robsonkobayashi escreveu:
morgadosm escreveu:
Comecei a cuidar de um Hb20 1.0 que só botavam água de torneira dele. Fiz a troca das mangueiras, pois já estavam com sinal de deterioração, e do fluido.
Nessa situação, fiquei receoso em apenas usar o aditivo, então comprei o aditivo original e diluí 1L em água desmineralizada. O carro está OK, sem sinais de vazamento ou aquecimento.
Essa diluição do aditivo foi feita em um galão de água e sobrou uma certa quantidade, então o armazenei. Passados uns 2 meses, fui olhar, e há algumas partículas densas depositadas no fundo do galão. Quando a solução é homogeneizada, o líquido fica mais turvo.
Minha questão é: esses aditivos estragam nesta condição? Não sei se é uma contaminação por bactérias ou fungos. Seria melhor descartar e nem usar mais este aditivo?
Então, mas o original acho q não precisava diluir. Qts litros vc comprou do aditivo original? Se não me engano são 4,6L no total
Comprei 2L do aditivo, mas só usei 1. Dilui mais por receio de aparecer vários vazamentos.
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso mesmo OSilva , quanto a contaminação do aditivo original, seja ele do tipo já diluído e pronto para uso ou do tipo concentrado, a realidade é que eles não toleram NUNCA nenhuma adição de águas torneirais e/ou minerais ou filtradas de qq tipo que não seja uma água desmineralizada e 100% livre de qq tipo de minerais.
E quanto a esse aditivo da foto , com certeza que ele ainda está bom para uso no sistema de arrefecimento de qq HB20.
Obs : Para veículos em que tenham utilizado qq quantidade de águas torneirais por um determinado tempo no seu sistema de arrefecimento, sempre será necessário nesses casos adicionar nesse sistema de arrefecimento um bom aditivo de limpeza para que ele remova todos os vestígios de resíduos de calcáreos, usar o veículo por um curto período e em seguida drenar todo aquele líquido sujo e escuro para somente depois disso, adicionar o aditivo original pronto para uso ou um aditivo do tipo concentrado e já diluído em água desmineralizada.
Cito esse procedimento acima pq nenhum tipo de aditivo original para radiadores tem a capacidade de limpar e remover sujeiras e calcáreos já impregnados por todo o sistema de arrefecimento quando ele já foi contaminado com qq quantidade de águas torneirais.
De fato não fiz esse procedimento com aditivo de limpeza. Apenas esgotei o líquido antigo, lavei com água, adicionei um pouco do aditivo na água desmineralizada e deixei o sistema funcionar, esgotei novamente, e enchi com o aditivo diluído. É o ponto que se encontra no momento, faz uns meses. O carro não apresenta sinais de aquecimento. Seria melhor passar esse aditivo de limpeza logo ou deixar para quando for fazer uma nova limpeza total do sistema?