E apesar de que esse caso que venho agora contar aqui seja fora de tópico, ainda assim, acredito que ele seja instrutivo para todos os que se interessam por esse assunto.
Trata-se de um Ford Ka 1.0 2019 hatch comprado zero KM por um grande amigo da nossa família e já constatamos por diversas vezes que ele , assim como muitos outros condutores donos de veículos flex , não tem o devido conhecimento das inegáveis vantagens do etanol quando comparados com todas as demais gasolinas.
E que esse citado Ford Ka, segundo ele , sempre apresenta problemas de mal funcionamento quando abastecido com etanol , muito provavelmente pq ele é sempre abastecido com gasolinas ...
Pois bem, sempre que ele ouvia tanto de mim quanto dos meus irmãos que sempre demos a preferência em abastecer todos os nossos veículos flex com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina e que com isso, todos esses nossos veículos funcionam muito bem como relógios suiços , ele sempre contradizia sobre o etanol falando que um primo dele que é mecânico de automóveis sugeria fortemente a ele que evitasse o etanol pq os motores flex mostram funcionar melhor quando abastecidos com as gasolinas e não com o etanol ...
E nós sempre perguntamos a ele de onde será que esse mecânico primo dele se baseia para afirmar uma baita asneira dessas e nunca até agora, obtivemos nenhuma justificativa nem mesmo razoável para justificar essa afirmação dele ...
E óbvio que nenhum de nós concorda jamais com esse fato e com essas afirmações estúpidas e sem o menor fundamento técnico só por essa insistência pessoal dele e assim, já fica algo bem difícil de convencer esse amigo do contrário , apesar das nítidas e mais do que óbvias provas e que consideramos serem mais do que suficientes e que são todos esses nossos veículos flex e que somam só entre nós os 3 irmãos, nada menos de 7 veículos todos flex e de marcas , anos , configurações mecânicas e de quilometragens diversas !!!
Além das dicas que sempre dou para ele que leia na net inclusive aqui nesse forum sobre o etanol , as gasolinas e os efeitos desses combustíveis nos veículos flex , vemos que infelizmente esse amigo se mostra irredutível e como um grande cabeça dura e que sempre insiste em não querer dar credibilidade ao etanol nem a pau ...
E para aqueles que ainda não sabem um pouco sobre esse assunto, não custa relembrar aqui que nos veículos flex é a sonda lambda ou seja, ( o sensor de oxigênio ) a peça mais importante que existe nesse sistema todo e ela sempre está localizada na tubulação do escape , alí na saída do coletor de escape e sempre antes do catalizador.
É justamente ela, esse importante sensor de oxigênio que em conjunto com o medidor de nível de combustível no tanque , que trabalham em conjunto nesse reconhecimento do combustível que está alimentando o motor, ou da mistura de combustíveis exata que está no tanque em cada momento e tbm nos momentos em que se reabastece um veículo flex.
E além dessa função vital de reconhecer qual o tipo de mistura de combustíveis entre a gasolina e o etanol que está sendo consumida pelo motor a cada instante, ela tbm faz a correção necessária e ideal dessa mistura , para que o motor sempre queima a mistura correta e perfeita de ar e combustível para que assim, qq motor flex apresente sempre o seu melhor rendimento em qq tipo de solicitação durante todo o seu funcionamento !
E a partir dessas informações obtidas por essas peças, elas são enviadas para a ECU do veículo que essa por sua vez, já contém armazenados um vasto banco de dados e vai lá nessa sua biblioteca ( e que na realidade são nada menos que milhões de dados ) e assim essa ECU seleciona sempre as melhores combinações desses dados ou parâmetros de regulagens para essa determinada mistura de combustíveis para que assim, esse motor específico funcione sempre da forma mais ideal possível em cada situação momentânea de sua utilização e com isso atingindo o objetivo de se obter sempre o seu melhor rendimento !
Então o básico e o mais simplificado porém necessário que se deve saber para se entender melhor como funciona esse sistema automotivo flex é isso que foi citado aqui !
Mas acontece que devido as sempre péssimas qualidades das nossas gasolinas , quase sempre mal refinadas e mal formuladas por óbvias razões de custos, a queima ou combustão delas deixa muita fuligem de carvão impregnada por todas as peças do motor e tbm em todo o sistema de injeção incluindo os seus sensores e essa importante sonda lambda ou seja, o sensor de oxigênio e a bagunça toda começa justamente nesse momento aqui.
A começar pelas velas de ignição que se impregnam bem mais facilmente com essa nociva carbonização causada pela combustão incompleta dessas nossas medíocres gasolinas e que em seguida e devido a essa carbonização, acaba por contaminar tbm esse vital sensor de oxigênio que está justamente no caminho dos gases de escape.
E que por causa disso e para se corrigir esse inconveniente, já existem os scanners automotivos de diagnósticos mais bem completos e elaborados que dispõe de um importante recurso chamado de função ar/combustível que ajuda o sistema de injeção eletrônica a fazer novamente uma nova recalibração ou para resetar todo o sistema de injeção para assim haver um novo e perfeito reconhecimento da mistura exata de combustíveis contida no tanque e que foi perdida devido a essa carbonização e tbm devido a um possível não reconhecimento imediato de alguma mudança de combustíveis em um novo reabastecimento feito anteriormente.
Mas a realidade é que infelizmente, nem todas as oficinas particulares dispõe ainda desses mais recentes e atualizados scanners aqui citados com essa função específica e o pior é que nem todos os mecânicos de veículos sabem operar esses scanners com a devida precisão e temos assim, um quadro bem negativo dessa situação !
E o resumo desse assunto é que quando se dá a preferencia em abastecer com o etanol, a totalidade desses eventuais problemas de mal funcionamento dos motores flex não ocorre mais, justamente pq o etanol sempre resulta em uma combustão muito mais limpa e livre dessas carbonizações e assim , todas as peças do sistema de injeção incluindo aqui as velas de ignição e essa própria sonda lambda ou o sensor de oxigênio permanecem sempre mais limpas e funcionando perfeitos por muito mais tempo e com isso, os motores flex funcionam perfeitos e com um rendimento bem maior sem mostrar essas falhas que ocorrem quando abastecidos com essas gasolinas.
Obs : E o motivo que sempre se deve misturar um leve percentual de até uns 15% de gasolina no etanol é somente para haver uma leve melhor lubrificação desse etanol e nada mais além disso, apesar de que fazendo assim, se dá tbm uma leve maior autonomia a esse etanol que passa a render assim um pouquinho melhor nos motores flex, ou seja , que esse é sempre o melhor desses dois mundos !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|