Bem-vindo: 28 Abr 2024 07:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 06 Jul 2015 21:12 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Batendo pino e ainda culpam o óleo que todos os outros carros usam ......


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 16:48 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Bom amigos vou deixar meus "20 centavos" de contribuição...

Fato:
Como podemos observar o fogo foi de baixo para cima, e com toda a certeza que começou de dentro pra fora e se localizou grande parte na metade esquerda do para choque e do para-lama, a intensidade ou tal, que podemos notar que o fogo ou calor também foi na parte externa do carro, na região da porta e retrovisor, olhem como a pintura queimou, retrovisor e acabamento em plastico derreteram, pode ter sido em função do vento estar sobrando para este sentido (da frente para trás e da direta para esquerda).

Mas também podemos notar que fogo atingiu todo o cofre do motor, se olhar a foto do lado direito do carro, verão que a caixa de roda (que é plástica) derreteu toda e está em cima do pneu e no chão, mais uma prova que o fogo se concentrou no cofre do motor, é o acabamento plástico da parte inferior do para brisas (onde ficam fixados os limpadores) ele simplesmente derreteu totalmente, olhem o para brisa está todo com fuligem, olhem a magnitude do incêndio e o calor gerado dentro do cofre do motor.

Evidencias que encontrei nas fotos:
Alguns disseram que as folhas que estão em volta do carro que iniciaram o incêndio, que ou pelo calor do próprio motor ou de alguma fonte externa (toco de cigarro) entraram em combustão.

Não acredito nisto e as fotos deixam bem calro que isto não aconteceu.
Temos uma grana rala e muitas folhas em frente e abaixo do para-choque que ficaram totalmente intactas, temos mais folhas ao lados dos pneus de ambos os lados, que também estão totalmente intactas, e o mais gritante, temos folhas intactas onde o fogo teve sua maior atuação, na região esquerda do para-choque, vejam que o plástico derretido cai sobre as folhas e elas não queimaram.

Outro ponto que reforça a tese de que as folhas não tem nada haver com isto, é que se as folhas entraram em combustão, por que não há resido de folhas queimadas? Não temos nada de "cinzas" de folhas nas fotos?

Outro ponto ainda mais forte, e se o fogo começou nas folhas, por que não se alastrou? Olhem os 2 lados do carro, estão cheio de folhas, o fogo deveria ter se alastrado através das mesmas e ido para os outros carros, coisa que não aconteceu.


Postura da montadora:
Ao meu ver este comunicado da Hyundai de que vistoriou o carro e atestou que o fogo é de fonte externo, para mim não cola, comunicado de 6 ou 7 linhas que não diz nada.
Qual é a fonte externa? Criminoso? As folhas? Líquido jogado no carro?
Onde começou? Na porta? No para-choque? Na caixa de roda? onde?
A Hyundai já deu várias provas de que a garantia de 5 ou 6 anos é balela, tudo que acontece no carro que precisa de garantia é atestado como mau uso do proprietário, as vezes atestado antes mesmo de olharem o carro, parece que a resposta já é pontas.
Deu problema?
Mau uso.
Duvido muitoooooo que eles iam assumir um erro de fabricação que gerou um incêndio e ainda mais que é difícil de provar algo assim, e acredito em erro de fabricação mesmo, pq o carro é novo (curva da banheira) e pq se fosse de projeto já teríamos mais HB20 pegando fogo.

Apostas:
O carro não possui faróis de milha, então podemos descartar super aquecimento ou um curto circuito neta região, mas devemos ter mais coisas elétricas nesta parte do carro.
O fogo se concentrou na parte dianteira, logo nada haver com os freios traseiros (freio de mão acionado no deslocamento).
Temos do lado esquerdo o mais afetado, a bateria e muitos chicotes saindo deste ponto (plausível).
Sabem onde é a ventuínha do 1.6? Outro ponto que pode dar problema.
Temos também algumas fiações que me parecem de aterramento ou sensores, junto ao bloco do motor que estão bem danificadas pelo fogo, vale a pena investigar.

Gostaria que alguém que tem um 1.6 tirasse fotos com o capô aberto, em close da frente e dos acessórios e componente daquela região gostaria de ver melhor, podem fazer isto?

Lembro do caso de uma S10 que pegou fogo na garagem do dono, depois de desligada, acabou pegando fogo em parte da casa do proprietário, como de praxe a GM negou qq coisa, depois se descobriu que a injeção eletrônica seguiu funcionando mesmo depois da chave desligada, levando ao incêndio.

Só acho que não devemos descartar nada até o momento, como engenheiro tenho o dever de achar as respostas e não afirmar nada sem ter provas ou motivos, não vou defender a montadora e nem o proprietário, porém temos um incidente que gerou um acidente material grave, que até o momento está sem respostas, e que a Hyundai se limitou a dizer que foi uma fonte externa e deu de braços, quem sabe nosso HB20 não pode ser o próximo a pegar fogo?

Quando o Boeing 787 Dreamliner uma aeronave de mais de 220 Milhões de dólares teve um princípio de incêndio em Londres ocasionando o incêndio nas baterias de ion-lítio, em um primeiro instante se colocou a culpa nas baterias, que até então eram novidades na aeronave, depois com uma investigação se descobriu que foi causado por uma fiação defeituosa em um sinal luminoso de emergência que levou a "uma descarga não controlada" de uma bateria de ion-lítio.

Temos que investigar a fundo antes de afirmar qq coisa...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 17:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Show sua análise, Diogo.

Como você mesmo afirmou, é preciso analisar mais a fundo. Por fotos, muitas vezes podemos ter ideias equivocadas.

O ideal seria se a mulher acionasse uma perícia antes de recolher o carro, mas no desespero imagino ser difícil pensar nisso.

Diogo, sobre o que você disse da ventoinha, uma pessoa fez um comentário semelhante na reclamação da mulher. Veja:

O fato é q solta uma peça q faz o balanceamento da ventoinha do radiador ai fica esfregando plástico no plástico superaquecendo e causando o incêndio, já aconteceu com outros!!!


Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 17:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Diogo, veja a foto seguinte depois de clicar em +8. Uma em que aparece o bombeiro agachado escrito "BEIROS" nas costa. Observe a minúscula distância que estava o motor do carro do meio fio que, como mostram as fotos, estava cheio de folhas secas.
O calor do motor ter incendiado as folhas e isso ter colocado fogo no carro, para mim continua sendo uma hipótese bem plausível.
Não dá para dizer, como vc argumenta, que as folhas não pegaram fogo. Na foto em questão não há nenhuma folha embaixo do carro. Claro, pois elas pegaram fogo. E é claro que pegariam fogo mesmo, depois de iniciado o fogo no motor, todas as folhas que estavam em baixo dele pegaram fogo também.
Não acho que as folhas pegaram fogo e colocaram fogo no carro. Acho que o motor quente do carro propiciou a ignição das folhas que alimentou e alastrou o fogo no motor carro. Claro que isso é uma hipótese, e se a perícia feita pela fábrica constatou as linhas de combustível e os chicotes íntegros (e isso deverá estar comprovado laudos e fotos), a hipótese fica ainda mais avantajada.
De qualquer modo fica o alerta para a gente prestar atenção ao estacionar sobre materiais combustíveis. Ainda que não tenha sido o caso, fazer isso é uma temeridade.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Comunicado
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 18:14 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Jun 2014 17:06
Mensagens: 459
Localização: RS
Aí tem coisa muito estranha...

Por que a pessoa iria ficar alardeando que o carro pegou fogo se ele nem é propenso a isto.

Qual o motivo de tantos compartilhamentos ?

Que constatação dela levou a crer que o carro pegou fogo sozinho ?

Não teria um acessório instalado incorretamente no veiculo ?

A pessoa quer um carro novo por que não tem seguro ?

Muitas perguntas que com certeza ficarão sem respostas.

_________________
HB20 hatch Premium automático prata Sand 2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 18:48 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Jun 2014 17:06
Mensagens: 459
Localização: RS
Não seria interessante unificar estes dois tópicos já que são do mesmo assunto ?

Colocando o comunicado da Hyundai na cabeça da página ?


viewtopic.php?f=5&t=9988

_________________
HB20 hatch Premium automático prata Sand 2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 19:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Claudinho/RS escreveu:
Não seria interessante unificar estes dois tópicos...?


É possível unificar sem muito trabalho, como se fosse igual a juntar duas pastas em uma?
Se for viável, esses e alguns outros também poderiam ser fundidos, mas eu acho que não é nada simples...

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 20:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Claudinho/RS escreveu:
Não seria interessante unificar estes dois tópicos...?


É possível unificar sem muito trabalho, como se fosse igual a juntar duas pastas em uma?
Se for viável, esses e alguns outros também poderiam ser fundidos, mas eu acho que não é nada simples...

Sds.


Já vi um dos moderadores unificando tópico. Acho que foi o Clever.
Realmente, há muitos tópicos que poderiam ser unificados, não creio que seja tão complicado.
A sugestão do Claudinho/RS para deixar o comunicado acima deste tópico também é uma boa.
Pessoas não tão ativas no fórum, muitas vezes não utilizam o "Pesquisar por tópicos ativos", aí saem navegando por seções distintas. No caso, o Comunicado está em uma seção diferente da que está este ( em "Notícias"), senão me engano está em "Principal".

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 20:59 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Roberto Bertoche escreveu:
Diogo, veja a foto seguinte depois de clicar em +8. Uma em que aparece o bombeiro agachado escrito "BEIROS" nas costa. Observe a minúscula distância que estava o motor do carro do meio fio que, como mostram as fotos, estava cheio de folhas secas.
O calor do motor ter incendiado as folhas e isso ter colocado fogo no carro, para mim continua sendo uma hipótese bem plausível.
Não dá para dizer, como vc argumenta, que as folhas não pegaram fogo. Na foto em questão não há nenhuma folha embaixo do carro. Claro, pois elas pegaram fogo. E é claro que pegariam fogo mesmo, depois de iniciado o fogo no motor, todas as folhas que estavam em baixo dele pegaram fogo também.
Não acho que as folhas pegaram fogo e colocaram fogo no carro. Acho que o motor quente do carro propiciou a ignição das folhas que alimentou e alastrou o fogo no motor carro. Claro que isso é uma hipótese, e se a perícia feita pela fábrica constatou as linhas de combustível e os chicotes íntegros (e isso deverá estar comprovado laudos e fotos), a hipótese fica ainda mais avantajada.
De qualquer modo fica o alerta para a gente prestar atenção ao estacionar sobre materiais combustíveis. Ainda que não tenha sido o caso, fazer isso é uma temeridade.
Sds.


Bertoche não leva a mal amigo, vindo de vc a resposta não vou considerar. Vc é doente pela Hyundai....hehhehehe
Doente a ponto de ver folhas queimadas que sumiram...hehehehe....quer dizer só as de baixo do carro pq as do lado não queimam....São de outra árvore. Hehheheh
abraço


Editado pela última vez por diogopp em 08 Jul 2015 10:34, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fogo HB20
MensagemEnviado: 07 Jul 2015 21:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
diogopp escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Diogo, veja a foto seguinte depois de clicar em +8. Uma em que aparece o bombeiro agachado escrito "BEIROS" nas costa. Observe a minúscula distância que estava o motor do carro do meio fio que, como mostram as fotos, estava cheio de folhas secas.
O calor do motor ter incendiado as folhas e isso ter colocado fogo no carro, para mim continua sendo uma hipótese bem plausível.
Não dá para dizer, como vc argumenta, que as folhas não pegaram fogo. Na foto em questão não há nenhuma folha embaixo do carro. Claro, pois elas pegaram fogo. E é claro que pegariam fogo mesmo, depois de iniciado o fogo no motor, todas as folhas que estavam em baixo dele pegaram fogo também.
Não acho que as folhas pegaram fogo e colocaram fogo no carro. Acho que o motor quente do carro propiciou a ignição das folhas que alimentou e alastrou o fogo no motor carro. Claro que isso é uma hipótese, e se a perícia feita pela fábrica constatou as linhas de combustível e os chicotes íntegros (e isso deverá estar comprovado laudos e fotos), a hipótese fica ainda mais avantajada.
De qualquer modo fica o alerta para a gente prestar atenção ao estacionar sobre materiais combustíveis. Ainda que não tenha sido o caso, fazer isso é uma temeridade.
Sds.


Bertoche não leclleva a mal amigo, vindo de vc a resposta não vou considerar. Vc é doente pela Hyundai....hehhehehe
Doente a ponto de ver folhas queimadas que sumiram...hehehehe....quer dizer só as de baixo do carro pq as do lado não queimam....São de outra árvore. Hehheheh
abraço


Só queimaram aquelas onde houve fogo. Imagine alguma parte quente do motor encostando nas folhas que estavam embaixo da frente do carro, sobre o meio fio, a ponto de fazê-las iniciar o fogo no motor. Depois todas as que estavam perto do calor pegaram fogo. As que estavam longe do calor ou da chama não pegaram fogo.
Com relação a levar a mal, mais ou menos. Não sou doente, ao menos, não pela Hyundai, mas estou muito satisfeito com os meus. Não pode?

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB