Bem-vindo: 29 Mar 2024 03:00

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 15 Dez 2019 17:59 
Offline

Registrado em: 27 Nov 2019 19:19
Mensagens: 4
Olá, pessoal.

Acabei de pegar um HB20 2016 e ainda estou com dúvidas em relação ao Sistema de Arrefecimento dele.

Pelo o que eu estou vendo na internet, o sistema do HB20 é "diferente" e não posso colocar água.

Isso procede?
Como vocês fazem no carro de vocês?


Desde já, agradeço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 15 Dez 2019 21:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Na maioria dos veiculos não é recomendado colocar água de torneira no arrefecimento. O ideal é utilizar o aditivo original conforme o manual sempre que necessário. Mas em alguma eventualidade ou emergencia você pode completar usando água destilada ou desmineralizada, desde que não seja pra completar o reservatorio quase vazio.

O nivel vc deve verificar sempre com o carro em lugar plano e com motor frio.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 15 Dez 2019 21:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
OLEBR escreveu:
Olá, pessoal.

Acabei de pegar um HB20 2016 e ainda estou com dúvidas em relação ao Sistema de Arrefecimento dele.

Pelo o que eu estou vendo na internet, o sistema do HB20 é "diferente" e não posso colocar água.

Isso procede?
Como vocês fazem no carro de vocês?


Desde já, agradeço.



Seja bem vindo ao forum e parabéns pela aquisição do seu HB20.

Não é verdade que o sistema de arrefecimento do HB20 seja diferente dos demais sistemas de arrefecimento salvo por pequenos detalhes técnicos normais nas variações existentes entre esses sistemas encontrados nas várias marcas de veículos.

Mas saiba que em todos esses sistemas de arrefecimento que é totalmente proibido adicionar águas normais de torneiras ou filtradas, pq essa prática vai inutilizar e contaminar imediatamente todo o aditivo do sistema que não mais vai proteger e nem vai fazer funcionar corretamente o sistema de arrefecimento.

O recomendado pelos fabricantes é de somente adicionar aditivos próprios e desenvolvidos para proteger e trabalhar c/ esses sistemas, então o correto em qq um desses casos é de sempre se consultar o manual do proprietário que informa qual é o tipo de aditivo mais apropriado para o sistema de arrefecimento de cada marca de veículo.

No caso dos veículos da linha HB20, existem duas opções para a compra desse aditivo :

Ou se compra o aditivo original já pronto para uso e encontrado nas CCS da rede Hyundai, ou se compra em lojas especializadas em produtos automotivos um aditivo que pode ser do tipo já diluído e pronto para uso ou do tipo concentrado mas que eles devem atender as características recomendadas pela Hyundai do Brasil e caso se compre o aditivo do tipo concentrado, ele deve ser previamente diluído na proporção de 50% desse aditivo com 50% de água DESMINERALIZADA ou água destilada para baterias automotivas antes de adiciona-lo no reservatório do radiador.

É isso aí, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 10:05 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
Aproveitando o tópico, alguém aqui já efetuou a troca completa desse aditivo?
Fui realizar a revisão e foi diagnosticado que o meu está contaminado, sendo recomendado a substituição do mesmo. Achei caro o serviço na autorizada e como o carro não está mais em garantia, estou pensando em realizar o serviço em uma mecânica ou até eu mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 12:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo_Ferreira escreveu:
Aproveitando o tópico, alguém aqui já efetuou a troca completa desse aditivo?
Fui realizar a revisão e foi diagnosticado que o meu está contaminado, sendo recomendado a substituição do mesmo. Achei caro o serviço na autorizada e como o carro não está mais em garantia, estou pensando em realizar o serviço em uma mecânica ou até eu mesmo.



De acôrdo com relatos de outros colegas daqui do forum, o preço do aditivo pronto para uso original Hyundai nas CCS dessa rede é salgado sim.

Mas vc tem a opção de comprar um aditivo em lojas de autopeças lembrando que ele deve atender as normas da Hyundai, seja ele do tipo já pronto para uso ou do tipo concentrado e vc tb pode realizar essa troca completa do aditivo, lembrando que é proibido até de lavar o sistema com água de torneira para evitar maiores contaminações. apesar de que nem há essa necessidade dessa lavagem.

A coloração do aditivo original é de uma tonalidade azulado escuro.

E para quem tiver mais facilidade em lidar pessoalmente com mecânica automotiva deverá soltar a mangueira inferior do radiador com o motor já frio, deixar escorrer todo o líquido velho, remontar novamente essa mangueira e ir completando com o aditivo novo e se for o tipo concentrado, já misturado com a água DESTILADA ou DESMINERALIZADA na proporção de 50% de cada.

E deverá ser adicionado esse novo aditivo somente pela tampa do radiador e nunca pelo reservatório de expansão que apenas deverá ser mantido no nível correto com essa mesma mistura de aditivo com essa água desmineralizada.

É isso aí , bom trabalho !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 15:19 
Offline

Registrado em: 27 Nov 2019 19:19
Mensagens: 4
Mas é necessário andar com esse líquido de arrefecimento guardado no carro para em caso de emergência? (super aquecimento ou sei lá)

Pois eu sei que algumas pessoas carregam uma pet de 2 litros com água para esse tipo de caso...


E também "fiquei sabendo" que não é legal ficar completando, e sim, sempre fazer a troca completa.
Isso procede?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 16 Dez 2019 17:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Então, normalmente quando não existem vazamentos nesses sistemas de arrefecimento dos HB20, é bem ocasional haver a necessidade de se completar um pouco mas apenas o reservatório do sistema de arrefecimento deles, pq o nível do líquido poderá estar um pouco abaixo da marca de máximo.

E nesses casos vc poderá usar ou um pouco do aditivo ou tb um pouco de água desmineralizada, mas somente até o nível atingir essa marcação de máximo.

E deixando um exemplo prático para vc, ainda temos aqui em casa um HB20 1.6 ano 2013 que nesses 7 anos que já estamos com ele usando-o regularmente, nunca troquei o aditivo original de fábrica dele, mas apenas completo ocasionalmente o nível do seu reservatório, ora com água desmineralizada e ora com um pouco do aditivo, o que eu tiver na hora disponível em mãos.

Já quanto a vc manter no veículo um pouco dessa água ou de aditivo dentro do veículo, um frasco de uns 500 mls é o suficiente e não ocupa muito espaço além de ser leve.

Obs : É esse aditivo azulado escuro do sistema de arrefecimento que mantém todo o sistema funcionando perfeito e corretamente lubrificado e protegido de ferrugens, além de manter tb todas as mangueiras de borracha saudáveis garantindo assim uma longa vida útil para todo esse sistema dos veículos.

Já o calcáreo contido em águas torneirais , filtradas e minerais é considerado como sendo o maior inimigo desse sistema e infelizmente aditivo nenhum desse mundo tem a capacidade de eliminar esses calcáreos do sistema de arrefecimento de nenhum veículo automotor.

E para eliminar todo aquele calcáreo já impregnado nesses sistema de arrefecimento, o trabalho para isso já é bem maior pq será necessário adicionar aditivos limpa radiadores, funcionar o motor por alguns dias , depois drenar toda aquela água alaranjada/amarronzada e ir repetindo essa operação de limpeza até o líquido drenado estar mais limpo e quase que isento desses resíduos de calcáreos para somente depois disso e com o sistema já limpo, adicionar a mistura definitiva da água destilada com o aditivo apropriado !

Ou seja, remediar sempre foi mais caro, trabalhoso e problemático do que prevenir ...

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 17 Dez 2019 13:35 
Offline

Registrado em: 27 Nov 2019 19:19
Mensagens: 4
Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos, de coração!!
VLW!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: ARREFECIMENTO DO HB20
MensagemEnviado: 17 Dez 2019 14:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
OLEBR escreveu:
Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos, de coração!!
VLW!!



Não há de que agradecer e estamos sempre a disposição para ajudar a esclarecer dúvidas que vão surgindo por aí ...

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB