Alefschimanski escreveu:
Olá meus queridos, retomando esse post para uma observação, estava com o meu hb20 2016 falhando, troquei bobina, vela e limpei tbi…
Mesmo assim ela oscilava quando ligava algo eletrônico( farol,pisca,ar condicionado, etc…) apenas quando motor esquentava e apenas em marcha lenta de 0.75 a 1 rpm…
FDS andei no carro e ouvi a Correia do alternador( Correia de acessórios) assoviando um pouco, como sou engenheiro me passou pela cabeça que a Correia não estaria esticada já que o carro não tem tensionador na Correia, e ao esquentar a Correia se dilatava um pouco e ficava frouxa (já que quando frio não acontecia isso), fazendo escorregar um pouco na rotação, oque faz sentido porque do nada escorregando a Correia na polia e retomando a carga o motor faria alguma variação.. apertei ontem um pouco apenas a Correia e já não sinto mais à oscilação de rpm… óbvio que fiz isso pela Correia ser nova…
Achei estranho o carro não ter tensionador… e tudo fez sentido, mas o próximo passo é saber, qual é o tensionamento correto da correia que não de a oscilação e não estrague os rolamentos…
Seja bem vindo ao forum !
E interessante e muito útil essa sua citação para todos nós donos de HB20 pq no meu caso , troquei apenas uma única vez essa correia de acessórios do nosso atual HB20 1.6 mas nunca percebi até esse momento, que ela já patinou alguma vez .
Quanto ao correto tensionamento dela, acredito que o mais seguro e sensato seria obter essa informação numa oficina da rede autorizada de CCS Hyundai pq pode ser que somente eles tem o manual de serviços da linha HB20 .