Exato Samuel, concordo 101% contigo !
Mas tenho algumas importantes observações a fazer aqui :
Nunca esqueçam jamais que as gasolinas europeias , norte americanas e até as asiáticas são sempre bem melhores em qualidade do que essas nossas ditas gasolinas e que devido a isso , é obvio tb que os rendimentos desses motores turbo a gasolina lá no exterior são sempre ligeiramente melhores do que os obtidos aqui com essas nossas gasolinas.
Tb não acredito que os softwares dos mapas de gasolina e de etanol desenvolvidos para esses novos motores turbo flex injeção direta da Hyundai do Brasil sejam mantidos propositalmente contidos e nivelados por baixo no caso do etanol pq isso seria uma verdadeira estupidez da dona Hyundai, ou seja, se há a real disponibilidade do etanol para ser devidamente reconhecido por esses seus novos motores turbo e assim, se possa usufruir de todos os inegáveis benefícios proporcionados por ele, pq a engenharia de motores da Hyundai jogaria literalmente fora e pelo ralo toda essa vantagem oferecida pelo etanol ???
Por isso, vejo que somente um teste informal num confiável dinamômetro poderia nos mostrar na prática os resultados reais obtidos por um desses novos HB20 turbo abastecido com 100% de gasolina e depois com um outro HB20 turbo idêntico mas abastecido apenas com 100% de etanol.
E esses testes com todos os seus reais resultados, eu com certeza pagaria caro para assisti-los !!!
Obs : Lembrando que todos os motores turbo de fábrica, sejam eles flex ou não, sempre apresentam uma boa parcela de margem de segurança não explorada pelos seus fabricantes e ela é quase sempre um pouco exagerada e como exemplo disso, no caso dos motores originais turbo VW/Audi TFSI a gasolina, essa margem de pressão de trabalho original das turbinas deles vão de 0,7 a 0,9 bars com as gasolinas premium para nada menos de 1,3 bars quando esses veículos são chipados e ainda assim com toda a segurança, mas é lógico que nesses casos, fazendo-se uso apenas dessas gasolinas premium de alta octanagem.
Já nos motores 1.0 TFSI flex da linha UP e Polo/Virtus TSI igualmente, com etanol a pressão original salta dos originais 0,9 bars e vai até 1.4 bars com remaps ou piggybacks e sempre abastecendo-se com o etanol e como resultado prático disso, ganha-se uma boa margem de desempenho ainda acompanhada de toda a segurança.
E cito tb o meu caso especifico do nosso atual jetta TSI, que abri mão definitivamente de usar nele as caras e raras gasolinas podium e octapro e as substituí com vantagens por uma nova mistura de 70% de gasolina DT Clean da Ipiranga ou a Shell V Power Nitro e os restantes 30% com o nosso nobre e insubstituível etanol.
Esse limite desses 30% de etanol misturados nessas gasolinas acima citadas é um limite utilizado ainda bem seguro pq ao se passar disso, já se corre o risco de haver eventuais faltas de volume de combustível suficiente no sistema de injeção original desse jetta TSI que não foi assim projetado e que por isso mesmo, ele não leva em consideração essas doses elevadas de etanol misturadas no tanque, já que o etanol sempre vai exigir um maior volume desse combustível para produzir essa potência extra solicitada no caso aqui pelo Unichip do meu jetta, devido a estequiometria de mistura diferente entre as queimas das gasolinas e do etanol, por isso é que são feitas todas essas novas correções nos mapas originais das ECUs desses veículos para assim, eles aceitarem funcionar corretamente com essas novas misturas de gasolina + etanol.
E nunca esquecer que se esses veículos são a gasolina, eles não são flex, portanto, ao se adotar essas novas misturas diferentes de gasolina com etanol, esses veículos deverão sempre ser abastecidos apenas com essas novas misturas exatas e nunca ficar variando e abastecendo ocasionalmente apenas com gasolinas, a menos que se mude tb os mapas das ECUs para mapas específicos para gasolinas comuns ou as premiuns.
Porém com essa nova mistura de combustíveis , tenho um novo combustível com quase 100 octanas, mais limpo , muito mais eficaz e tb mais barato do que qq uma dessas nossas gasolinas premium e assim, posso usar atravez do Unichip , novos mapas mais agressivos na ECU desse jetta aproveitando-me dessa octanagem extra obtida com esse etanol e com isso, se obtém resultados práticos ainda melhores em rendimento associados a toda a segurança, já que rodo assim já há pouco mais de 5 anos e o motor dele continua perfeito esbanjando de plena saúde !
Valeu colega, abrç !
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