zael lopes batalha escreveu:
Senhores,
Estou ainda mais chateado e apavorado com a montadora do HB 20. Passado todo esse tempo meu carro está como novo sem apresentar nenhuma falha, nem parece com o carro que eu comprei e fiquei por 4 meses levando e tirando da concessionária, devido à falhas gravíssimas na ECU, que colocavam até a vida da família em risco quando falhava em ultrapassagens.
Dos fatos: Meu carro apresentava uma falha intermitente na injeção, falhando nos momentos mais necessários. Levei na concessionária SMAFF em Brasília por várias vezes e o problema nunca era sanado. Me prometiam que iam fazer uma "reprogramação da ECU" e que o carro ficaria como zerado. Alguns dias depois o carro voltava a falhar me deixando na mão. Depois de muita reclamação a concessionária aceitou a minha sugestão (depois que eu falei que não tiraria o carro de lá enquanto não trocassem a ECU)e me emprestaram para teste a ECU do carro do TEST Drive da concessionária. Resultado, meu carro nasceu de novo, e até hoje não apresentou mais problemas. Eu cheguei a ficar eufórico esperando a concessionária me chamar para trocar a ECU e finalmente resolver de vez meu problema.
Ocorre que agora recebi um telefonema da concessionária pedindo que eu levasse o carro até lá para que eles possam "fazer a reprogramação da minha ECU". Ora, mas isso já foi feito por duas vezes e nada o carro ficava pior. Eu disse ao gerente que não levaria meu carro para reprogramar nada, eu só aceito uma ECU nova. Não vou voltar ao pesadelo de ficar levando o carro toda semana para concessionária e voltar aos "testes".
Resultado: estou sendo pressionado pela concessionária, estão quase me ameaçando dizendo que essa é a determinação da montadora e que eu tenho que devolver o que não é meu. Querem apenas reprogramar a minha ECU que já foi reprogramada por duas vezes.
O pior é que o sac da montadora me abandonou depois que eu respondi o questionário dizendo que o carro é bom e que eu compraria outro e indicaria etc e tal. O SAC alegou que eu reclamei duas vezes e não admitia duplicidade. Agora não tem mais jeito, é justiça mesmo.
Se eu compraria outro Hyundai? não, jamais, fujam dessa bomba.
Conselho, leve o veículo lá e atualize a central, o fato é que com tantos problemas na ECU, acredito que nessa altura do campeonato a equipe de engenharia já deve ter descoberto a falha no firmware (software embarcado no equipamento) e com isso corrigido a tal falha, um exemplo disso foi o Marcos Mazarin, um dos membros desse fórum, o mesmo passou por uma atualização no tal módulo de injeção por conta desse mesmo problema há um tempo atrás e segundo ele, até o momento o carro vem tendo um bom desempenho nos testes, a última vez que me comuniquei com ele foi no último dia 5 de Maio, onde o mesmo relatou que após a atualização feita pelo engenheiro da Hyundai, o defeito foi aparentemente solucionado e que já havia rodado até então 2700 km com parte gasolina, parte etanol em estrada e cidade e que iria fazer um teste com 100% gasolina para dar o crivo final.
Vai lá sem medo e claro, questione, pergunte, encha o saco deles, fale dos 4 meses que você ficou perdendo tempo para lá e para cá, e claro, reúna provas (se possível até grave a conversa), exiga um documento devidamente assinado pelo gerente da CS que garanta que o problema era realmente no software da ECU e que este encontra-se em sua versão atualizada.
Diga eles que passará a testar o equipamento após o upgrade e deixe eles bem cientes que se caso vier a surgir quaisquer falhas da mesma natureza que você havia relatado na época, vai entrar com uma ação judicial contra a Hyundai.
Boa sorte e forte abraço!
Qualquer coisa que precisar (apoio, ajuda, dúvida) é só entrar em contato, estamos aqui para isso.