bernardo_bee escreveu:
Então esse termômetro mede apenas a temperatura da serpentina. O sensor fica literalmente grudado nela. A temp pelo que sei fica por volta de 5 a 10 graus célsius, e é desligado quando a temp atinge 4 graus. ( depende de cada sistema ) ai quando atinge tal temperatura o compressor é desligado.
Mas isso é a proteção do sistema de AC. Nada tem haver com a temperatura que sai na boca dos 4 difusores de ar da cabine. E não siginfica que o ar é automático ou coisa do tipo. Até AC dos anos 80 tem esse sistema. Alguns sistemas contam também com sensor de temp externa, mesmo que o carro não exiba essa temp. Pois novamente é apenas para a central do AC e para proteção dele. EM casos de frio extremo no lado externo a central do ar pode se negar a ligar o AC.
A temperatura do habitáculo vai variar de acordo com a capacidade de manter o interior gelado sem ao mesmo tempo congelar o sistema, que poderia destruir o mesmo. Creio que esse AC deixe o carro com talvez 16 graus talvez. Mais que isso ele não consegue sem congelar o sistema.
mas lembrando o AC NÃO É AUTOMÁTICO. Sistemas convencionais desde sempre tem esse sensor. Até o Ar da casa da minha vó dos anos 80 desliga o compressor depois de um tempo para proteger o sistema de congelamento.
Entendi o que vc quis dizer, realmente faz sentido o carro ter esse protetor pois conforme o sistema funciona, a evaporadora vai perdendo temperatura e quando chega a zero grau, o compressor tem q parar de funcionar senão a água da condensação do ar q passa pelo evaporador começará a congelar e o vento não conseguirá mais passar com as aletas congeladas.
Só tbm gostaria de diferenciar uma coisa... Ok sistemas convencionais de AC de AUTOMÓVEIS (que não usam termostato) precisam ter sistema/sensor anti congelamento. Mas aparelhos residenciais NÃO possuem, e não importa se desde 1950. Acho que isso posso falar com conhecimento da causa. Aparelhos domésticos com compressores de fluxo contínuo possuem Termostato/Termistor a frente do evaporador para controle temperatura do ambiente interno e os Compressores possuem protetor térmico, que o protege de super-aquecimento por excesso de pressão na partida.
Aparelhos de AC residenciais comuns podem SIM ter congelamento do evaporador que
infelizmente ainda acontece, principalmente em Splits/Bi-Splits/Tri-Splits mal instalados (chega a cospir gelo) e aparelhos de janela com baixa carga de gás e/ou filtro de gás entupido.
Compressores de fluxo variável é que não precisam de sistema anti congelamento, mas aí já são os moderninhos Inverters.