Hyundai HB20 Clube https://www.hb20clube.com.br/ |
|
Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=71&t=8718 |
Página 3 de 3 |
Autor: | Roberto Bertoche [ 11 Nov 2014 19:20 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Verdade, foi legal o cuidado e a atenção dele na resposta. Afinal, grande parte dos apreciadores de automóveis gosta deles tunados. Então ele encontrou o lado positivo disso e respondeu dez! Valeu, obrigado. |
Autor: | Roberto Bertoche [ 27 Mar 2015 17:24 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
diogopp escreveu: Roberto Bertoche escreveu: Hehe, sabido ele, né? Procurei o Cx. aerodinâmico do Hb20 e foi difícil achar. Encontrei o Cx. de 0,28 que é muito bom, mas não sei se é verdade. Sds. Onde encontrou? Já procurei por tudo, inclusive a Hyundai não divulgou oficialmente (até onde sei). Tenho um tópico ainda aberto perguntando isto aqui pelo gorum... Lembrei dessa questão e na visita à fábrica e perguntei, inclusive fazendo a ressalva de que sabia que não era muito bom, já que não é divulgado. Demorou, refiz a pergunta por e-mail e esta semana chegou a resposta (e por isso desenterrei o tópico): Cx HB20 = 0.33 Não é lá muito grande coisa mesmo, é igual ao do Nissan New March, Renault Clio, Audi A3 e Chevrolet Cobalt. Na verdade, só o coeficiente ainda não diz tudo. É preciso saber a área frontal e multiplicar pelo Cx para ter o valor correspondente do arrasto aerodinâmico. Abraço, |
Autor: | Ricardo M. [ 27 Mar 2015 21:19 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Roberto Bertoche escreveu: Cx HB20 = 0.33 Boa noite Roberto, O que seria o Cx? Abraços, |
Autor: | Roberto Bertoche [ 28 Mar 2015 00:06 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
O Cx (Coeficiente Aerodinâmico), Cd (Drag coeficient), ou ainda Coeficiente de Arrasto é o valor pelo qual se deve multiplicar a área frontal de um carro para representar a resistência que ele faz para atravessar o ar. Um carro com coeficiente de arrasto de 0.33 significa que aquela forma atravessa o ar como se o carro tivesse apenas um terço da área frontal que possui. Um carro com coeficiente de arrasto de 0.10 significa que ele atravessa o ar como se tivesse apenas 10% da área frontal que tem. Deu para entender? Esse coeficiente é tanto menor quanto mais a forma passar pelo ar com pouca perturbação. E pode ser maior que 1.00, quando a área frontal é pequena mas a resistência para atravessar o ar é grande, como por exemplo uma bicicleta ou, paradoxalmente, num carro de fórmula 1, que além de ter a área frontal muito recortada, com pneus, suspensão, etc., precisa de muito down force (pressão aerodinâmica para baixo) para grudar no chão. Seguem alguns coeficientes que encontrei na net: Audi A3 .===> 0.33 Audi A4 .===>0.29 Audi A6 .===>0.29 Audi Q7 .===> 0.37 Audi R8 .===> 0.34 Audi TT .===>0.30 BMW Serie 1 .===> 0.30 BMW M3 .===> 0.31 BMW 520 .===> 0.27 BMW 630 .===> 0.30 BMW 730 .===> 0.29 BMW i8 .===> 0.26 Chevrolet Agile .===> 0.37 Chevrolet Captiva .===> 0.38 Chevrolet Cobalt .===> 0.33 Chevrolet Onix .===> 0.35 Chevrolet Prisma .===> 0.32 Chrysler 300C .===> 0.36 Citroen C3 .===> 0.32 Citroen C3 2015 .===> 0.31 Citroen C4 .===> 0.30 Citroën Grand C4 Picasso .===> 0.31 Citroën Xsara Picasso .===> 0.33 Corvette 7.0 V8 Z06 .===> 0.31 Ferrari F50 ===> 0.372 Ferrari Testarossa ===> 0.36 Ferrari F40 ===> 0.34 Fiat Palio ===> 0,33 Fiat Uno ===> 0.34 Jaguar XKR .===> 0.34 Jeep Cherokee .===> 0.42 Jeep Compass .===>0.40 Jeep Grand Cherokee ===> 0.41 Jeep Wrangler .===> 0.58 KIA Cerato .===> 0.32 Lamborghini Countach ===> 0.42 Lamborghini Diablo ===> 0.315 Lamborghini Murciélago: 0.33 Lexus IS ===> 0.27 McLaren P1 ===> 0.34 Mazda 3 ===> 0.29 Mercedes-Benz CLA - class ===> 0.28 Mercedes-Benz classe C ===> 0.27 Nissan GTR (2010) ===> 0.27 Nissan GTR (2014) ===> 0.26 Nissan New March.===> 0.33 Opel Calibra 2.0i (89) ===>0.26 Peugeot 205 ===> 0,35 Peugeot 309 ===> 0,32 Peugeot 405 ===> 0,29 Porsche Cayenne Turbo 4.5 ===> 0,35 Renault Clio ===> 0.33 Renault Logan .===> 0.36 Seat Ibiza ===> 0.31 Toyota Etios XS 1.3 ===> 0.33 Toyota Prius (3ª Ger) ===> 0.25 VW Beetle===> 0.41 VW Fox ===> 0,353 VW Golf V ===> 0.32 VW Up ===> 0.36 |
Autor: | Ricardo M. [ 28 Mar 2015 16:06 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Roberto Bertoche escreveu: O Cx (Coeficiente Aerodinâmico), Cd (Drag coeficient), ou ainda Coeficiente de Arrasto é o valor pelo qual se deve multiplicar a área frontal de um carro para representar a resistência que ele faz para atravessar o ar. Perfeita a explicação Roberto, valeu! Roberto Bertoche escreveu: Chevrolet Agile .===> 0.37 Chevrolet Onix .===> 0.35 Citroen C3 .===> 0.32 Fiat Palio ===> 0,33 Fiat Uno ===> 0.34 KIA Cerato .===> 0.32 Peugeot 309 ===> 0,32 Renault Clio ===> 0.33 Toyota Etios XS 1.3 ===> 0.33 VW Fox ===> 0,353 VW Golf V ===> 0.32 VW Up ===> 0.36 A média de todos acima deu 0,3369. Comparando com os carros mais próximos da realidade do HB20, vemos que o carro da Hyundai está na média. Abraços, |
Autor: | MAMK [ 01 Abr 2015 08:52 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Ricardo de Melo escreveu: Roberto Bertoche escreveu: O Cx (Coeficiente Aerodinâmico), Cd (Drag coeficient), ou ainda Coeficiente de Arrasto é o valor pelo qual se deve multiplicar a área frontal de um carro para representar a resistência que ele faz para atravessar o ar. Perfeita a explicação Roberto, valeu! Roberto Bertoche escreveu: Chevrolet Agile .===> 0.37 Chevrolet Onix .===> 0.35 Citroen C3 .===> 0.32 Fiat Palio ===> 0,33 Fiat Uno ===> 0.34 KIA Cerato .===> 0.32 Peugeot 309 ===> 0,32 Renault Clio ===> 0.33 Toyota Etios XS 1.3 ===> 0.33 VW Fox ===> 0,353 VW Golf V ===> 0.32 VW Up ===> 0.36 A média de todos acima deu 0,3369. Comparando com os carros mais próximos da realidade do HB20, vemos que o carro da Hyundai está na média. Abraços, Nada mal para o HB20 Enviado usando Tapatalk 2 |
Autor: | Roberto Bertoche [ 04 Dez 2015 23:54 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Encontrei esse tópico, pelo Google, com o cx do HB20, de 0,33 como vocês podem ver acima. Aproveito o assunto do tópico e como não achei aqui, coloco a resposta do Casey Hyun à pergunta que fiz a ele. Não se espantem com o meu nome lá. Alguém inverteu (meu nome no Facebook e na PSN é otreborsued) e aí ficou Roberto Deus, mas é história comprida... A resposta foi legal. https://www.youtube.com/watch?v=659C63dANxI Saquei no final que ele pede uma resposta minha. Louco, né?! Acho que tenho que avisar sim... |
Autor: | Ricardo M. [ 05 Dez 2015 17:59 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Roberto Bertoche escreveu: Encontrei esse tópico, pelo Google, com o cx do HB20, de 0,33 como vocês podem ver acima. Aproveito o assunto do tópico e como não achei aqui, coloco a resposta do Casey Hyun à pergunta que fiz a ele. Não se espantem com o meu nome lá. Alguém inverteu (meu nome no Facebook e na PSN é otreborsued) e aí ficou Roberto Deus, mas é história comprida... A resposta foi legal. https://www.youtube.com/watch?v=659C63dANxI Saquei no final que ele pede uma resposta minha. Louco, né?! Acho que tenho que avisar sim... Algumas pesquisas que tenho feito pelo Google sobre dúvidas automotivas, o HB20 Club realmente têm se destacado e normalmente aparece na 1° página. Sobre o vídeo, eu me lembro quando você compartilhou o vídeo, creio que tinha recém-entrado no Clube. Parabéns Bertoche! Abraços, |
Autor: | Roberto Bertoche [ 06 Dez 2015 00:44 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Ricardo de Melo escreveu: Roberto Bertoche escreveu: resposta do Casey Hyun Sobre o vídeo, eu me lembro quando você compartilhou o vídeo, creio que tinha recém-entrado no Clube. https://www.youtube.com/watch?v=659C63dANxI (Saquei no final que ele pede uma resposta minha. Louco, né?! Acho que tenho que avisar sim...) Legal. É verdade, vc não estava ainda um mês aqui conosco. Mas o que você (e quem mais vir) achou (acharam) da resposta? |
Autor: | Ricardo M. [ 06 Dez 2015 06:48 ] |
Título: | Re: Entreviste Casey Hyun - Chefe de Design da Hyundai |
Roberto Bertoche escreveu: Mas o que você (e quem mais vir) achou (acharam) da resposta? Eu já havia respondido. Ricardo de Melo, há 1 ano e 1 mês escreveu: Achei o ponto de vista dele muito interessante, que apesar de preferir o carro original, acha interessante algumas modificações que enaltecem o trabalho do design. Abraços, |
Página 3 de 3 | Todos os horários são GMT - 3 horas |
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |