Bem-vindo: 22 Mai 2024 05:39

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 08 Fev 2014 14:48 
Offline

Registrado em: 13 Fev 2013 16:06
Mensagens: 58
Olá amigos,

Temos aqui em casa um HB20 Automatico que pertence a minha irmã, no entanto tenho utilizado bastante o carro quando minha irmã viaja a trabalho :P

O detalhe é que ela andando sempre pego o CB marcando na faixa de 8,5Km/l e comigo a marca do CB fica sempre entre 11km/l e 12km/l. Minha dúvida é com relação a precisão do Computador de bordo, pois realmente se estiver fazendo essa marca na realidade ( entre 11 e 12km/l ) eu vendo o meu e compro um HB20S AT pra mim, já que meu carro atual com cambio manual faz 9km/l na média.

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 08 Fev 2014 19:53 
Offline

Registrado em: 20 Jul 2013 17:30
Mensagens: 26
a melhor forma é encher o tanque e fazer a média na bomba de combustível.........tbm quero fazer isso porque o meu tem dado medias no CB bem altas tbm......!!!! nem vou dizer aqui para não me chamarem de mentiroso....kkkkk........alguém já conferiu se as medias são reais?...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 09 Fev 2014 19:04 
Offline

Registrado em: 25 Out 2013 18:32
Mensagens: 26
Li em algum tópico, que a média é feita da seguinte forma: Enche três vezes o tanque, marca a quilometragem rodada até a reserva, faz a média disso nos três tanques, e depois faz uma média dessas três médias. ai você vai ter o real consumo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 12 Fev 2014 14:56 
Offline

Registrado em: 11 Mar 2013 22:02
Mensagens: 12
Não precisa esperar 3 tanques pra saber o consumo real. Segue abaixo como calcular:

1. Encha o tanque até a bomba disparar (até a bomba parar de injetar combustível automaticamente) e ao mesmo tempo zere o odômetro (Trip A ou Trip B).
2. Ande com seu carro o quanto quiser, tanto faz se meio tanque, 1/4 ou 3/4. O importante é rodar, rsrs. Eu encho o tanque quando falta 1/4 pra acabar porque isso me dá umas 2 a 3 semanas de "rodagem".
3. Abasteça o carro novamente (encha o tanque de novo, o cálculo só funciona enchendo tanque). Lembrando de que o correto é até a bomba disparar.
4. Agora vamos ao cálculo:
a) Observe quantos quilômetros vc rodou com esse tanque (valor registrado pelo Trip A ou Trip B que vc zerou no último abastecimento). Digamos que vc percorreu 297,8 km.
b) Olhe para a bomba de combustível e observe quantos litros entraram no tanque. Se o tanque estava cheio no primeiro abastecimento e vc encheu-o de novo agora, obviamente o tanto que entrou de combustível é exatamente igual ao tanto de combustível que foi consumido. Digamos que entraram no tanque 31,2 litros.
c) Agora basta dividir a quantidade de km percorrida pela quantidade de litros que entraram no tanque:
297,8/31,2= 9,544 km/L.
Então com esse tanque, o consumo de combustível foi de 9,5 km/L.

Dica: Abastecer sempre no mesmo posto dá um valor mais exato entre suas comparações porque diminui a diferença de combustível entre as bombas de um posto e de outro, sem contar que, teoricamente, a qualidade do combustível será sempre a mesma (boa ou ruim, rsrs).

Tem um aplicativo pra Android chamado Carango que tem essa opção de cálculo de combustível tbm. A desvantagem é que no aplicativo ele faz diferença entre as quilometragens do odômetro geral (tipo: primeiro abastecimento - odômetro em 5629 km; segundo abastecimento - odômetro em 5873 km). Como vc não pode usar casas decimais, o valor nunca será exato. Mas já ajuda bastante, pois mesmo assim é um valor mais real que o do CB.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 12 Fev 2014 15:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2012 15:52
Mensagens: 335
Localização: Rio Grande do Sul
vitopan escreveu:
Não precisa esperar 3 tanques pra saber o consumo real. Segue abaixo como calcular:

1. Encha o tanque até a bomba disparar (até a bomba parar de injetar combustível automaticamente) e ao mesmo tempo zere o odômetro (Trip A ou Trip B).


Tem ainda uma coisa que eu já observei: cada bomba dispara de forma diferente, sempre dá uma diferença. A única forma de medir entre dois abastecimentos é completar na mesma bomba. Isso se fizer sempre o mesmo trajeto diariamente. Por isso não esquento a cabeça e tomo por base o CB!

_________________
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 13 Fev 2014 07:57 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 13:32
Mensagens: 73
Localização: Caçapava
marcos qtos o seu hb20 AT faz em gasolina e álcool?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 13 Fev 2014 08:31 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2012 15:52
Mensagens: 335
Localização: Rio Grande do Sul
wanpjsj escreveu:
marcos qtos o seu hb20 AT faz em gasolina e álcool?


Não sou parâmetro, pois rodo 90% no trânsito lento com velocidade média bem baixa. Nessas condições obtenho média de 7 km/l de gasolina. Não uso etanol face o preço no sul.

_________________
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 13 Fev 2014 15:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
HB20X - 30.000 km rodados
Minha melhor média em viagem (Campo Grande/Três Lagoas - 320 km) foi de 13,3 km/l com etanol no CB.
A diferença do indicado no CB para a bomba (consumo real) é de algo em torno de 5% a 10% (o CB indica menos, claro)
Então, a indicação de consumo no CB de 13,3 km/l deve representar na realidade aproximadamente 12,3 km/l (etanol/estrada).

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 13 Fev 2014 15:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 09 Jun 2013 23:50
Mensagens: 500
Localização: Tubarão - SC
Roberto Bertoche escreveu:
HB20X - 30.000 km rodados
Minha melhor média em viagem (Campo Grande/Três Lagoas - 320 km) foi de 13,3 km/l com etanol no CB.
A diferença do indicado no CB para a bomba (consumo real) é de algo em torno de 5% a 10% (o CB indica menos, claro)
Então, a indicação de consumo no CB de 13,3 km/l deve representar na realidade aproximadamente 12,3 km/l (etanol/estrada).


O meu confort plus 1.0 dá uma diferença de 0,5km/l da bomba em relação ao CB. O CB sempre dá uma média maior.

Abraço a todos!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferenças entre consumo real e CB
MensagemEnviado: 13 Fev 2014 15:41 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Abr 2013 14:29
Mensagens: 24
vitopan escreveu:
Tem um aplicativo pra Android chamado Carango que tem essa opção de cálculo de combustível tbm. A desvantagem é que no aplicativo ele faz diferença entre as quilometragens do odômetro geral (tipo: primeiro abastecimento - odômetro em 5629 km; segundo abastecimento - odômetro em 5873 km). Como vc não pode usar casas decimais, o valor nunca será exato. Mas já ajuda bastante, pois mesmo assim é um valor mais real que o do CB.


Tem um outro aplicativo chamado Fuelio, acho que já o vi citado aqui no clube. ele existe na versão free e na pró que sai +/- por
R$ 3,00
esse aplicativo é bem completo. informa gasto total no mês, faz a média, acompanha o preço do combustível;
por enquanto a media q ele esta fazendo esta próxima da do CB

_________________
--------------
HB20 1.0 Confort Plus - Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB