Bem-vindo: 29 Mar 2024 06:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Consumo
MensagemEnviado: 13 Jun 2019 16:13 
Offline

Registrado em: 12 Ago 2017 14:15
Mensagens: 2
Fala galera, tudo bem?
Desde que comprei meu HB20 (nov/2012 Confort Plus 1.6) eu venho anotando cada tanque de gasolina (normal) que coloco (na verdade, deixei passar os primeiros 1500km).

Já estou com 106.000km e juntei todos os dados em uma planilha que compartilho com vocês aqui.
Sei que cada carro, cidade e motorista influencia no consumo, mas achei importante compartilhar com vocês esses dados.

Link planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing
Link PDF: https://drive.google.com/open?id=1NNpYt ... HWuL6kleCO

Abaixo o gráfico de consumo.
Em azul o consumo de cada tanque.
Em vermelho a média.

Note como a média foi melhorando ano a ano e hoje está por volta de 11,5.
Acredito que é pelo amaciamento do motor e pelo costume do motorista em dirigir o carro por mais de 6 anos.

Espero que essa informação seja útil para alguém.
Abraço!
Imagem


Editado pela última vez por ad.trevisani em 13 Jun 2019 17:58, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 13 Jun 2019 17:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum e faltou vc citar qual é o combustível que vc preferencialmente abastece esse HB20 por todos esses anos e qual é a motorização dele.

Valeu por compartilhar conosco ! Abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 13 Jun 2019 17:57 
Offline

Registrado em: 12 Ago 2017 14:15
Mensagens: 2
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum e faltou vc citar qual é o combustível que vc preferencialmente abastece esse HB20 por todos esses anos e qual é a motorização dele.

Valeu por compartilhar conosco ! Abrç !

Boa! Vou alterar ali.
Basicamente gasolina normal, tirando alguns poucos tanques que coloquei etanol (e marquei na planilha).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 15 Jun 2019 18:57 
Offline

Registrado em: 13 Mar 2016 19:15
Mensagens: 21
bem legal as infos!!!
Aqui estou no 1.6 automatico 19/19 com 600km rodados e ta fazendo 7-7.5L com gasolina aditivada shell.
To achando que ta bebendo bem, mas como ainda nem fez 1000km, nao sei o que esperar haha.

valeu!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 16 Jun 2019 15:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
braid escreveu:
bem legal as infos!!!
Aqui estou no 1.6 automatico 19/19 com 600km rodados e ta fazendo 7-7.5L com gasolina aditivada shell.
To achando que ta bebendo bem, mas como ainda nem fez 1000km, nao sei o que esperar haha.

valeu!



Geralmente em veiculos novos, é considerado o periodo de amaciamento do motor como sendo até dos primeiros 5000 kms rodados.

Portanto , até essa quilometragem , é normal esses veículos novos consumirem um pouco mais combustível e oleo do motor do que após esse período pq os motores em fase de amaciamento ainda estão algo presos, com todas suas peças internas ainda muito justas entre sí, se acasalando e acomodando-se umas com as outras.

E dependendo dos preços do etanol e da gasolina, em alguns locais é bem mais vantajoso e econômico optar por um desses combustívels que apresentar o menor custo por km rodado.

Mas lembrando que devem ser consideradas tb , das várias vantagens técnicas e já comprovadas do etanol se comparado com quaisquer das nossas atuais gasolinas para uma maior conservação e durabilidade desses motores.

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 16 Jun 2019 17:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
braid escreveu:
bem legal as infos!!!
Aqui estou no 1.6 automatico 19/19 com 600km rodados e ta fazendo 7-7.5L com gasolina aditivada shell.
To achando que ta bebendo bem, mas como ainda nem fez 1000km, nao sei o que esperar haha.

valeu!


O carro está muito novo, mas o consumo é totalmente dependente das velocidades médias e como é o seu trajeto (trecho curto ou longo, transito livre ou engarrafado, se tem muita subida ingreme e poucas descidas, etc.).

Tenho um Hatch 1.6 AT e andando em condições normais, com boa velocidade média (e não as medias de 10km/h, que são comuns pra mim), já cheguei a fazer entre 8 e 9,3km/l no etanol. Na gasolina não posso afirmar pq faz tempo que não uso. Mas acredito que faria pelo menos 10km/l.

Como o transito é péssimo pra mim quase sempre, acabo desconsiderando o consumo na cidade que é alto, mas parecido pra todo mundo. Já conversei com donos de outros carros e outras marcas e as acabam sendo de decimos de km/l.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 16 Jun 2019 18:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E aproveitando a citação do colega OSilva e dessa sua inteligente opção pelo etanol para abastecer o HB20 dele, enumero abaixo o porque que o etanol proporciona a qq motor flex uma maior durabilidade do que se esse mesmo motor for abastecido somente com gasolinas :

- O etanol produz muito menos carbonizações internas em qq motor, o que se traduz em um motor funcionando mais saudável e sem os inconvenientes das carbonizações internas que atrapalham prejudicando o bom funcionamento dele.

- O etanol contamina bem menos o oleo do motor do que quaisquer das gasolinas, devido ao fato dele ser um combustível de origem vegetal que não se combina e nem se mistura ao oleo lubrificante do motor.

E devido a isso, esse oleo vai se manter muito menos contaminado porque ele mantém por muito mais tempo , todas as suas caracteristicas protetoras e com isso, ele vai sempre proteger bem mais qq motor contra os desgates do que se oleo for contaminado pelas gasolinas porque com ela ele se contamina e se oxida bem mais , perdendo assim todas essas suas principais caracteristicas protetoras e com isso, reduzindo bastante a sua vida útil e tb a do próprio motor.

Acredito que não há necessidade de mencionar mais nada de forma repetida a favor do etanol , além das várias outras caracteristicas positivas dele em relação a de qq das gasolinas como a maior octanagem dele e que essas citações aqui mostrem todas as suas vantagens do porque de se dar sempre que possível , preferência ao etanol e não a essas nossas medíocres e caras gasolinas de baixa qualidade que muitas vezes ainda são adulteradas, fato esse que com o etanol , é impossível adultera-lo pq somente com a adição de água é que ele poderá ser adulterado mas nesse caso, não se esqueçam que felizmente e por força de lei federal, existe instalado em todas as bombas de etanol hidratado, aqueles densímetros que mostram ao vivo e a cores, se o etanol abastecido naquele momento está dentro das especificações ideais estipuladas pela ANP ou se está adulterado , simples assim, ou seja, essa é uma garantia a mais oferecida pelo etanol ao ser mostrada a sua qualidade mas esse recurso continua ausente para qq das gasolinas !!!

Por isso que com quaisquer das nossas gasolinas, NUNCA poderemos saber se elas estão de fato saudáveis ou adulteradas pq não existe nenhum dispositivo ou teste instalado nas bombas de gasolina dos postos de abastecimentos para nos mostrar ao vivo e no momento do abastecimento , a real qualidade dessas gasolinas !!!

Desculpe-me por essa importante e grave citação dona Petrobras, mas essa é a nossa triste realidade e que essa empresa , por óbvios motivos de interesse pessoal, nunca mostra isso aos consumidores brasileiros mas que essa nossa realidade deve sim , ser DITA E ANUNCIADA publicamente e em altos brados para uma verdadeira e importante conscientização de todos os consumidores brasileiros !

A mim a dona Petrobras nunca enganou e nem jamais terá sequer poder algum em enganar-me pq conhecimento técnico não existe e se limita somente para os engenheiros de produçao da Petrobrás e nem para os demais engenheiros petroquímicos das outras marcas de combustíveis , mas para todos os que se interessem de fato em estudar mais a fundo sobre esse assunto !!!

Por isso que para mim, o melhor e o eterno rei absoluto entre todos os atuais combustíveis disponíveis aqui no Brasil sempre foi e será o nosso nobre etanol e jamais nenhuma dessas nossas caras e péssimas gasolinas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 20 Jun 2019 14:38 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Muito bom! Também venho aferindo os meus consumos em planilha, mas comecei esse ano, então não consigo ter o histórico desde 2015 (quando adquiri o meu hb20 1.0 zero km). Vou organizar aqui e posto.

Minhas percepções a cerca de utilização de combustíveis e consumo:

- Etanol sem dúvidas é a melhor opção em termos de potência e durabilidade do motor, e se você dirigir de forma inteligente dá pra fazer boas médias. Abasteci 95% das vezes só com etanol nos últimos 6 meses, e o motor ganhou outra vida. Além disso meu consumo 100% urbano está na casa de 9,4km/l aferidos na bomba. Cerca de 13,25% melhor que o indicado pelo Inmetro.

- Com somente gasolina, antes eu costumava fazer entre 10,5km/l a 11km/l.

- Porém, após esses vários meses sem abastecer com gasolina, e com o motor limpinho graças ao Etanol, resolvi fazer um teste e completar com gasolina em um posto conhecido daqui. Como ainda havia etanol no tanque, fiquei com 65% gasolina e 35% Etanol. O consumo foi surpreendente, resultando em uma média de 11,77km/l aferidos na bomba, que seria o consumo do carro só com gasolina, segundo o Inmetro. Abasteci novamente só com gasolina e até o momento o computador de bordo está marcando 13,2km/l em uso 100% urbano.

Também devo levar em consideração que nos últimos 6 meses eu venho trabalhando no meu modo de dirigir, tentando tornar a condução mais eficiente e econômica.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 20 Jun 2019 15:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Ótimo o seu feedback Samuel pq ele vai ajudar a muito outros colegas a decidirem como cuidar e com qual combustível é melhor abastecer os seus HB20.

E só repetindo aqui uma vez mais , uma dica que considero sempre importante e válida :

Para se fazer o etanol render um pouco mais em kms/l e ainda se beneficiar de todas as boas vantagens técnicas oferecidas por ele , eu misturo sempre até uns 20% de gasolina no tanque e completo com o restante de etanol e com isso, melhoram-se mais as médias de consumo obtidas.

No meu caso, rodando basicamente no transito urbano e sem o ar cond. ligado, o nosso HB20 1.6 manual tem me mostrado no comp. de bordo , médias variando de 9,2 a 9,4 kms/l com essa mistura e obviamente que para isso, deve-se conduzir com o pé sempre mais leve.

Sem dúvida alguma, considero que essa é uma boa média com um custo por km rodado dos mais baixos, além das vantagens de se manter ainda com essa mistura, um ótimo desempenho além do motor que com isso, vai permanecer sempre mais limpo e livre das carbonizações internas.

Obs : Observa-se facilmente que até o oleo do motor se mantém sempre limpo e claro sempre que se utiliza essa mistura citada de combustíveis nesse HB20 e faço isso , desde quando ele ainda era zero KM, numa prova real de que essa mistura de combustíveis não contamina tanto e nem desgasta o oleo do motor, no que eu considero isso como mais uma notável vantagem técnica adicional.

Inclusive, ao se abastecer sempre com essa mistura de combustível, não há nunca a necessidade de se ficar trocando e alternando de etanol para gasolina e vice-versa, ou seja, se obtém assim o melhor dos 2 mundos !

Contudo, não poderei informa-los do consumo médio desse nosso HB20 com gasolina pq nunca e nem jamais o abastecerei apenas com gasolina de nenhum tipo que seja para fazer esse teste de consumo.

Afinal, quando se tem o etanol farto e mais barato por perto, nenhuma das nossas gasolinas poderão substitui-lo com vantagem real alguma !!!

Valeu colega, agradeço sua citação !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo
MensagemEnviado: 20 Jun 2019 16:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E à propósito, já que citei acima sobre o "custo por km rodado" com essa mistura, aqui cabe mais uma interessante e váida observação:

Considerando que na minha cidade, o menor preço do lt de etanol está a 2,73 e as gasolinas comuns mais baratas são vendidas a 4,59 o lt., então fazendo-se uma conta simples de 80% de 2,73 referente ao etanol e somados com os 20% de 4,59 referente a gasolina, obtemos o preço de 3.102 para cada litro dessa mistura de combustíveis .

Ora, se obtenho uma média aprox. de 9,3 kms/lt. com um custo de 3.102 por litro utilizando-me dessa mistura, com 4,59 referentes ao litro de gasolina , o nosso HB20 teria de percorrer longos 13,76 km com cada litro de gasolina para haver um empate mas apenas dos custos, coisa que NUNCA, JAMAIS nenhum provável motor 1.6 de ultima geração mesmo com injeção direta da dona Hyundai seria capaz de conseguir tal média, rodando apenas em transito urbano como é o meu caso, mas lembrem-se tb de que abastecendo somente com gasolina, ainda irei contaminar esse motor de carbonizações internas sem falar que jamais se conseguiria apenas com gasolina, obter o mesmo rendimento e desempenho que consigo quando abasteço com essa mistura de 80% de etanol e somente 20% de gasolina !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB