biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel780, esse motores Gamma 1.6 receberam uma nova versão com uma taxa de compressão ligeiramente menor indo dos iniciais 12:1 até a linha 2014/2015 para uma nova taxa de compressão de 11.6:1 na linha 2016 e uma outra nova e última versão ainda mais atualizada tecnicamente , porém com uma taxa de compressão ainda menor de apenas 11:1 nessa nova linha HB20 1.6 de 2020 em diante.
Com certeza que os primeiros motores Gamma 1.6 fabricados até a ano 2014/2015 eram os mais espertos, mas tbm os levemente menos econômicos dessas 3 versões , razão de haver essas duas atualizações desse motor Gamma 1.6 por parte da Hyundai do Brasil com o objetivo de torna-los um pouco mais econômicos apesar deles manterem ainda o bom desempenho geral de sempre.
Obs : E para fazer um teste comparativo entre essas 3 versões desse motor 1.6 para saber dessas reais diferenças em desempenho , só se fossem testados em um mesmo dinamômetro e no mesmo dia e momento, um HB20 1.6 2013/2014 ao mesmo tempo com um HB20 1.6 2016/2017 e finalmente com um HB20 1.6 2020/2021 e todos em bom estado de conservação , revisados e abastecidos com etanol.
É assim que se compara o desempenho de 3 motores iguais , porém de versões levemente modificadas entre sí pelo seu próprio fabricante.
Inclusive até já li na net sobre relatos de HB20 1.6 dos primeiros 2013 fabricados que foram testados em dinamômetro e abastecidos com etanol que mostraram surpreendentes 137 cvs de motor e que eram totalmente originais de fábrica além de um torque máximo real no motor ao redor de 17,6 kgfm ...
Ou seja, esses são de fato números de desempenho dignos dos melhores motores aspirados 1.8 atuais !!!
Uma grande pena, já que o carro não ficou tão mais econômico assim.
Gosto do alivio de peso, mas a taxa de 12:1 para mim era perfeita. Adoraria saber o que eles mudaram na calibragem do motor também.
Pior que com a calibragem nova nem um swap de cabeçote ou motor resolveria.
O negócio é colocar um turbo minúsculo de uns 0,3 bar + radiador de óleo e intercooler ao invés de rebaixar para os 12:1 kkkk (brincadeira claro já que não vale a pena).
kkkkkkkkkkkk , isso mesmo Biel780, não valeria a pena gastar $$$$$ em um motor aspirado que continuaria aspirado e com pouco ganho extra em desempenho em relação ao custo dessa suposta modificação !
Veja só, eu não tenho certeza pq não testei ainda e nem tive nenhum convívio diário nem com um HB20 1.6 2016 manual e nem mesmo com o novo HB20 2020 1.6 manual para eu poder deixar aqui uma opinião mais bem embasada.
Mas pensando com um bom senso, pq então que a dona Hyundai do Brasil investiria seu $$$$$$$$$$$$ numa modificação dessas se ela não resultasse em algum pequeno ganho pelo menos em um consumo médio menor ainda que mantendo ou perdendo muito pouco em desempenho ?
Sim, nenhum swap de peças da versão antiga desse motor gamma 1.6 para uma nova versão desse motor iria ficar perfeitamente bem casado e isso resultaria com certeza em alguma perda de rendimento, o que tbm não valeria a pena para se fazer essa possível modificação.
Talvez um leve rebaixamento de cabeçote para se atingir uns 12,7:1 mas apenas essa modificação em si tbm não traria muitos benefícios a menos que viesse acompanhado de um bom retrabalho geral nesse cabeçote do motor Gamma 1.6 e seguido da instalação de um bom coletor de escape esportivo do tipo 4 em 1, além de retirar além o catalisador , fazer um remap ou instalar um piggyback bem calibrado já para essa nova modificação de motor.
E aí sim, esse motor 1.6 gamma assim modificado se transformaria num motor da copa Shell HB20 com uns 155 cvs de potência e uns 20 kgfm de torque obviamente que apenas com etanol no tanque e conforme já comentamos isso em um outro tópico e essa nova brincadeira então já se tornaria bem mais interessante !
Mas só para ilustrar esse assunto, saibam tbm que qq HB20 1.0 turbo de 2020 em diante com um simples stage 2 que seria remapear ou instalar um chip na ECU dele e retirar o catalisador e só isso já resultaria em um melhor desempenho final do que esse motor gamma 1.6 aspirado e todo mexido conforme citamos acima e o melhor de tudo, ficaria um motor 1.0 turbo stage 2 mais poderoso ainda do que esse 1.6 e com essa modificação custando tbm bem menos do que essa envenenada toda no motor 1.6 e ainda consumindo bem menos combustível tbm !