demiangb escreveu:
Bom dia pessoal,
Peguei meu HB20 1.6 manual zero km dia 20/06 na css e fui abastecer em seguida, fazendo a mistura 20% gasolina adt e 80% etanol (9L/36L).
Assim q abasteci, fui pra BR e fiz 10 esticadas na 3a marcha de 2.000 rpm até 5.000, conforme leitura aqui no fórum sobre amaciamento.
Hoje realizei o segundo abastecimento para fazer uma viagem na BR. Conferindo a bomba, tive o seguinte consumo:
341km/32.7L -> 10.42Km/L
No CB acusava 11.9Km/L
Desses 341 km, Aprox 270km de estrada e 71km na cidade.
E agora no fim da viagem pela BR após abastecer o CB apontou 14.7Km/L
Estou sempre mantendo as rotações entre 2.000-4.000 e procurando não manter velocidade constante; na 6a marcha deixo cair até 2.000 rpm (Aprox 82km/h) e acelero suavemente até +- 115km/h
Espero que o relato possa promover a discussão aqui do tópico. Um abraço.
Bom dia colega Demiangb e seja bem vindo ao forum !
Parabenizo-o não somente pelo seu novo HB20, mas tb pq vc fez a lição de casa direitinho e vc pode apostar que com isso vc vai colher com toda certeza os bons frutos dessa sua boa ação !
Essas 10 aceleradas que vc deu ajudam muiiiiiito num mais rápido e eficaz amaciamento do seu novo motor, o que ajuda bastante a vc conseguir o máximo desempenho dele aliado a um menor consumo médio tanto de combustível como tb de oleo lubrificante pelo seu motor, além de aumentar tb a vida útil dele.
Agora se vc quiser incrementar e ajudar ainda mais esse cuidadoso processo para um excelente amaciamento desse seu novo motor, seria interessante se vc fizesse a primeira troca de oleo e do filtro do motor desse seu HB20 até os primeiros 1500 kms rodados, pq vc jogaria fora essa primeira carga de oleo do motor que se contamina bem mais do que as demais devido à todos os resíduos provenientes da nova montagem desse motor além das limalhas e pó de metal se soltando de todas as peças novas desse seu novo motor e se assentando e acasalando-se entre sí.
E aqui ainda cabe uma importante dica :
Como não sabemos qual será será a reação de qualquer CCS Hyundai se vc levar o seu novo HB20 e solicitar deles essa troca de oleo precoce aos primeiros 1500 kms rodados além de quais besteiras sem fundamento vc ainda terá de ouvir dos "mexanicos de plantão" dessas oficinas autorizadas, porém saiba que essa troca de oleo e filtro mais precoce é de suma importância para o seu novo motor, então foi o que eu fiz, faço e sempre o farei.
No caso do meu HB20 1.6 eu apenas comprei na CCS Hyundai da minha cidade o filtro de oleo e o anel de vedação do bujão do cárter originais e em seguida, levei o meu HB20 numa loja de troca de oleo da minha confiança e fiz lá essa primeira troca de oleo e filtro do motor do meu HB20 tranquilo e sossegado, afinal a Hyundai apenas vendeu um veículo novo a vc e agora é de nossa total responsabilidade saber cuidar o melhor possível dele, para o nosso próprio bem e do HB20 tb..
O oleo do motor deverá ser qualquer oleo 100% sintético, viscosidade 5W-30 , API - SN e preferencialmente que ele tb atenda a mais recente e moderna norma de lubrificação ILSAC-GF 5.
E se vc rodar os primeiros 5000 kms até os primeiros 6 meses após ter comprado esse seu HB20, leve-o à CCS Hyundai de sua confiança e diga a eles que seu HB20 roda em condições de serviço pesado e por isso, exija deles que façam a troca de oleo e filtro do motor, mas lógico que vc não precisa falar com eles que vc já realizou anteriormente essa primeira troca de oleo e filtro aos primeiros 1500 kms rodados nele.
Eu sempre fiz assim com todos os meus veículos e não só com esse meu atual HB20 1.6 que já completou 4 anos e meio de vida e está aqui super afiado com quase 42000 kms rodados e a ponteira do escapamento dele se mostrando sempre limpa e de coloração amarronzada, devido à excelente vedação geral da compressão do motor e tb por causa de uma combustão mais limpa e completa proporcionada pela mistura de 80% de etanol + 20% de gasolina que eu SEMPRE usei nesse meu HB20 desde que ele saiu zero KM da CCS Hyundai e o máximo de gasolina que já usei nessa mistura foi de 33.33% ou 1/3 do tanque e ainda assim, apenas umas raras vezes em viagens e fiz isso somente para aumentar um pouco mais a autonomia do tanque dele e nada mais além disso !
Obs : Lembrando aqui que é ÓBVIO que não interessa a nenhum fabricante de veículo citar nos seus manuais para que se tenha todo esse cuidado extra com o amaciamento e nem mesmo c/ a manutenção preventiva de um veículo novo pq isso vai logicamente contra os próprios interesses comerciais de qualquer montadora que cada vez mais estão numa briga para mostrarem que os seus veículos precisam de cada vez menos desse tipo de cuidado o que isso JAMAIS será verdadeiro, pq afinal de contas, eu sempre estarei cuidando dos meus veículos bem melhor até do que o recomendado pelos seus próprios fabricantes e a recompensa natural disso será apenas minha e não de nenhum desses fabricantes ... rsrsrsrs!!!
Valeu colega, boa sorte, abrç !