GUILHERMEABREU escreveu:
Vou citar aqui dois relatos , um que aconteceu com meu irmão e outro com um participante do forum 4x4 brasil .
1- Meu irmão comprou um Marea FIAT , e fez todas as revisões na CCS e após 3meses de ter terminado a garantia de 3 anos , ele deu um pau no carro , estava a 170km/h esticando a 4ª marcha para engatar a 5ª marcha qdo o motor explodiu como num carro de formula 1 , abriu um buraco na lateral do bloco do motor , na época o motor custava R$17.000,00 .
Como ele só levava o carro na CCS , ele levou o Marea e se preparou para a pancada$$$$$$$$ , mas argumentou que o carro era dele desde 0k e todas as revisões feitas na CCS e que um carro daquele com apenas 30.000km não poderia estourar o motor como estourou , a CCS FIAT mandou o motor para Betim na fábrica , descobriram uma pequena falha de enchimento no bloco do motor e DERAM UM MOTOR 0K para o Marea dele , ele ficou encantado com a FIAT .
2- Um amigo do forum 4x4 brasil tem uma HILUX 2011 que saiu da garantia ha 5 meses e todas as revisões feitas na CCS TOYOTA , e após estes 5 meses fora da garatia , o carro deu um problema de pegar e mal funcionamento , levou na CCS e a CCS constatou que era problema dos bicos injetores e alguns sensores na BOMBA INJETORA , consertram o carro e deram uma nota fiscal de R$10.500,00 e com desconto veio para R$8.750,00 e que ele poderia levar o carro que estava tudo em ordem e que a nota fiscal era só para constar o que foi feito no carro dele e que ele não precisaria de pagar nada pq a TOYOTA achou que o carro era muito novo para ter dado aquele problema e que a garantia foi extendida embora havia passado 5 meses do vencimento , É TOYOTA , e depois vem dizer que a TOYOTA tem carros de tecnologia ultrapassada , mas é a que mais vende no mundo E NÃO É A TOA , É PELA QUALIDADE DO PRODUTO E NO " ATENDIMENTO DO PÓS VENDA " .
Desculpe por ter me alongado tanto , mas os donos nem precisaram de acionarem a justiça .
Foi muito boa essa citação pois ela se difere totalmente do que aconteceu com nosso amigo, isto é, nos dois casos apresentados todo plano de revisão previsto no período de garantia foi realizado, ou seja, dentro do prazo de garantia todos os requisitos impostos no ato da compra foram satisfeitos, logo, os problemas ocorreram após a vigência do período da garantia e não por deixarem de realizar alguma revisão. Sendo assim a montadora pode constatar que foi um problema do carro, que apesar de todo plano de revisão realizado apresentou problemas, podem ser considerado um vício oculto, ou até problema de alguma peça reparada em alguma revisão. Diferente totalmente do caso do nosso amigo, que não cumpriu os requisitos que ele aceitou no momento da compra.
Existe bom senso? Sim, por isso existe um mês de tolerância ou 1.000 km, com certeza uma exceção que fosse divulgada viraria regra e negaria a premissa do requisito, ou seja, qualquer um poderia deixar de realizar uma revisão dentro do período determinado e reaver os mesmos direitos de quem manteve periodicamente seus compromissos. Há uma inversão do ônus.
Também não é correto a análise de analisar qual revisão é mais importante, com certeza, foram pré-determinadas por algum motivo.
Sendo assim, com todo respeito, a razão é da montadora, mas o fato de você manter as revisões pode te dar algum direito caso haja um problema que não seja influenciado pela revisão, um exemplo, problema no casco ou chassi, manutenções que não estejam ligadas ao primeiro serviço.
Abraço e boa sorte!