desse forum.
É um modelo Confort Plus 2013 que foi comprado zero KM na CCS Hyundai daqui da minha cidade em Novembro de 2012.
Esse nosso HB20 1.6 já está com quase 80 mil kms rodados nesses quase 9 anos de uso diário e misto entre viagens ocasionais e transito urbano.
Sempre foi abastecido desde zero KM e até agora e sempre será somente com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum e nunca, jamais senti a necessidade de usar quaisquer tipos de aditivos para combustível no tanque dele.
Jamais houve qq tipo de falha de funcionamento, nem devido a bicos injetores sujos e carbonizados com a queima dessas mijolinas e nem devido a sujeiras e fuligens de carvão nas velas de ignição, ou na sonda lambda do escape ou mesmo jamais ocorreu até agora algum entupimento do seu catalisador que continua sendo o original do veículo.
Mas deixe que se eu optasse em abastece-lo desde zero KM somente com essas porcarias de mijolinas nacionais para vcs verem só o nojo que estaria esse pobre motor Gamma 1.6 por dentro ...
Sem falar na necessidade dessas caras e trabalhosas limpezas de bicos injetores, trocas de velas de ignição e de sonda lambda devido a carbonizações, sem falar ainda do catalizador todo carbonizado por dentro e com isso, roubando uma boa parte da potência desse motor.
Portanto todas essas são despesas que podem ser perfeitamente evitadas apenas ao se usar sempre o nosso nobre etanol.
Obs : E fugindo só um pouco do assunto aqui, no meu pobre Jetta TSI atual que é importado e tem um motor turbo somente a gasolina, sou obrigado a usar aditivos flex misturados com querosene para a gasolina em TODOS os abastecimentos dele, pq não dá para confiar de jeito algum nessas mijolinas nacionais ditas "ADITIVADAS" por essas empresas petroleiras daqui e ainda, sem falar que fui obrigado a desenvolver atravez do Unichip , todo um novo mapa específico para a ECU desse nosso Jetta para assim ele aceitar e funcionar 100% e otimizado para me permitir a misturar 25% de etanol no tanque de gasolina dele e com isso, diminuir um pouco mais os efeitos nocivos e negativos das carbonizações deixadas pela queima dessas mijolinas nacionais e tbm para ganhar mais algumas octanas extras nas gasolinas que abasteço e com isso, beneficiar na obtenção de um melhor desempenho do turbo desse motor.
Ou seja, em outras palavras, com essa mistura citada aqui de combustíveis com esses aditivos, ele desenvolve um leve melhor desempenho do que se ele fosse abastecido com a melhor das gasolinas podium ou octapro do Brasil, posso apostar nisso com toda certeza e ainda confirmar isso na prática.
Pelo menos essas minhas invenções me trazem um ótimo e inegável divertimento geral além da satisfação plena e do prazer que tenho em usar esse jetta assim modificado por mim ... rsrsrsrs !!!
Então, diante desses fatos, temos de ficar sempre "ajeitando" as coisas na esperteza e no conhecimento técnico pessoal para assim, tentar driblar todos esses efeitos negativos com essas atitudes e prejudicar o mínimo possível esses motores turbo importados a gasolina que rodam aqui no Brasil ... eita decepção essa nossa , infelizmente colegas !
Grande ianisgreek,
Tudo bem contigo? Depois de muito tempo sem ver o fórum recebo uma resposta sua atualizando novamente. Sempre muito bom ouvir a opinião de quem entende do assunto, e mostra não só na teoria, mas também na prática.
Pois bem, me ajude em uma coisa: Nesse período que estive ausente troquei meu HB20 em um Creta com motor 1.6... Tentei usá-lo na velha "mistura mágica" de Etanol com Gasolina (sempre usada com ótimo desempenho no meu HB20), porém, no Creta o consumo estava em 3.6km/l
Acabou que passei a usar a Gasolina no carro atingindo médias de 7.0 km/l
Como vi que na sua assinatura você tem um Creta 2.0, acredito que possa me ajudar a obter uma melhor relação para o carro com este motor 1.6. O que seria melhor para ele? Gasolina comum? Álcool? Gasolina Aditivada? Alguma mistura?
Grande abraço meu amigo.
Fala Eduardo, agradeço seu apoio a mim e ainda temos aqui em casa o nosso Creta Prestige 2.0 2018 que está atualmente com pouco mais de 45 mil kms rodados e continua firme e forte, mas que ele tem sim sempre um consumo médio elevado, defeito esse de todo Creta em qq versão, mesmo se ele for comprado zero KM.
Como eu nunca fui a favor de gasolina nenhuma para abastecer pura sem misturas com etanol hidratado, nós tbm sempre usamos nesse Creta desde que ele era zero KM a mistura mágica de 15% de gasolina comum com 85% de etanol.
Bom, o consumo urbano com essa mistura fica entre 4,6 a 5,1 kms/l e na estrada mantendo não mais de 120 kms/h ele apresenta médias de 7,5 kms/l .
Mas que apesar disso, não recomendo a ninguém que tem qq modelo de Creta a abastece-lo somente com gasolinas pq o motor vai sim carbonizar inteiro por dentro e depois virão as dores de cabeça causadas por essas carbonizações como as limpezas de injetores, as trocas precoces de sondas lambdas, entupimentos precoces de catalisadores, vida útil menor das velas de ignição, contaminação precoce de oleo lubrificante do motor e por ai segue a lista só de desvantagens e que não se consegue jamais se livrar delas.
Mas mesmo assim , para quem faz questão de abastecer somente com gasolinas, que pelo menos abasteça com uma mistura de meio a meio com etanol e gasolina comum mesmo pq com isso, ainda se aproveita das melhores vantagens do etanol quando comparado com qq das nossas gasolinas e aqui nesse assunto, nem temos o que discutir !!!
E sinceramente falando aqui aos colegas, nenhum modelo de Creta eu indico como uma compra vantajosa para um SUV médio exatamente pq ele tem uma mecânica melhor dizendo inadequada sim para um SUV como os Cretas e que por isso mesmo eles são uns beberrões inveterados de combustível, não importa de qual versão ele seja.
Pior ainda é essa versão de Creta 1.6 pq o pêso de mais de 1300 kgs desse SUV é exagerado para um motor 1.6 aspirado de apenas 130 cvs.
Já o motor 2.0 combina melhor com o porte e pêso dos Cretas, mas que mesmo assim, ele apresenta esse consumo sempre elevado apesar do desempenho ser melhor do que o apresentado pelos Cretas 1.6 !!!
Lamentavelmente esse é um fato já confirmado por todos da imprensa automotiva nacional, portanto isso não é nenhuma novidade para ninguém.
E se vcs me perguntarem o pq compramos esse modelo de SUV já que existem essas desvantagens com ele, falo e repito sempre para todos que essa foi uma escolha pessoal e incondicional somente da esposa que se encantou com o estilo dele, então não pude falar mais nada para impedir essa compra apesar das minhas argumentações contra esse SUV mas que mesmo assim foram todas em vão !
Porém não tenho receio nenhum de informar aqui que na realidade, já era esses Cretas com essa atual mecânica e infelizmente dona Hyundai do Brasil a fila andou e vc ficou muito para trás, portanto trate logo de atualizar e urgente toda essa sua atual linha Creta antes que seja tarde ...
Então é isso aí, grande abraço Eduardo Ferreira !