Hyundai HB20 Clube
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Amaciamento do motor
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Autor:  julio [ 24 Out 2012 20:47 ]
Título:  Amaciamento do motor

Pessoal

Sábado estarei pegando meu HB 20 1.6 e logo em seguida farei uma viagem, então gostaria d saber se no manual fala algo a respeito do amaciamento do motor, a quantos RPM pode andar e a velocidade máxima se pode colocar, no periodo de amaciamento, e ate quantos KM é o processo de amaciamento.

Lembro quando comprei a Hayabusa, o vendedor me falou que não tinha essa de amaciamento e que podia colocar a velocidade que quisesse, mas lendo o manual verifiquei que haviam varias regras sobre o RPM maximo que poderia ate os mil Km e ate os 3 mil Km , ou seja se eu tivesse ido na conversa do vendedor teria ferrado a moto.

Autor:  bernaction [ 24 Out 2012 20:53 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Essa história de amaciar motor não existe mais.
A fábrica tem torquímetro e o motor é lacrado no aperto.

Antigamente sim, era manual e nada robótico.

Não caia nessa de acelerar seu carro pra ele ficar mais 'esperto'.

Autor:  rafael20 [ 24 Out 2012 23:48 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Vários tabus ainda existem ao redor do amaciamento, vou colocar o que fiz há uns dois num Tiida: até os 100km o carro ficou andando normal na cidade, por ser automático deixava o câmbio fazer sua parte numa condução tipo econômica. Depois dos 100km já arrancava com metade do acelerador pressionado, mas evitava passar de 4.500rpm, isso sem paranóia de ficar olhando pro painel o tempo todo.
Quando fez 1.000km nem preciso falar muito, nada de sair cortando giro, mas comecei a usar o motor para o que ele foi feito, no entanto a 1ª troca de óleo foi feita com apenas 4.000km aos 6 meses por conta da garantia... Atualmente esse carro faz 14,5km/L na estrada com gasolina Premium da Ipiranga, A/C ligado, três pessoas e um pouco de mala com a maior parte do trecho a 120km/h no piloto automático.

Autor:  itiro [ 25 Out 2012 00:04 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Melhor dica de amaciamento
1* nunca esquentar o motor parado deu a partida
saia devagar uns 2km aumente gradativamente a velocidade
2* nunca ande numa estrada em velocidade constante ,
varie sempre a velocidade por ex.se tiver a 80kmph
de uma puxada ate 120,110,90.80,90.110,120,125
O assentamento dos aneis do motor fica ok
3*verificar o nivel do Oleo geralmente ate os 1000km
pode abaixar o nivel, porque os aneis do motor
estaum assentando..
4*Nunca amaciar no Pau/esmerilhar(Motores novos
tem muita limalha metalica .)

Autor:  Rodrigo Vieira [ 27 Out 2012 09:03 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Amigo,

Comprei meu HB 1.6 confort Plus em uma CSS que fica 162km de distância de onde moro...o motor já vem "amaciado".
Evita passar dos 120km para não "esguelar" demais...senti o carro um pouco "preso" porém tenho certeza que conforme for rodando ele vai ficar blz!

Autor:  de_ninho [ 28 Out 2012 11:11 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Espero que esse video possa acabar com a duvida de todos.



http://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmG ... re=related

Autor:  Half Hudson [ 20 Set 2014 10:34 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Pessoal me ajudem.... Meu hb20S automático esta fazendo apenas 6.6 por litro na gasolina..... Muito baixo.... Compensa mais colocar etanol?? Já que o consumo ta tao baixo assim....
Agora que fiz 110 km no carro... Ou esta assim porque ainda não amaciou o motor??

Autor:  Claudinho/RS [ 20 Set 2014 17:32 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Boa tarde...

Consumo depende muito de vários fatores como modo de condução, relevo da cidade onde mora, transito a por aí vai.

Se pegou o HB20 agora, ainda é cedo para fazer médias de consumo, pois as peças do motor ainda estão muito justas e isto leva um tempo para acontecer.

Espere pelo menos até os 1000 km para ver se melhora um pouco, e observe seu modo de condução também se é o mais econômico.

O meu Hatch 2014 premium autom faço 8-8,5 andando na boa sem pressa e já está com 5000 Km.

Abraço

Autor:  bernardo_bee [ 21 Set 2014 09:53 ]
Título: 

Já tem um outro tópico enorme discutindo isso. E lá eles concordam que o amaciamento existe. Porém nao é como antigamente. Mas evite meter o pau no motor até os 2 mil km...E USE os truques de variar velocidade...manter o motor abaixo de 4000RPM e nao sair com o carro em baixa rotaçao forçando...como por exemplo sair de uma lombada em terceira marcha...evite isso..engate segunda ou primeira sem dó.

Se vc não fazer isso nao tem problema...mas se fizer terá benefícios. O motor muda um pouco após os 2 ou 3 mil km. Melhora o consumo e fica mais ''solto''...após os 10 mil ele fica uma maravilha. Consome bem menos (claro que depende do seu pé) e fica bem mais solto ainda...giro sobe rápido e retomadas são fáceis.

Autor:  Roberto Bertoche [ 21 Set 2014 14:04 ]
Título:  Re: Amaciamento do motor

Li há uns 5 anos, um americano, especialista em motores de competição, dizendo que a janela de oportunidade de amaciar um motor é muito pequena, de uns 50 km, e que a técnica consiste em depois de devidamente aquecido o motor, amaciá-lo em carga, com alta compressão, que é a situação em que os anéis se ajustam à câmara e fazem um trabalho de polimento e vedação adequados.
Ele diz que os motores que não passam por esse processo até os 50 km de vida, perderam a chance e nunca chegarão ao mesmo nível de potência e torque do que os motores que são amaciados assim, no pau.
Se não é verdade o que ele diz, ao menos me parece ter muita lógica.
Se eu achar o link eu posto aqui.

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