jpaulo2212 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colega JPaulo, com certeza que deve haver algo de errado nessa sua observação pq senão que diabos de mapas existem gravados na ECU de um HB20 que não consegue se adaptar de maneira ideal às diferentes proporções de gasolina e etanol que possam existir no tanque deles?
E citando aqui por experiencia própria, na ultima viagem mais longa que fiz com o nosso HB20 ao litoral ( foram 750 kms de ida e outros tantos de volta) no caminho o etanol no estado da Bahia estava bem desfavorável com relação aos preços das gasolinas e eu que sempre abastecia com a mistura mágica (80% d etanol e 20% de gasolina) mudei temporariamente e apenas durante essa viagem para 66% de etanol e 33% de gasolina e a autonomia melhorou comprovadamente um pouco mais ...
Então, por isso acho estranho. O seu é o 1.0?
Esse fim de semana vou colocar 30% de Gasolina novamente e testar... depois relato aqui.
Na cidade quando uso gasolina a marcação do CB também fica desproporcional (às vezes) com a do Etanol, inclusive chega a marcar um número menor (mais consumo). Existe possibilidade de problema no sensor que analisa a % de cada combustível no tanque, fazendo a ECU usar o modo Etanol como um "escape"?
Então JPaulo, o meu é 1.6 mas fique tranquilo que o princípio de funcionamento deles é absolutamente o mesmo.
E só para explicar um pouco melhor o que ocorre :
As nossas gasolinas compostas por 73% de gasolina pura e 27% de etanol anidro queimam completamente com uma mistura de 13 partes de ar para 1 parte de combustível.
Já o nosso etanol hidratado, vendido normalmente em postos de abastecimentos apresenta uma queima perfeita com uma mistura de 8,3 partes de ar para uma parte de combustível.
Então o que ocorre quando existe uma mistura de suponha 50% de gasolina comum/aditivada e 50% de etanol no tanque de um HB20, a sonda lambda instalada no escape detecta exatamente essa mistura pq para manter uma proporção ideal de queima são necessárias uma quantidade (volume) de 10,65 partes de ar para uma dessa mistura para haver uma queima ideal e nesse caso, a ECU já avisada por essa sonda lambda sobre o que está sendo queimado por aquele motor, saberá tb exatamente e instantaneamente qual é a composição exata dessa mistura contida no tanque e a partir dai, ela vai lá imediatamente na sua estante de arquivos e escolhe quais serão os mapas de combustível e de avanço de ignição o mais ideais possíveis para a composição dessa exata mistura que naquele instante está sendo alimentada e queimada pelo motor.
Então por aí já dá para termos uma noção da precisão que é o funcionamento desse sistema eletrônico de gerenciamento de motores flex !!!
E lembrando aqui tb que quando um motor flex é alimentado apenas com etanol, ele exige um volume de combustível de uns 25% a 30% a mais de combustível do que quando ele é alimentado apenas com as gasolinas.
E o etanol apresenta sempre um leve maior rendimento em quaisquer motores do que quando eles são alimentados apenas com gasolinas é pq ele comprovadamente mostra ter uma dupla vantagem com relação às gasolinas :
Uma maior octanagem e um maior poder de resfriamento dessa mistura !
E o que essa dupla vantagem que o etanol proporciona a um motor flex significa é poder utilizar-se assim de maiores avanços de ignição que significam um melhor rendimento geral quando comparado com as gasolinas.
É isso aí colega, valeu !