joao12345 escreveu:
Bom dia
Estava eu ontem em plena BR101 movimentadíssima e estávamos a menos de 5km/h... e em uma determinada subida o carro ficou fraco e morreu. Morreu e não pegava mais. Batia a chave, ele ligava e logo morria de novo. Depois de algumas tentativas e um quase acidente, liguei o carro pressionando a embreagem e o acelerador (pra gerar rotação/injetar gasolina) até o final, a rotação foi no 7000 mas ligou e onde funcionou normalmente até chegar em casa. Não acende luz nenhuma no painel pra escanear. Também não é a primeira vez que isso acontece. Das outras vezes ocorreu o mesmo (só que agora foi em rodovia), o carro fica fraco do nada, apaga e não liga mais. Das outras vezes desci o carro até um local plano e então batia a chave e ligava. Quando eu fazia as revisões na Hyundai cheguei a falar sobre isso mas claro que não deram nem bola. A primeira vez que ocorreu foi no final de 2016, com um ano e meio de carro.
Alguém já passou por isso ou poderia dar alguma ideia do que seja?
HB20 2015 1.0 Comfort Plus
Seja bem vindo ao forum e sabemos que qq veículo está sujeito a essas ocorrências devido a milhares de peças envolvidas no funcionamento normal deles.
Como esse HB20 é 2015 e se ainda a garantia de fábrica dele estiver ativa, a recomendação óbvia seria leva-lo até uma CCS Hyundai que o atende normalmente.
Mas as duvidas são se esse HB20 está com todas as revisões em dia até agora para saber por onde começar as investigações.
Pelos sintomas relatados, podem sugerir problemas de alimentação mas podem ser tbm problemas na parte de ignição.
Seria o caso de verificar a bomba de combustível e seu respectivo relé, se o filtro de combustível está dentro do prazo de ser trocado a cada ano ou a cada 10000 kms, se as velas de ignição dele estão revisadas e se foram substituídas aos 40000 kms.
Lembrar tbm de pedir para que seja verificada a limpeza do corpo de borboleta pq essa importante manutenção sempre é esquecida de ser feita pelo menos a cada 30000 kms rodados.
E ainda, verificar se tem alguma bobina de ignição em curto-circuito interno causando falhas de ignição e com isso dificultando as partidas, enfim, as possibilidades são várias além da possibilidade real de algum sensor do sistema de injeção tbm esteja pifado e nesses casos, nem sempre a luz amarela da injeção acende no painel desses veículos da linha HB20.
Obs : Se a opção for levar esse HB20 a uma oficina particular, lógico que deve-se escolher um profissional que de fato tenha alguma formação técnica e saiba e entenda bem sobre injeção eletrônica pq basicamente todos esses sistemas funcionam de maneira similar, mas cada marca tem suas particularidades e nesse caso, o profissional deve conhecer sobre esses detalhes desse sistema da linha HB20.
Se puder, retorne nesse tópico para nos informar sobre a solução encontrada para resolver esse problema, boa sorte !