samuelbreder escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l.
Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir.
Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1.
Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?
Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano.
Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso.
Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo
Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk
Consumo médio durante um trajeto de 10 km numa via expressa não partindo do repouso, a noite em temperatura amena e posição de acelerador fixo, não fico dosando pra estar sempre no limite da velocidade e tirando o pé no radar (que inclusive calcula sua velocidade média entre um e outro ponto de radar). O carro é 2018 tá com 21000 km.
Mudei a viscosidade do óleo pra 0w20 (o que não recomendo pra 90% dos motoristas) e consegui 18,8 km/L com 100% álcool nas mesma condições.
Carro original e pneus (175/70 r14) calibrados conforme etiqueta da porta pra eliminar esta variável tão significativa no consumo.
O lado negativo é que não me sinto confiante de acelerar com este óleo mais fino pra não romper o filme de óleo mesmo que eu tenha aplicado o tal militec desde 0 km e tb o motor ficou mais barulhento com se estivesse com pouco óleo. Na próxima troca vou retirar o filtro pra procurar as limalhas e medir o desgaste.