bernardo_bee escreveu:
1 - Para começo de conversa as fotos não dizem nada. Não são fotos oficiais. Não sabemos se os bombeiros jorraram água e a água levou os vestígios de folhas queimadas, e ainda por cima fez as folhas integras maiores grudarem no carro.
Local de crime ou suspeita de um deve ser preservado e isso os bombeiros não fazem, eles detonam tudo. Logo fica inútil dizer se é ou não as folhas por essas fotos.
2- O fato do cofre do motor, vulgo capô e demais partes não terem derretido também mostra que o incêndio foi localizado e não generalizado. Os faróis não derreteram ! Alguns plásticos apenas do lado do motorista que derreteram. As linhas de combustível não passam por ali que eu saiba.
Creio que elas vem pelo lado do passageiro e ai vai para os bicos. Se tivesse pego fogo nessa parte de combustível ia ter queimado geral.
3- Descartando a combustão por causa das linhas de combustível, pode ter sido algum curto na caixa de fusíveis que tem ali daquele lado, perto da bateria, e mesmo assim não sei como ia queimar tanto, visto que não tem tanto plástico pra ser consumido, nas proximidades. Só o para-choques e algumas mangueiras.
4- O capô se quer foi aberto para fotos por motivos óbvios: devia estava intacto. O Capô se quer teve dano na tinta. Os danos nos plásticos ao que parece foi na difusão do ar quente do fogo localizado, que derrete fácil qualquer plástico que estivesse ali por perto, principalmente os plásticos pretos de acabamento que são mais vagabundos. Os faróis usam plásticos que resistem mais ao calor das luzes, como também os plásticos do motor, que resistem mais ao calor, então pode ser que não foi um incêndio de alta temperatura, logo novamente corrobora para que não seja de combustível.
Eu concluiria que:
O Amigo engenheiro deu uma ótima luz, e eu mexo com perícia, e pelo que vi, e li do nosso amigo, tudo que temos é inconclusivo.
Mas da pra dizer algo: Fogo no combustível, descarto. Se ocorreu, foi na caixa de fusíveis ali do lado, ou veio do chão, por isso não descarto uma fonte externa. Poderia ser inclusive a bateria, mas nada de dentro do carro foi mostrado, creio eu por motivos óbvios!. Afinal, alguém sabe se a mulher acionou o seguro ? Era a primeira coisa a se fazer né. Creio eu que ela NÃO tem. Ou tem alguma coisa de podre nesta história.
PS: Essa semana foi engraçado, um Ecosport de uma professora de uma faculdade aqui foi incendiado, por um ex namorado de uma amiga dela, que por raiva da amiga ter dado uma luz e causado o fim do namoro, o cara retardado mental quis se vingar. Essas coisas ocorrem mais do que imaginamos.
Não quero fazer o papel de advogado do diabo, mas acho que o amigo não leu direito o que escrevi, mas vamos lá...
1 - Da pra ver que as fotos não são armadas, são fotos do local logo após o acontecido, não tem nada de armação, acha que os bombeiros armaram? Acha que os bombeiros devem se preocupar com o local e perícia ou apagar o fogo?
Calma né, teoria da conspiração neste momento não leva a nada.
2 - De onde o amigo tirou que cofre do motor é vulgo capô? Sabes o que é o cofre do motor? Só para constar ele é o compartimento onde fica o motor e outros sistemas pertinentes ao carro, o capô apenas cobre este compartimento.
Onde eu afirmo disse que o incêndio foi generalizado? E mesmo que fosse generalizado, onde já viu um capô de carro derreter em incêndio como tu afirmas?
Deixei bem claro as áreas que queimaram, elas são bem claras nas fotos, e se vc observar mais atentamente verá que ambos os lados do carro queimaram, não somente o do motorista (mais afetado), o do passageiro também, olhe as caixas de roda do lado direito, toda derretida em cima do pneu.
Em nenhum momento levantei hipótese de fogo de fonte de combustível, apenas de fatos vindos de fontes elétricas elétricas.
3 - Desculpe amigo, curto em fusíveis? O fusível é justamente o dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos, pq acha que é fusível e descarta a bateria?
Já viste uma bateria de 40, 50, 60 Amperes em curto?
Já testou induzir um curto em uma bateria?
Com uma corrente de curto circuíto com uma bateria de 50 Amp/hora vc facilmente funde o isolamento de uma cabo de 10mm² até 16mm², (Os chicote do carro são de 1,5 a 2,5mm²) da para fazer uma bela fogueira se quiser.
4 - A capo foi aberto sim, novamente não prestou atenção nas fotos amigo, tem fotos que o capo está fechado e tem fotos que mostram que ele foi aberto (entre aberto).
Outra afirmação erronia é que a pintura do capo não foi afetada, foi afetada sim, olhe atentamente, bem no centro do capô, claro que o próprio motor protegeu o capô contra o fogo, fazendo uma barreira e absorvendo parte do calor (bloco de Alumínio), obviamente o motor não iria pegar fogo é metálico assim como o capô.
O senhor afirma que o "plástico preto" só derreteu por "difusão" de calor, o senhor sabe o que é difusão térmica? O senhor está querendo dizer é convecção e não difusão.
E mesmo que a convecção térmica (Ar aquecido) vindo da fonte de calor tenha derretido o plástico, como explica o para-brisas quebrado? ou o senhor não viu? Não notou o para-brisa quebrado pelo calor?
Sim, ele está quebrado na base inferior no lado do motorista.
Não quero ofender o senhor, longe disto, mas a afirmação de "mexo com perícia" não te qualifica a emitir laudos, nós só podemos emitir comentários sobre o assunto, a menos que o senhor seja um perito? É perito? Qual sua formação?
Ao meu ver o senhor deixou passar vários aspectos importantes e além de confundir termos técnicos importantes inerentes ao sinistro.
Quase finalizando, para deixar bem claro que não sou perito, apesar da formação não tenho experiencia na área, minha experiencia se resume na industria e na automotiva, sendo que na industria com caldeira de vapor movidas a lenha, logo estudei sobre as teorias que envolvem o fogo, ponto de de fulgor, sua propagação, medidas de segurança, etc....mas não sou especialista, tenho a formação acadêmica de Engenharia Mecânica e a especialização que está em andamento, logo eu não base técnica para concluir nada e nem afirmar nada categoricamente, deixo isto para especialistas da área, apenas levantei fatos e hipóteses e ao meu ver devem ser investigadas e respondidos pelo bem da segurança, e não rechaçadas por um comunicado da montadora.
E agora só para colocar mais lenha na fogueira, já vira um HB20 por baixo?
http://edgblogs.s3.amazonaws.com/quaren ... nosa06.jpghttp://i1243.photobucket.com/albums/gg5 ... 2_0848.jpgOlhe o Hb20 de vcs por baixo, tem uma proteção plástica (psedo protetor) que cobre toda a frente do carro, que vai do para-choque até o início da transmissão, do carter e do filtro de óleo, que por sua vez estão quase alinhadas com o início do pneu, nas fotos ficam bem claro que o carro não chegou a encostar o pneu no meio fio, logo as folhas se encostaram no carro, encostaram nesta proteção plástica e não tiveram contato com nenhuma peça "quente" do motor.
Mas ainda vão dizer, tinha folha no meio do carro, e eu digo a altura da primeira peça do motor até o solo é maior do que a altura do para-choque até o solo, logo teria que ter um moro de folhas bem em baixo do carro.