Bom amigos vou deixar meus "20 centavos" de contribuição...
Fato: Como podemos observar o fogo foi de baixo para cima, e com toda a certeza que começou de dentro pra fora e se localizou grande parte na metade esquerda do para choque e do para-lama, a intensidade ou tal, que podemos notar que o fogo ou calor também foi na parte externa do carro, na região da porta e retrovisor, olhem como a pintura queimou, retrovisor e acabamento em plastico derreteram, pode ter sido em função do vento estar sobrando para este sentido (da frente para trás e da direta para esquerda).
Mas também podemos notar que fogo atingiu todo o cofre do motor, se olhar a foto do lado direito do carro, verão que a caixa de roda (que é plástica) derreteu toda e está em cima do pneu e no chão, mais uma prova que o fogo se concentrou no cofre do motor, é o acabamento plástico da parte inferior do para brisas (onde ficam fixados os limpadores) ele simplesmente derreteu totalmente, olhem o para brisa está todo com fuligem, olhem a magnitude do incêndio e o calor gerado dentro do cofre do motor.
Evidencias que encontrei nas fotos: Alguns disseram que as folhas que estão em volta do carro que iniciaram o incêndio, que ou pelo calor do próprio motor ou de alguma fonte externa (toco de cigarro) entraram em combustão.
Não acredito nisto e as fotos deixam bem calro que isto não aconteceu. Temos uma grana rala e muitas folhas em frente e abaixo do para-choque que ficaram totalmente intactas, temos mais folhas ao lados dos pneus de ambos os lados, que também estão totalmente intactas, e o mais gritante, temos folhas intactas onde o fogo teve sua maior atuação, na região esquerda do para-choque, vejam que o plástico derretido cai sobre as folhas e elas não queimaram.
Outro ponto que reforça a tese de que as folhas não tem nada haver com isto, é que se as folhas entraram em combustão, por que não há resido de folhas queimadas? Não temos nada de "cinzas" de folhas nas fotos?
Outro ponto ainda mais forte, e se o fogo começou nas folhas, por que não se alastrou? Olhem os 2 lados do carro, estão cheio de folhas, o fogo deveria ter se alastrado através das mesmas e ido para os outros carros, coisa que não aconteceu.
Postura da montadora: Ao meu ver este comunicado da Hyundai de que vistoriou o carro e atestou que o fogo é de fonte externo, para mim não cola, comunicado de 6 ou 7 linhas que não diz nada. Qual é a fonte externa? Criminoso? As folhas? Líquido jogado no carro? Onde começou? Na porta? No para-choque? Na caixa de roda? onde? A Hyundai já deu várias provas de que a garantia de 5 ou 6 anos é balela, tudo que acontece no carro que precisa de garantia é atestado como mau uso do proprietário, as vezes atestado antes mesmo de olharem o carro, parece que a resposta já é pontas. Deu problema? Mau uso. Duvido muitoooooo que eles iam assumir um erro de fabricação que gerou um incêndio e ainda mais que é difícil de provar algo assim, e acredito em erro de fabricação mesmo, pq o carro é novo (curva da banheira) e pq se fosse de projeto já teríamos mais HB20 pegando fogo.
Apostas: O carro não possui faróis de milha, então podemos descartar super aquecimento ou um curto circuito neta região, mas devemos ter mais coisas elétricas nesta parte do carro. O fogo se concentrou na parte dianteira, logo nada haver com os freios traseiros (freio de mão acionado no deslocamento). Temos do lado esquerdo o mais afetado, a bateria e muitos chicotes saindo deste ponto (plausível). Sabem onde é a ventuínha do 1.6? Outro ponto que pode dar problema. Temos também algumas fiações que me parecem de aterramento ou sensores, junto ao bloco do motor que estão bem danificadas pelo fogo, vale a pena investigar.
Gostaria que alguém que tem um 1.6 tirasse fotos com o capô aberto, em close da frente e dos acessórios e componente daquela região gostaria de ver melhor, podem fazer isto?
Lembro do caso de uma S10 que pegou fogo na garagem do dono, depois de desligada, acabou pegando fogo em parte da casa do proprietário, como de praxe a GM negou qq coisa, depois se descobriu que a injeção eletrônica seguiu funcionando mesmo depois da chave desligada, levando ao incêndio.
Só acho que não devemos descartar nada até o momento, como engenheiro tenho o dever de achar as respostas e não afirmar nada sem ter provas ou motivos, não vou defender a montadora e nem o proprietário, porém temos um incidente que gerou um acidente material grave, que até o momento está sem respostas, e que a Hyundai se limitou a dizer que foi uma fonte externa e deu de braços, quem sabe nosso HB20 não pode ser o próximo a pegar fogo?
Quando o Boeing 787 Dreamliner uma aeronave de mais de 220 Milhões de dólares teve um princípio de incêndio em Londres ocasionando o incêndio nas baterias de ion-lítio, em um primeiro instante se colocou a culpa nas baterias, que até então eram novidades na aeronave, depois com uma investigação se descobriu que foi causado por uma fiação defeituosa em um sinal luminoso de emergência que levou a "uma descarga não controlada" de uma bateria de ion-lítio.
Temos que investigar a fundo antes de afirmar qq coisa...
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