Hyundai HB20 Clube https://www.hb20clube.com.br/ |
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Líquido de arrefecimento https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=14790 |
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Autor: | ianisgreek [ 27 Mai 2020 21:55 ] |
Título: | Re: Líquido de arrefecimento |
Ophett, seja bem vindo ao forum e o maior problema de qq aditivo de radiador é misturar produtos de composição diferente pq isso causa a imediata contaminação de todo o aditivo novo e daí surgem problemas de superaquecimentos do motor , exatamente pq os componentes quimicos de um aditivo entram em reação com os componentes do outro aditivo velho. Mas se lavar antes todo o sistema com água desmineralizada para retirar os restos do aditivo velho, não haverão problemas posteriores com alguma possível utilização de um aditivo que seja diferente do recomendado, já que o principal objetivo desses aditivos para radiador é o de proteger o sistema de arrefecimento contra a corrosão mantendo o sistema lubrificado e tb o de elevar o ponto de ebulição e de diminuir o ponto de congelamento desse líquido. Obs : E nesse caso citado aqui desse aditivo, ele é diferente do recomendado pela Hyundai pq ele não contém o fosfato ! |
Autor: | ophett [ 29 Mai 2020 14:06 ] |
Título: | Re: Líquido de arrefecimento |
ianisgreek escreveu: Ophett, seja bem vindo ao forum e o maior problema de qq aditivo de radiador é misturar produtos de composição diferente pq isso causa a imediata contaminação de todo o aditivo novo e daí surgem problemas de superaquecimentos do motor , exatamente pq os componentes quimicos de um aditivo entram em reação com os componentes do outro aditivo velho. Mas se lavar antes todo o sistema com água desmineralizada para retirar os restos do aditivo velho, não haverão problemas posteriores com alguma possível utilização de um aditivo que seja diferente do recomendado, já que o principal objetivo desses aditivos para radiador é o de proteger o sistema de arrefecimento contra a corrosão mantendo o sistema lubrificado e tb o de elevar o ponto de ebulição e de diminuir o ponto de congelamento desse líquido. Obs : E nesse caso citado aqui desse aditivo, ele é diferente do recomendado pela Hyundai pq ele não contém o fosfato ! Obrigado pela atenção, pois é sempre me preocupei e fazer a limpeza antes de colocar outro aditivo. Costumo trocar a cada 1 ano. Aquele que citei no link, diz que é feito com agua desmineralizada e contém glicóis. |
Autor: | ianisgreek [ 29 Mai 2020 16:36 ] |
Título: | Re: Líquido de arrefecimento |
silva escreveu: Aproveitando o tópico, tenho o HB20 há 6 anos. Gostaria de fazer a troca do aditivo do radiador, já comprei o fluido e a água desmineralizada. Qual é o procedimento pra fazer a troca? Basta desmontar a mangueira da parte de baixo do radiador, mas não é tão facilmente acessível, devendo esse tipo de manutenção ficar a cargo de uma renomada oficina multimarcas ou mesmo a uma oficina autorizada de uma CCS da rede Hyundai ! E não esquecer que se for o caso de se usar algum aditivo que não seja o original da Hyundai ou um outro similar que atenda as normas recomendadas pela fábrica, que deverá ser previamente lavado todo o sistema com água desmineralizada para remoção de restos de aditivo velho para somente depois disso se adicionar o novo aditivo e a água mineral na dosagem recomendada pelo fabricante do aditivo paralelo ! Se forem misturados aditivos de especificações diferentes, um entra em reação com o outro e por isso toda a carga do novo aditivo ficará logo inutilizada podendo causar superaquecimentos no motor ! Obs : O nosso atual HB20 comprado zero KM em novembro de 2012 e já com 66150 kms rodados nunca teve o seu aditivo original trocado mas apenas completado por mim, ora com o aditivo original e ora com água desmineralizada e continua tudo 0K até o momento. Idem para o nosso atual Creta 2.0 apesar de que o considero ainda um veículo novo já que tb foi comprado zero KM e está hj com pouco mais de 2 anos de uso e 37500 kms rodados ! E o mesmo posso dizer tb do nosso atual jetta TSI tb comprado zero KM em junho de 2013 e hj com 61200 kms rodados e que tb nunca troquei o aditivo original do arrefecimento dele, mas apenas completo o nível com o aditivo VW muito raramente quando necessário. Esses veículos rodam perfeitos e saudáveis como um relógio suisso ! |
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