biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E aqui na minha cidade, o preço das gasolinas comuns hoje está ao redor de 5,87 o litro e o etanol comum a 4,11 , portanto está sendo mantida aquela oficial margem de vantagem para o etanol de 70% e que por isso, ele continua a ser vantajoso de ser abastecido por aqui.
Mas a bem da verdade, no caso da linha Hyundai flex, mesmo se essa diferença de preço for de até 80%, ainda assim vai vale a pena o etanol pq os motores flex da linha Hyundai do Brasil apresentam uma boa vantagem da taxa de compressão deles ser mais elevada o que favorece ainda mais abastecer esses veículos com etanol do que com qq das gasolinas.
Lembrando ainda que o etanol apresenta nada menos de 129 octanas RON contra apenas 93 octanas das gasolinas comuns e aditivadas e 103 octanas RON das gasolinas premium mais caras que é a octapro e a podium !
E quanto maior for a octanagem de qq combustível, maior será o rendimento do motor, desde que ele tbm tenha uma razoável taxa de compressão para ajudar na obtenção desse melhor rendimento alcançado.
E seguindo essa analogia, lógico que essas nossas gasolinas caras e sempre pobres em octanagem farão qq motor flex render bem menos do que se ele for abastecido com etanol, fato esse mais do que já amplamente comprovado e ponto final !
Eu acho que até se deixar de ser financeiramente vantajoso o etanol eu o usarei por ser um combustivel melhor e ainda trazer melhor rendimento nos motores com a taxa de compressão a cima de 11:1
Opa, valeu Biel780, concordo e estamos juntos nessa tbm e eu até me lembrei agora de um fato curioso ocorrido com um velho mecânico preparador de veículos de arrancada norte-americano e conhecido meu próximo de Miami-USA que me disse uma vez em tom de deboche mas bem sério e sem rir :
"Ethanol is the best fuel for racing and gasolines are only for wash auto-parts " ou seja, traduzindo num português bem popular :
"Etanol é o melhor combustível para competições e gasolinas são somente para lavar peças automotivas " ... kkkkkkkkkk !!!
Eu ri demais naquele dia em que ouvi isso daquele velho senhor profissional em competições automotivas ... rsrsrsrsrsrsrs !!!
O problema é que toda a mecânica automotiva de competição mundial nasceu e se desenvolveu lá nos EUA , portanto não dá nem
para se tentar ir contra eles ...
Foi lá que eu vi as melhores , mais sofisticadas e bem boladas ferramentas mecânicas e eletrônicas que podem ser imaginadas para
serem usadas em um automóvel no mundo todo.