Hyundai HB20 Clube
https://www.hb20clube.com.br/

Qual a taxa de compressão do motor?
https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=1783
Página 1 de 2

Autor:  mpvo [ 18 Dez 2012 10:28 ]
Título:  Qual a taxa de compressão do motor?

Pessoal verificando sobre os vários tipos de combustíveis do mercado, gostaria de saber qual é a taxa de compressão do Motor 1.6 e 1.0 que o HB20 trabalha para determinar que tipo de combustível utilizar no veículo.

Alguém sabe informar?

Bom editando o tópico encontrei a informação, espero que alguém confirme:

1.6 L, 16V, 4 cilindros
Motor Gamma
Cilindrada: 1.591 cc
Potência (cv/rpm): 128/6000 com etanol; 122/6000 com gasolina
Torque (kgf.m/rpm): 16,5/5000 (etanol); 16,0/4500 (gasolina)
Taxa de compressão = 12.0

1.0L, 12V, 3 cilindros
Motor Kappa
Cilindrada: 998 cc
Potência (cv/rpm): 80/6200 com etanol; 75/6200 com gasolina
Torque (kgf.m/rpm): 10,2/4500 (etanol); 9,4/4500 (gasolina)
Taxa de compressão = 12.5

Ambos os motores utilizam taxa de compressão acima maior ou igual a 10:1.

Significa que os combustíveis devem ser de alta octanagem.

Shell-V-Power e Gasolina Podium Petrobras.

Autor:  thiaggoo [ 18 Dez 2012 13:35 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

V-Power não tem alta octanagem.

Autor:  mineiro [ 18 Dez 2012 13:49 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

Querendo saber também!

Autor:  mpvo [ 18 Dez 2012 14:43 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

thiaggoo escreveu:
V-Power não tem alta octanagem.


Shell V-Power é uma gasolina especialmente formulada para o mercado brasileiro. Desenvolvida pelos cientistas da Shell em conjunto com a equipe de Fórmula 1 da Ferrari, a gasolina tem fórmula exclusiva que diminui o atrito entre as peças móveis do motor que entram em contato com o combustível, permitindo a redução do desgaste e dando mais proteção ao seu carro.

Como a gasolina Shell V-Power reduz o atrito entre as peças, a energia que seria despendida sob a forma de atrito é melhor aproveitada, representando um ganho em aceleração para o motor. Além disso, a gasolina possui ação detergente e dispersante, que evita a formação de depósitos e mantém limpos os coletores, válvulas e bicos injetores.

A gasolina Shell V-Power já vem com o DNA da Shell, o que garante a sua procedência.

Shell V-Power. Máxima proteção. Melhor resposta.


Se tem ganho de desempenho já demonstra uma octanagem melhor.

Dizem que a V-Power é até melhor que a Podium da Petrobras.

Autor:  mrc_torres [ 18 Dez 2012 18:34 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

Amigo, não se deixe iludir pela propaganda.

Se quer alta octanagem na gasolina, ou usa Podium, ou usa aditivo tipo octane booster.

Autor:  thiaggoo [ 18 Dez 2012 19:22 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

A V-Power tem 87 octanas, mesma quantidade das outras gasolinas comuns ou aditivadas, ela tem de diferente o aditivo de limpeza, pois cada marca usa fórmula única mas com o mesmo propósito de deixar tudo limpo.

A Podium tem 95 octanas é a de maior octanagem no Brasil, temos também a Ipiranga Premium com 91 octanas e não sei se ainda existe a V-Power Racing, acho que eram 90 octanas.

Nenhuma dessas se compara com o etanol que tem 110 octanas.

Se quer potência abasteça com etanol.

Autor:  mpvo [ 18 Dez 2012 19:36 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

Etanol?

Meu fio experimenta abastecer 1 ano só de etanol para ver como vai ficar o motor do seu carro.

Estou falando de combustível de qualidade, no caso do V-Power tem a mesma octanagem sim, porém ele te entrega um desempenho melhor que uma gasolina aditivada.

Se vocês fizerem uma pesquisa um pouco mais detalhada irá ver que a V-Power tem um diferencial. Segundo relatos de diversas pessoas chega a ser melhor que a Podium.

Autor:  brunoalexander [ 18 Dez 2012 20:38 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

Qual o problema em abastecer com etanol em um motor que foi criado para isso?

Autor:  Paulovms [ 18 Dez 2012 20:40 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

A taxa de compressão do 1.0 é 12.5:1 e do 1.6 é 12:1.
A gasolina V-power foi lançada no Brasil um pouco depois do que na Europa. Lá ela é de alta octanagem, aqui ela só é mais cara que as demais aditivadas, com a mesma octanagem.
O pessoal do marketing da Shell usou o mesmo material, e os peixinhos da propaganda aqui e na Europa, mas aqui ela não tem como entregar mais potência de fato.
Talvez os postas evitem adulterá-la, de forma que ela dê menos problema.
Em 2014 toda gasolina comercializada terá de ser aditivada, aí vai ser interessante ver o que o pessoal do marketing vai fazer.

Autor:  mpvo [ 18 Dez 2012 21:03 ]
Título:  Re: Qual a taxa de compressão do motor?

brunoalexander escreveu:
Qual o problema em abastecer com etanol em um motor que foi criado para isso?


Problema nenhum, o único problema é você só abastecer com etanol.

Na realidade ele não é motor só de etanol nem motor só de gasolina, ele fica no meio termo, então ele não é excelente em nenhum dos dois aspectos, mas sim aceitável.

O problema do etanol é que resseca muito, e depois de um certo tempo começa aparecer alguns problemas.

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/