Nova composição para nossas gasolinas a partir de JAN/ 2014

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Nova composição para nossas gasolinas a partir de JAN/ 2014

#1 Mensagem por ianisgreek »

Ola colegas !

Sei que muitos de vcs aqui neste site ja perceberam o quanto eu defendo o uso do etanol e critico as nossas péssimas gasolinas ( com excessão aqui da gasolina podium da Petrobras ).

E por esse mesmo motivo, já conversei por várias vezes com funcionários da Petrobras sobre a composição das nossas horríveis gasolinas e eles me informavam sempre de que " A culpa é da ANP ( Agencia Nacional de Petroleo ) que não nos autoriza a melhorar a composição antiquada e ultrapassada " das nossas gasolinas, fazendo com que elas sejam oleosas e mal refinadas, com aquele odor fétido e como consequencia, queimam mal e de maneira incompleta nos nossos carros o que resulta em muitos resíduos de carvão deixados dentro dos motores além de poluirem muito o ar .

Então, como um profissional da area técnico - automotiva, eu havia tambem enviado alguns e-mails para os colegas da ANP comentando e sugerindo uma renovação no sentido de modernizar a composição e produção das nossas gasolinas e hoje eu recebi um surpreendente e-mail da ANP, em resposta aos que eu já havia enviado, me informando que a partir de janeiro de 2014 , todas as nossas gasolinas seriam produzidas com uma nova formulação, com redução das olefinas, dos compostos aromáticos e do teor de enxofre.

Mas temos de torcer para que essa nova formulação das nossas gasolinas com reduzidos teores de enxofre não reduza tb um pouco a octanagem das gasolinas atuais !

Seria o caso da Petrobras lançar mão de algum produto quimico como os éteres etilicos ou metílicos, além de outros derivados organofosforados para incrementar um pouco a octanagem e compensar essa perca de algumas octanas, devido à essa redução dos níveis de enxofre atuais da gasolina brasileira !

É, sem dúvida alguma, um grande e evolutivo passo para uma melhor qualidade das nossas gasolinas produzidas pela Petrobras, o que irá beneficiar toda a industria automotiva nacional no sentido de contribuir para a modernização dos projetos dos nossos motores.
Só para dar um exemplo aqui, os moderníssimos sistemas de injeção eletronica direta de combustivel conhecidos como carga estratificada e lançados ultimamente nos EUA, Europa e paises asiáticos só podem funcionar bem com gasolinas com baixissimos teores de enxofre e até hoje, aqui no Brasil, apenas a gasolina podium pode com segurança e garantia , alimentar os carros equipados com esse moderno sistema de injeção direta !

Mas com essa nova determinação da ANP, a partir de janeiro de 2014 , esses carros assim equipados poderão tb ser abastecidos com as demais gasolinas mais baratas que a podium sem riscos de problemas futuros.

E, novamente é a comunidade brasileira quem sai ganhando com isso porque poderá comprar carros com motorizações bem mais avançadas tecnologicamente, o que se traduz em mais potencia, torque e economia de combustivel, aliados a um menor indice de poluição do ar !

Claro que a tendencia é que essas novas gasolinas tb façam nossos atuais motores flex renderem mais e funcionarem melhor !

Confesso que eu esperava com ansiedade ja a bastante tempo por essa otima noticia, uma grande vitoria da nossa industria automotiva e de todos os consumidores !

Parabenizemos portanto toda a ANP, colegas !
Editado pela última vez por ianisgreek em 28 Abr 2013 21:40, em um total de 11 vezes.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
ArnaldoMoro
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

Re: Nova composição para nossas gasolinas em 2014

#2 Mensagem por ArnaldoMoro »

O meu grande amigo, que boa notícia hein!
Espero que nesse novo tempero da gasolina, não salguem demais o preço!!!
Como será que vai ficar a octanagem dela? Certamente vai melhorar, mas acredito que ainda abaixo da Podium. Provavelmente será algo intermediário entre a nossa atual gasolina comum e a Pódium certo?

Grande abraço amigo!
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#3 Mensagem por ianisgreek »

ArnaldoMoro escreveu:O meu grande amigo, que boa notícia hein!
Como será que vai ficar a octanagem dela? Certamente vai melhorar, mas acredito que ainda abaixo da Podium. Provavelmente será algo intermediário entre a nossa atual gasolina comum e a Pódium certo?

Grande abraço amigo!

Olá meu grande colega e amigo Arnaldo ! Então, acredito tb que a octanagem não vai se alterar muito por questões de marketing da Petrobrás, mas que merecia umas octanas a mais, isso com certeza merecia ! Quanto ao preço ... rsrsrs , vamos torcer para ficar pelo menos do jeito que está, ou seja, bem cara como sempre foi !!!!! Mas já é uma grande vitoria de todo o povo brasileiro, sem dúvida alguma, pq teremos disponivel para nossos carros um combustivel de nivel e qualidade internacional ! Valeu Arnaldo, grande abraço p/ vc !

leo_jjv
Contato:

#4 Mensagem por leo_jjv »

ianisgreek escreveu:

Grande abraço amigo!

Olá meu grande colega e amigo Arnaldo ! Então, acredito tb que a octanagem não vai se alterar muito por questões de marketing da Petrobrás, mas que merecia umas octanas a mais, isso com certeza merecia ! Quanto ao preço ... rsrsrs , vamos torcer para ficar pelo menos do jeito que está, ou seja, bem cara como sempre foi !!!!! Mas já é uma grande vitoria de todo o povo brasileiro, sem dúvida alguma, pq teremos disponivel para nossos carros um combustivel de nivel e qualidade internacional ! Valeu Arnaldo, grande abraço p/ vc !

cara, como você virou uma espécie de consultor quando o assunto é combustível (graças ao tópico HB20 vs Peugeot 308, rsrs), você acha que essa modificação pode ser prejudicial de alguma forma aos carros fabricados para usarem essa gasolina podre que temos hoje?
Davidol
Contato:

#5 Mensagem por Davidol »

Poxa, parabéns ao colega ianisgreek pela iniciativa e pelo pessoal da ANP! Meu gamma agradece muito!!! :D
HB20 Comfort Plus 1.6 - Preto Onix
Garagem: http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=6328&p=69825#p69825
dnl.oka
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#6 Mensagem por dnl.oka »

Tudo que eh melhor ou melhor refinado existe o $$$ que vai aumentar!!!

mas não deixa de ser uma ótima noticia... mas como eu tbm apoio o uso ETANOL!!!
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#7 Mensagem por ianisgreek »

leo_jjv escreveu:
ianisgreek escreveu:

Grande abraço amigo!

cara, como você virou uma espécie de consultor quando o assunto é combustível (graças ao tópico HB20 vs Peugeot 308, rsrs), você acha que essa modificação pode ser prejudicial de alguma forma aos carros fabricados para usarem essa gasolina podre que temos hoje?

Oi Leo ! Obrigado pelo seu apoio e comentário ! Realmente mecanica automotiva é um assunto que a mais de 25 anos eu faço cursos, estudo, pesquiso e isso nunca acaba pq a evolução tecnologica não tem fim ! Fique tranquilo que essa nova formulação da gasolina a partir de 2014 em nada prejudica os carros mais antigos, muito pelo contrario, ela só tem o que ajudar por proporcionar uma queima mais limpa e deixar muito menos residuos de carvão dentro dos motores, resumindo é uma gasolina muito mais moderna e limpa ! Valeu colega, abraço !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#8 Mensagem por ianisgreek »

Davidol escreveu:Poxa, parabéns ao colega ianisgreek pela iniciativa e pelo pessoal da ANP! Meu gamma agradece muito!!! :D

Oi Davidol ! Obrigado pelo seu comentário e pode ter certeza que essa mudança na formulação das nossas gasolinas ja era um anseio antigo dos fabricantes de veiculos nacionais, da ANFAVEA, da AEA aqui no Brasil, enfim, de todas as entidades de classe ligadas ao automobilismo que ja vinham pressionando e reivindicando junto a ANP, uma modernização da composição das nossas gasolinas e agora, felizmente, a partir de 2014, teremos novas e melhores gasolinas à disposição dos consumidores ! Valeu colega, abraço !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#9 Mensagem por ianisgreek »

dnl.oka escreveu:Tudo que eh melhor ou melhor refinado existe o $$$ que vai aumentar!!!

mas não deixa de ser uma ótima noticia... mas como eu tbm apoio o uso ETANOL!!!

Oi dnl.oka ! Então colega, com certeza que todos nós estamos torcendo para os preços continuarem pelo menos nos patamares atuais, e eu concordo plenamente contigo : o etanol continua sendo o melhor combustivel para ser utilizado nos carros flex, sem sombra de dúvidas por todos os benefícios que ele oferece comparado com as gasolinas ! Mas para o etanol render um pouco mais de kms/l pode-se e deve-se adicionar uns 20% e não mais do que isso de gasolina aditivada ou podium que o rendimento melhora muito ! Tente experimentar essa mistura e depois diga-nos o que achou ok ? Valeu colega, abraço !

Dear
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#10 Mensagem por Dear »

Nao tem como fazerem carros mais econômicos (como o governo quer) que sejam abastecidos com nossa gasolina atual. É só por isto que vão mudar, não pq são gente fina... Rs...
Comfort Plus 1.6 Preto Onix
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”