OSilva escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Bom dia, Clever.
Acho o seu argumento válido, mas há um ponto que faz alguma diferença.
O módulo de vidro não é um item original do carro e isso pode criar embaraço na instalação.
A concessionária tem obrigação de executar com excelência a manutenção e o reparo de todos os sistemas originais do HB20.
Tudo bem, que instalou na concessionária, mas dificilmente são peças iguais tipo plug & play.
Nos sistemas originais o carro está completamente coeso com o acessório, diferente do que ocorre com acréscimos que não vieram de fábrica.
O chicote é outro, o botão não está lá, na seta não tem interruptor, tem que improvisar, e enfim, não serve como indicativo do grau de competência da concessionária.
A obrigação deles é entender tudo a respeito da operação, manutenção e reparo dos sistemas originais.
Não é por acaso que prefiro os modelos completos de fábrica e desencorajo que se façam mudanças.
Abraço,
Bom dia Roberto,
Entendo a idéia do seu relato e até concordo com alguns pontos. Eu não conheço todos os acessórios avulsos criados para o HB20, mas até agora todos os que encontrei enquanto buscava outra coisa, percebi que vem em kits prontos pra instalar e normalmente são plug n play.
Até onde sei, as css só instalam itens que são homologados pela montadora, justamente pra manter em ordem a garantia do veículo e não chamarem pra sí uma responsabilidade maior do que já tem.
Partindo disso, se 'apanharam' pra instalar um módulo de vidro que eles mesmos vendem, entendo que houve falha de treinamento, no mínimo..
Infelizmente discordo do Roberto e concordo com o OSilva, ou seja, se a concessionária oferece precisa saber instalar, além do fato que acreditamos que as mesmas trabalhem com acessórios homologados (porém sabemos que não é assim, vide o protetor de carter que era vendido antes de ser homologado). O chicote não é outro, os módulos são plug & play, não se corta fios, não existe adaptação, nada dessa natureza, mesmo os sons não se cortam fios, existem chicotes. Sobre carros TOP, até pouco tempo alguns não possuíam antiesmagamento ou one touch em todos os botões, as vezes uma versão premium não lhe confere tudo (isso em algumas marcas), mas enfim, se vida fosse só dos premiuns não deveriam existir outros.
A obrigação da concessionária é entender sobre tudo o que vende, seja serviços ou produtos e garantir o perfeito funcionamentos dos mesmos, bem como seus devidos reparos, caso fosse assim não deveria ser autorizada a venda de nenhum acessório. (minha opinião)
Enfim, acho que você tem seu mundo perfeito, no seu contexto, porém esse não se replica e isso ocorre em muitos casos e com várias marcas.
PS.: não citei que em 4 anos a concessionária não deu jeito em um vidro traseiro que em dias muito quente travava e não funcionava (cito que é item de série do carro, ou seja, original), a explicação que eu tive foi, o sistema foi desenvolvido para travar de acordo com o pouco uso, é uma medida de segurança que a Hyundai desenvolveu, pena que eu usava muito o vidro e não colou (isso quando funcionava)... mas acredito que dei muito azar, pois sei que existem concessionárias de excelência na rede HMB.