Bem-vindo: 27 Abr 2024 18:36

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 30 Nov 2015 21:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas !

Esse tópico é apenas um alerta a todos os clientes que abastecem seus veículos e motos com a famosa gasolina podium da Petrobrás !

Como essa é uma gasolina especial de alta octanagem encontrada exclusivamente e apenas nos postos de bandeira BR Petrobrás, ela não é tão fácil de ser encontrada pq não são em todos os postos de gasolina da rede Petrobrás que a comercializam, exatamente por ela ser uma gasolina especial e de preço bem mais elevado do que todas as demais gasolinas comuns e aditivadas !

E como aqui no Brasil já se adotou literalmente a "lei do Gerson" onde todos gostam de querer levar vantagem em tudo, já estão se popularizando progressivamente, as adulterações dessa gasolina podium !

Por ela ter uma coloração alaranjada, muitos comerciantes donos de postos de combustíveis inescrupulosos e desonestos que vendem essa gasolina, estão se aproveitando disso e misturando nela percentuais variados de gasolina comum que tem uma coloração amarelada e por isso bem parecida com a côr da gasolina podium, assim torna-se praticamente impossível descobrir esse tipo de fraúde e quem compra essa gasolina podium adulterada está na realidade levando uma parte de gasolina comum mas com o preço salgado de gasolina podium e perdendo obviamente algumas octanas tb !

E quando falo praticamente impossível, é pq com aqueles testes simples que os postos de combustíveis dispõe para analisar as gasolinas, eles apenas detectam o percentual de etanol anidro presente nas gasolinas e nada mais.

Nem aqueles laboratórios móveis daquele programa da Petrobras "De olho na qualidade dos combustíveis" é capaz de detectar precisamente esse tipo de fráude de gasolina podium misturada com gasolina comum, infelizmente !

Apenas os laboratórios bem equipados da Petrobrás e talvez mais alguns raros encontrados em apenas em umas poucas e raras grandes cidades brasileiras estão aptos a identificar esse tipo bem específico de adulteração !

As principais características da gasolina podium comparada com as demais gasolinas são :

- Apresenta uma alta octanagem de pelo menos umas 7 a 8 octanas a mais do que as demais gasolinas comuns e aditivadas !

- Apresenta a menor taxa de enxofre de apenas 30 ppm comparada com todas as demais gasolinas que ainda apresentam 50 ppm de enxofre.

- Apresenta a mais elevada carga de aditivos, além de uma composição mais apurada pq ela é melhor refinada do que as demais gasolinas comercializadas aqui e isso, somado ao seu menor teor de enxofre, produz uma queima mais limpa e eficaz e essa sua maior octanagem, apresenta um melhor rendimento geral em motores com taxa de compressão superior a 10:1 o que seria a compressão da maioria dos atuais motores aspirados a gasolina de veículos importados e dos motores aspirados dos veículos flex, além de ser tb a gasolina mais apropriada para uma melhor performance dos modernos motores superalimentados !

- Apresenta um odôr característico e diferente das demais gasolinas vendidas no Brasil, mas como nesses tipo de adulterações, o maior percentual dessa mistura de gasolinas ainda seria da podium, prevaleceria portanto esse odôr característico talvez de uma forma pouco modificada.

Entrei em contato com o SAC da Petrobrás citando sobre essa provável adulteração, logo após ficar ciente dela e a resposta que obtive de uma competente engenheira petroquímica é que infelizmente para se detectar esse tipo de fráude, somente se essa empresa desenvolvesse um corante marcador específico para ser adicionado à gasolina podium que a fizesse mudar imediatamente de côr quando nela fossem misturadas quaisquer outros tipos de gasolina e assim seria facilmente identificada essa falcatrua !

Portanto colegas, fiquem alertas quando forem abastecer com esse tipo nobre e caro de gasolina !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 30 Nov 2015 21:58 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
ianisgreek,

Eu já fiz uma vez com a Shell. Liguei para eles e perguntei se o posto X recebia a gasolina deles.
Pode ser uma saída.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 30 Nov 2015 22:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
ianisgreek,

Eu já fiz uma vez com a Shell. Liguei para eles e perguntei se o posto X recebia a gasolina deles.
Pode ser uma saída.



Colega Zecam, veja vc que nesse caso desse tipo de adulteração da gasolina podium misturada com gasolina comum, fatalmente os donos dos postos da rede BR é que seriam os responsáveis por essa fráude e mesmo ligando para a Petrobrás seria complicado e demorada uma análise mais detalhada e precisa dessa gasolina suspeita para se detectar esse tipo de adulteração e no final, quase sempre, tudo acaba em pizza, infelizmente !

A Petrobrás por sua vez, repassa essa função dessa fiscalização à ANP que por sua vez, cita a disponibilidade de poucos fiscais para trabalhar na fiscalização de toda a rede de postos de combustíveis, lamentável isso que ocorre aqui no Brasil !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 07:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Valeu pelo alerta Ianisgreek!

Meu HB20 só viu a Podium no tanquinho de partido à frio logo quando saiu da css.

Aqui na minha cidade não a encontro e para ser franco, a maioria dos postos por onde passo não a tem.

De qualquer maneira, como sempre utilizo etanol, alternando com gasolina aditivada algumas vezes, não creio que meu motor esteja mal cuidado.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 08:06 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
Ricardo de Melo escreveu:
Valeu pelo alerta Ianisgreek!

Meu HB20 só viu a Podium no tanquinho de partido à frio logo quando saiu da css.

Aqui na minha cidade não a encontro e para ser franco, a maioria dos postos por onde passo não a tem.

De qualquer maneira, como sempre utilizo etanol, alternando com gasolina aditivada algumas vezes, não creio que meu motor esteja mal cuidado.

Abraços,


A da Ipiranga que equivale a Podium é a Premium e aqui tá 4,00. Como a aditivada tá 3.85 to colocando a Premium já que o Etanol aqui tá 3.30.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 08:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
sachs escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Valeu pelo alerta Ianisgreek!

Meu HB20 só viu a Podium no tanquinho de partido à frio logo quando saiu da css.

Aqui na minha cidade não a encontro e para ser franco, a maioria dos postos por onde passo não a tem.

De qualquer maneira, como sempre utilizo etanol, alternando com gasolina aditivada algumas vezes, não creio que meu motor esteja mal cuidado.

Abraços,


A da Ipiranga que equivale a Podium é a Premium e aqui tá 4,00. Como a aditivada tá 3.85 to colocando a Premium já que o Etanol aqui tá 3.30.


Combustível que eu queria encontrar era o Etanol Aditivado da Shell. Mas nunca encontro, mesmo fora da minha cidade. Caso tivesse dele aqui, eu provavelmente usaria só ele, ao invés de realizar a ciclagem.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 08:11 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
A BR Podium é difícil até nas capitais.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 11:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Ricardo de Melo escreveu:
Valeu pelo alerta Ianisgreek!

Meu HB20 só viu a Podium no tanquinho de partido à frio logo quando saiu da css.

Aqui na minha cidade não a encontro e para ser franco, a maioria dos postos por onde passo não a tem.

De qualquer maneira, como sempre utilizo etanol, alternando com gasolina aditivada algumas vezes, não creio que meu motor esteja mal cuidado.

Abraços,



Ricardo, acredito que tanto vc como muitos e muitos usuários daqui do forum tem conhecimento suficiente para cuidar bem dos seus HB20 !

E quanto ao etanol aditivado, como vc disse ser difícil de encontra-lo em postos, uma boa dica para substitui-lo seria abastecer com etanol e adicionar a cada 3000 kms rodados, um frasco de aditivo flex que pode ser das marcas STP, Bardahl ou da GM que os resultados são ainda melhores do que abastecendo-se com o etanol aditivado !

Inclusive esse aditivo da GM, chamado de powerflex, tem um custo bem em conta e vc o encontra em CCS da Chevrolet bem como em casas de autopeças especializadas em veiculos da GM .

Faço uso desse aditivo regularmente em todos os meus veículos exatamente para promover uma boa faxina em todo o sistema de alimentação do motor, vale à pena essa tentativa, valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 01 Dez 2015 16:49 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Valeu pelo toque ianisgreek, acho importante isso ser repassado e divulgado o máximo possível por whatsapp, facebook, todos os canais possíveis, pois vemos que quando as coisas tomam proporções grandes a mídia de maior alcance(TV) se interessa pelo assunto e pode fazer reportagens para desmascarar esses picaretas... porque esse negócio de postos de gasolina e distribuidores é uma máfia violenta...

Tô com o Ricardo, meu HB20 só vê podium no tanque de partida a frio, aqui tem 1 posto que vende mas é R$4,99 o litro, ai fica foda... Mas pensa quem paga esse valor alto pensando que tá colocando o melhor e na verdade tá colocando mistureba, certeza que eles adulteram sim, se fazem isso com a gasolina aditivada e comum... há pouco tempo fiz uns testes de consumo no meu HB20, onde seguindo a dica do ZECAM abasteci com a VPower da Shell(Aditivada Comum), pois estava muito descontente com o consumo de 14km/l que estava dando com gasolina aditivada(GRID) da BR e Posto Petromix, cara o desempenho com a VPower deu 16.5 km/l e podia dar mais se eu segurasse mais o pé, agora esse é o ponto chave na teoria essa Vpower da Shell seria equivalente as outras aditivadas, porque o desempenho dela foi tão superior? Se não for adulteração, essa Vpower é muito foda mesmo...

Por aqui como gasolina premium só tem a Podium em um posto BR, não tem a VPower Racing (Premium - Shell) e nem essa Premium dos Postos Ipiranga que vocês falaram, também estou na espera do Etanol Aditivado para ver... Vou enxer o tanque com Etanol da Shell e sapecar um desses aditivos que você falou para avaliar, vlw pela dica, abraço.

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cuidado com gasolina BR podium adulterada
MensagemEnviado: 02 Dez 2015 08:54 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
ZECAM escreveu:
A BR Podium é difícil até nas capitais.


Só vi em um posto aqui em Porto Alegre, na Sertório, perto da css HB.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 73 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB