Olá Caros, bom dia!
Acabo de me tornar um membro do HB20 Clube e conforme eu for navegando nos tópicos, vou registrando a minha opinião.
Essa é a primeira e a que mais me chamou a atenção, pois também já percebi diversas diferenças de um Hyundai para um Honda, Fiat, Toyota e Kia.
Carros esses que meus familiares possuem e que eu já dei algumas voltas, sempre procurando analisar os detalhes dos veículos, seus motores, lataria, acabamento e etc.
Para não deixar o relato longo, vou direto ao ponto.
Eu sai de um Uno Sporting 1.4 2014/14 para um HB20x Premium 2016/16.
O Uno, sempre, pela manhã ao ligar fazia um ruido circular de uma correia esfregando em alguma peça.
Nada muito cabuloso ou prejudicial, apenas que, segundo a concessionaria local da Fiat, trata-se de o motor frio e contraído/retraido.
Fato que, no decorrer de outras partidas durante o dia, o barulho não dava a sua cara.
Isso, segundo a Fiat, quer dizer que o motor esta quente e que a correia dilatou e não mais rala ou raspa em alguma peça.
Ok.
O HB20x, ao ligar, dá esse up na rotação.
Sempre deu, em toda e qualquer partida durante o dia/tarde/noite. Seja no frio/chuva/calor.
Essa situação não me desagradou tal qual me desagradava o ruido do Uno.
Mas me fez pensar sim em um sistema inteligente que auxilia a partida já que o veículo não vem mais com o Tanquinho para partidas a Frio.
Peça essa encontrada no Uno, nos Civics, Sorrentos e outros.
Tão logo creio ser uma identidade do veículo que não seja nada tão comprometedor para o bom funcionamento do motor.
Outro detalhe que li aqui nesse mesmo tópico foi o lance de trocas de marcha e tal.
Eu acho o Automatico 6 marchas muito paçocão. Não que o Uno não era.
Mas o HB20x no modo Auto é lento nas trocas na cidade, se você controlar a pressão do pé no acelerador sempre no modo brando,
ele vai te entregar um deslocamento moroso, sem arrancada e sem esticada.
Algo controlável se você morar em uma cidade com ladeiras e colinas, basta exercitar o pé direito sempre pressionando mais fundo o acelerador
para que o motor entenda que você precisa de uma força extra e ele logo vai reduzir uma marcha para aumentar o seu ganho na potência.
Visto que o motor 6 marchas busca sempre jogar marchas altas para um giro menor.
Ou seja, se você estiver a 80km/h você provavelmente estará rodando na sexta marcha no modo Auto.
Não satisfeito com a primeira reduzida que o motor lhe apresentou? Precisa de mais ganho para uma ultrapassagem na rodovia em uma subida?
Pressione o acelerador até o limite (sim, atolando o pé literalmente), que ele vai reduzir mais 1 marcha, e aí a rotação sobe bruscamente e o veiculo dá aquela forçada pontual
para uma resposta mais imediata.
As vezes, na estrada, eu evito usar somente o modo Auto. Eu alterno para modo Manual sempre em algumas ultrapassagens.
Você sente mais a trocação/tranco no motor no modo Manual do que se fosse no modo Auto fazendo o comando somente pelo pé/acelerador.
Essa mesma técnica serve durante a condução na cidade e deixa o carro mais apimentado, com resposta rápidas e consumo maior de combustível.
Bom é isso, qualquer dúvida à disposição!
Até breve!
Anexo:
hbx.jpg [ 216.63 KiB | Exibido 10010 vezes ]