GUILHERMEABREU escreveu:
Vou citar aqui dois relatos , um que aconteceu com meu irmão e outro com um participante do forum 4x4 brasil .
1- Meu irmão comprou um Marea FIAT , e fez todas as revisões na CCS e após 3meses de ter terminado a garantia de 3 anos , ele deu um pau no carro , estava a 170km/h esticando a 4ª marcha para engatar a 5ª marcha qdo o motor explodiu como num carro de formula 1 , abriu um buraco na lateral do bloco do motor , na época o motor custava R$17.000,00 .
Como ele só levava o carro na CCS , ele levou o Marea e se preparou para a pancada$$$$$$$$ , mas argumentou que o carro era dele desde 0k e todas as revisões feitas na CCS e que um carro daquele com apenas 30.000km não poderia estourar o motor como estourou , a CCS FIAT mandou o motor para Betim na fábrica , descobriram uma pequena falha de enchimento no bloco do motor e DERAM UM MOTOR 0K para o Marea dele , ele ficou encantado com a FIAT .
2- Um amigo do forum 4x4 brasil tem uma HILUX 2011 que saiu da garantia ha 5 meses e todas as revisões feitas na CCS TOYOTA , e após estes 5 meses fora da garatia , o carro deu um problema de pegar e mal funcionamento , levou na CCS e a CCS constatou que era problema dos bicos injetores e alguns sensores na BOMBA INJETORA , consertram o carro e deram uma nota fiscal de R$10.500,00 e com desconto veio para R$8.750,00 e que ele poderia levar o carro que estava tudo em ordem e que a nota fiscal era só para constar o que foi feito no carro dele e que ele não precisaria de pagar nada pq a TOYOTA achou que o carro era muito novo para ter dado aquele problema e que a garantia foi extendida embora havia passado 5 meses do vencimento , É TOYOTA , e depois vem dizer que a TOYOTA tem carros de tecnologia ultrapassada , mas é a que mais vende no mundo E NÃO É A TOA , É PELA QUALIDADE DO PRODUTO E NO " ATENDIMENTO DO PÓS VENDA " .
Desculpe por ter me alongado tanto , mas os donos nem precisaram de acionarem a justiça .
Felizmente ou Infelizmente, esses são casos atípicos e que fazem a diferença. Tempos atrás, postei aqui no Forum que a Toyota é a que possui melhor avaliação e menos quantidade de reclamações no Reclame Aqui.
Não vejo a Hyundai errada em negar a garantia ao colega, mas vejo como 'nem aí" para os clientes. Entendo que uma empresa que está praticamente agora a fundo no mercado nacional, deveria não apenas fazer o marketing que o cliente tem que ter a satisfação completa e etc., mas também, usar exemplos como citados pelo colega, e fazer o diferencial.
Acabei de comprar um HB20S (ainda vou retirar), e dois pontos que me fizeram pensar em pegar ou não, foi a questão do Pós venda, onde me parece que a Hyundai, busca até a diferença que uma "," faz mudar o contexto, para poder se livrar da responsabilidade. E o segundo ponto é quanto a qualidade de alguns itens da linha HB20. Ex: Cibie, fabrica lanternas, faróis e retrovisores para as montadoras e é claro que não coloca o seu nome, mas sim o da montadora. E vendem é claro em separado suas peças com os seus logos. Então sabemos a qualidade que está ali no carro, assim como da peça que se considera "Paralela", mas que muitas vezes, são peças usadas nos originais. E a linha HB20, qual a qualidade/origem dessas peças?
Sabemos que a metodologia coreana é aproveitar ao máximo cada item, sem desperdício e fazer seus produtos, no limite da qualidade, de modo que dure o tempo necessário, para aquilo que está sendo proposto. Não quero dizer com isso, que o carro não presta, muito pelo contrário. Mas vejo que esses dois pontos, fazem com que o consumidor que compra não pela empolgação de ter um carro bonito, mas sim por ter um carro BOM, também, pare para pensar se o valor gasto, está sendo bem empregado e lhe dará segurança.
A impressão que tenho, é que muitos aqui no fórum tem a insegurança que o dia que for precisar da Garantia, se não terá problemas.
Tive Ford por 07 anos e saí não por essa insegurança, pois nunca tive problemas se ficarem querendo escapar, mas sim pela qualidade em alguns serviços (e aí é particularidade da css e não da Ford) e pelo valor absurdo que cobram das duas revisões.
Me alonguei também, mas acho que serve como ponto de se pensar para quem já possui os seus HB20's e não dão a atenção devida as suas obrigações e também aos que querem trocar de carro...