jbpkruppa escreveu:
Vamos por partes...
O ar condicionado basea-se no simples princípio de que a matéria altera seu estado físico (sólido, líquido, gasoso) ao ganhar ou perder calor. Por exemplo, a água da chaleira evapora (ao atingir 100 graus celsius) ganhando calor do fogo, e congela no freezer ao perder calor e atingir 0 grau celsius. Ainda, basea-se no princípio que há correlação de pressão e temperatura (quanto maior a pressão, maior a temperatura; quanto menor a pressão, menor a temperatura).
Por isso, utiliza-se de refrigerante - substância altamente volátil que tem facilidade de ganhar ou perder calor, alterando seu estado físico.
Na serpentina que há dentro do painel, chamada de evaporador, o refrigerante diminui bruscamente sua pressão e tende a evaporar, mas para tanto necessita de calor. Dessa maneira, por indução térmica, ele "rouba" o calor do vento que passa pelas aletas de alumínio do evaporador. Assim o vento perde calor (esfria) e o refrigerante ganha calor e evapora.
Após sair do evaporador, o refrigerante é succionado pelo compressor, que bomba para a linha de descarga, aonde o processo se inverte (compressão do refrigerante, aumento de pressão, aumento de temperatura e alteração de seu estado físico para liquido, dispensando o calor no vento que passa pelas aletas do condensador).
Acontece que o compressor só pode bombear o refrigerante na forma gasosa, sendo que o líquido não tem compressão (experimente apertar uma garrafa pet vazia e faça o mesmo procedimento com a garrafa cheia completamente de água e verá que a dificuldade aumenta consideravelmente). Caso o compressor bombe o refrigerante na forma líquida, haverá um tranco interno e irá danificar seus pistões - fenômeno denominado calço hidráulico.
No caso do termostato, ele evita que o evaporador atinja temperaturas abaixo de zero, cortando o funcionamento do compressor e, consequentemente do fluxo do refrigerante, quando a temperatura chega próxima a 4 ou 5 graus em seu bulbo (que está alojado no evaporador) e religa o sistema quando essa temperatura sobe novamente e atinge por volta de 8 a 9 graus, ficando ciclando entre estas temperaturas.
Se o termostato não funciona (ou se não há termostato), o evaporador atinge temperaturas abaixo de zero e a água que está condensada em sua parede (processo similar a uma lata de cerveja gelada removida do freezer e em contato com o ar úmido) começa a congelar, formando uma parede de gelo que impede o fluxo do vento e isola o refrigerante, não permitindo que o mesmo ganhe calor do vento e possa evaporar. Assim, ele continua no estado líquido e chega até o compressor nessa forma, gerando o calço hidráulico.
No caso da dúvida do MAMK, o volume (medido em litros) de ar que passa pelo evaporador e perde calor aumenta com o tempo, mesmo o compressor ligando e desligando, já que nesse processo o ventilador do painel não cessa. Assim, o frio se espalha por toda a cabine e dá a sensação de que está cada vez mais frio. Vale lembrar que o intervalo de tempo em que o termostato desliga o compressor e liga novamente gira em torno de 30 segundos.
É isso mesmo, está corretíssimo. Calço hidráulico é bom possível e sim compressor da GM não dura muito, alias os Astra dos meus amigos já trocaram compressor, mesmo sendo a versão com ar digital.
O HB20 vc saberia dizer se tem os sensores ??