ianisgreek escreveu:
Então Biel, sinceramente até agora não tive ainda nenhuma experiência com nenhum modelo de HB20 1.6 aut. para opinar sobre isso.
Mas posso falar com segurança e toda certeza que no novo HB20 Diamond Plus 2020 1.0 TGDI flex aut. vermelho perolizado em que fiz um prolongado test drive , que eu adorei a atuação desse novo câmbio aut. 6 dele que está de fato muito bem afinado com esse novo pequeno mas valente motor 1.0 turbo flex que estava abastecido apenas com etanol e ele mostrou um excelente desempenho em qq situação de uso, tanto no transito urbano e tbm em rodovias.
Inclusive até na velocidade máxima em que eu o testei e ele chegou tranquilo e progressivo até os 190 kms/h indicados no seu velocímetro digital e com o conta-giros dele indicando exatas 5500 rpms e isso foi numa reta até mais curta de pouco menos de 2 kms de extensão mas plana e localizada próxima da minha cidade mas já entrei nela embalado a quase 140 kms/h e ao ver que o final da reta estava livre e vazia, afundei o pé até esse HB20 1.0 turbo ir até a sua velocidade máxima.
Obs : No caso desse modelo percebi que deixando o câmbio agir sozinho, ele esticava todas as marchas até pouco mais de 5500 rpms mas que de fato não chegava até as 6 mil rpms.
Se bem que motores turbo em geral não precisam ser assim tão esticados até rotações mais elevadas (6 mil rpms ou até mais ) como os motores aspirados para se obter seu melhor desempenho pq eles já apresentam um elevado torque desde as baixas rpms estendendo essa faixa de torque até próximo da rotação de potência máxima, fato esse que nenhum motor aspirado consegue fazer nem em sonho !
Ou seja, coitados dos motores aspirados diante de qq comparação de rendimento com qq motor turbo, por isso que minha escolha pessoal para um modelo de HB20 sempre será esse pequeno motor 1.0 TGDI flex mas de preferência com o câmbio manual de 6 marchas do que essa versão mais recente de 130 cvs do motor Gamma 1.6 com toda certeza, afinal posso fazer facilmente um upgrade de stage 2 nele enquanto que no caso do motor Gamma 1.6 eu não obteria nunca os mesmos resultados em rendimento geral nem de longe.
No Att meu att o câmbio se comporta de maneira um pouco diferente.
Pisando de 1% a 60% ele apenas modula a velocidade mas o câmbio faz trocas entre 1800 a 2300 RPM sempre tentando manter 2 marchas a cima da "ideal", fazendo a mudança de acelerador apenas controlar a velocidade e como o conversor de torque "segura" ou não os giros.
De 61% até 70% ele se comporta similarmente, mas ao invés de 2, 1 marcha a cima do ideal.
Já de 71% até 99% ele estica mais, trocando marcha a uns 4 mil RPM mas ainda assim mantendo 1 marcha a cima da ideal (o que torna difícil as vezes chegar a esses 4 mil rpm).
100% ai é Kickdown e sempre trocando a 6 mil RPM.
O novo mapeamento pelo que vc descreve é muito melhor dos TGDI!
Olhando a ficha técnica do HB20 6 marchas de 2016, a relação de marchas parece ter a quinta mais longa que a quinta do manual se me lembro certo.
De 70% até