Kappa 1.0 escreveu:
A verdade é que esse "motor" é muito fraco, gastador e ultrapassado (faz tempo já)...simples assim, uma vergonha a Hyundai ainda vender esse lixo.
Eu percebo que os motores que mais demoram pra sair de linha são os mais resistentes e não os mais eficientes. Esse motor Kappa 1.0 é tão resistente que suportou gerar 105 cv sem pistões e/ou bielas forjados e tb sem quebras pelo que pesquisei.
Tb nunca ouvi falar desse motor precisar ser retificado em 7 anos de mercado mesmo sendo um best seller.
Essa resistência toda cobra seu preço no consumo pois peças móveis reforçadas pesam mais do que a mesma peça sem reforço, supondo o mesmo material empregado.[/quote]
Olha, eu concordo que o motor bebe mais do que poderia, especialmente por ser um 3 cilindros. Agora concordar em chamar de lixo um motor que, como você mesmo disse suportou gerar 105cv sem maiores modificações e não ter histórico relevante de retífica em 7 anos sendo o segundo mais vendido do pais, é no mínimo um contrasenso. Não estou defendendo a Hyundai, pelo contrário. Na avaliação da revisão que recebi fiz questão de escrever um longo texto apontando falhas e dei destaque ao desempenho fraco com gasolina, o consumo elevado para a categoria e tudo mais.
Porém, mesmo com isso tudo, eu particularmente estou com o meu 1.0 2015 com 52mil km desalinhado, pneus na hora de trocar, e fazendo 9,5 a 10,0km/l na cidade com etanol, medidos na bomba. Comecei a usar Militec cerca de 2mil km antes da revisão dos 50mil km e notei uma melhora pequena, mas perceptível, no consumo. Como utilizo gasolina esporadicamente, posso falar com segurança da melhora com etanol. Segue o registro que faço de consumo: