ianisgreek escreveu:
robsonkobayashi escreveu:
Sempre preferi usar a gasolina, até pq o preço do álcool na minha cidade é bem próximo da gasolina (alcool=~3,30 x gasolina=~3,90). Vou ver se acho um posto confiável e abastercer com álcool no HB20.
Minha experiência com o motor Kappa 1.0 do Picanto, o mesmo do HB20S não foi muito boa quando abasteci com álcool e daí só passei a usar gasolina.
É bem estranha e curiosa essa citação , pq a taxa de compressão dos motores kappa 1.0 flex da linha HB20 e Kia é de altos 12,5:1 o que significa que esse motor adora e prefere sempre o etanol do que essas nossas gasolinas, exatamente devido a elevada octanagem do etanol quando comparado com a pobre e baixa octanagem das nossas gasolinas que não combinam em nada com os motores flex de elevada compressão.
Inclusive aqui no forum, eu mesmo já li vários comentários de colegas que tem HB20 1.0 aspirado e eles afirmaram que ao experimentarem o etanol nesse pequeno motor, perceberam que ele de fato mostrou um desempenho levemente melhor do que quando abasteciam com gasolinas ...
É isso aí, valeu !
Na verdade é trauma mesmo, pq das vezes q abastecemos com álcool, o motor não pegou (apesar do tanque de partida a frio estar com gasolina), já li que tem que andar x km pra poder reconhecer e tal, mas nos outros carros (Pajero TR4, Stilo, Gol, Fiesta, etc.) q alterei de combustível nunca tive esses problemas. Como esse novo HB20S não tem esse tanque, creio que tenham melhorado essa flexibilidade de mudança de combustível.