Hyundai HB20 Clube
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HB20 Turbo vale a pena?
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Autor:  gmiazaki [ 01 Mai 2018 15:34 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

Boa tarde Carlos.

Possuo um HB20 Turbo e a média de consumo na cidade de São Paulo com o etanol fica na casa dos 8,5~9km/L. Em estrada dá para chegar aos 11~12km/L. Com gasolina já não posso dizer, pois após 20k km rodados, se abasteci com este combustível umas 3 vezes foi muito.

Abraço

Autor:  ianisgreek [ 01 Mai 2018 15:42 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

gmiazaki escreveu:
Boa tarde Carlos.

Possuo um HB20 Turbo e a média de consumo na cidade de São Paulo com o etanol fica na casa dos 8,5~9km/L. Em estrada dá para chegar aos 11~12km/L. Com gasolina já não posso dizer, pois após 20k km rodados, se abasteci com este combustível umas 3 vezes foi muito.

Abraço



Muito bem por essa sua inteligente iniciativa pessoal em sempre dar preferencia ao etanol e não a essas nossas porcarias de gasolinas para alimentar um motor turbo.

Pq na realidade vc está é ajudando e muito na conservação geral desse seu motor turbo já que não dá para admitir nem no maior pesadelo, usar uma gasolina de apenas 87 octanas num motor turbo no lugar do etanol que tem é 113 octanas.

E sem falar no ganho em desempenho proporcionado pelo etanol em quaisquer motores turbo se comparado até com as nossas melhores porém caríssimas gasolinas super premium podium da Petrobrás e a octapro da Ipiranga.

Valeu colega, boa sorte , abrç !

Autor:  carlos.feitoza [ 02 Mai 2018 13:46 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

gmiazaki escreveu:
Boa tarde Carlos.

Possuo um HB20 Turbo e a média de consumo na cidade de São Paulo com o etanol fica na casa dos 8,5~9km/L. Em estrada dá para chegar aos 11~12km/L. Com gasolina já não posso dizer, pois após 20k km rodados, se abasteci com este combustível umas 3 vezes foi muito.

Abraço


Boa tarde!

Mais um motivo para eu esquecer o modelo com turbo. Consigo exatamente os mesmos valores com meu aspirado e só rodo no etanol. É uma pena. Queria algo que diminuísse o consumo e não aumentasse a potência. Não faz sentido pra mim, pois só ando em perímetro urbano mesmo. Obrigado pela contribuição!

Autor:  Letox [ 03 Mai 2018 10:26 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

ianisgreek escreveu:
Então Letox, há alguns meses atrás, eu fiz um interessante test drive em um novo UP TSI versão 2018 e posso falar aqui com toda segurança que nenhum modelo de HB20 da vida acompanha o desempenho dele.

Sim, concordo tb que em estilo ele não seja o supra sumo da beleza, mas a dirigibilidade, a mecânica e funcionalidade geral dele não fica devendo absolutamente nada para nenhum veículo da linha HB20 atual e isso para mim já é um FATO mais do que comprovado !!!

E só para se ter uma ideia, ele é tão gostoso e empolgante de ser conduzido que dá vontade de conduzi-lo por um dia inteiro sem cansar nem enjoar dele e o melhor de tudo, com um menor consumo médio e uma melhor performance que a de qualquer HB20.

Valeu colega, é isso aí !



Fala Ianis!!

Eu não teria coragem de fazer o test drive no novo, ainda mais o completinho, porque poderia fazer alguma loucura!
De vez em quando mato minha vontade de andar de UP Tsi andando no carro de um colega aqui do trabalho!

O carro realmente é muito bom e, tirando o preço, atualmente vale muito mais a pena que qualquer modelo do HB20 ou até mesmo qualquer outro veículo de entrada!!

Também fujo de fazer test no POLO, principalmente o TSi!!

Abraço!!

Autor:  ianisgreek [ 03 Mai 2018 11:36 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

Valeu pelo seu feedback Letox ... rsrsrsrs, concordo contigo pq essa é a realidade mesmo e assim devemos reconhecer que esse pequeno compacto da VW tem de fato uma concepção mecânica que é um belo show de bola !

Quanto ao Polo 200 TSI, tb tive uma recente oportunidade de fazer um interessante test drive nele e novamente, ele me surpreendeu bastante como no caso do UP TSI !

E segue o enterro dos demais veículos já defasados ...

Abraço !

Autor:  filipeamc3 [ 21 Jun 2018 14:11 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

Apenas complementando sobre o consumo desse motor.
Possuo o HB20 Turbo há 2 anos e está com pouco mais de 18.500 km rodados. Nesse período, abastecemos com gasolina apenas 2 vezes. Na minha opinião, o consumo dele com etanol tanto em estrada como em cidade e o fato de ser mais limpo, justificam a escolha por esse combustível. Fora isso, revisões em dia e trocas de óleo e filtro feitos a cada 6 meses ou 5.000 km.

Consumo com etanol em perímetro urbano: 8,5 com ar ligado e 9,0 / 9,3 km/l com ar desligado.
Etanol em estrada: 14,5 km/l com ar ligado e 15,5 com ar desligado.

Gasolina em cidade: não fizemos a média nem na bomba, nem no computador de bordo.
Gasolina em estrada com ar desligado: 19,7 km/l.

Obviamente o consumo varia de motorista para motorista e também de acordo com o trânsito das cidades. Felizmente, no meu caso, não chego a pegar horários de pico quando dirijo, o que com certeza contribui para um melhor consumo.
Em estrada, mantenho sempre os limites de velocidade permitidos na rodovia. Sendo assim, o consumo em estrada, tanto com etanol como como gasolina, foram em velocidades entre 80 a 110 em grande parte do tempo.

Autor:  ianisgreek [ 21 Jun 2018 14:53 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

Concordo e tb agradeço a esse informativo feedback do colega Felipe que está de parabéns pelo cuidado mostrado com a manutenção preventiva do seu HB20 turbo.

E um fato que achei interessante e que poucos sabem , eu li na net que esse motor desse HB20 1.0 turbo, apesar de apresentar uma concepção tradicional que até já se tornou atualmente antiga, ostenta uma reforçada e superdimensionada estrutura e um sistema de turbo que foi PROPOSITALMENTE amordaçado e contido pela propria engenharia de motores da Hyundai do Brasil e ela fez isso obviamente que foi somente para que essa versão HB20 turbo flex não se destacasse mais em rendimento do que o restante das versões disponíveis de sua linha (leia-se aqui o motor 1.6 flex) e assim perturbasse o atual sucesso de todas as versões de HB20 com essa motorização 1.6 aspirada.

Então isso significa que com apenas um piggyback bem calibrado e rodando apenas com etanol, esse pequeno HB20 turbo fica uma ferinha e SOME fácil na frente dos demais HB20 com motor 1.6 aspirado.

Sem falar que tb pode-se instalar um downpipe nele retirando-se com isso o catalisador e assim liberando todo o trabalho e rendimento da sua turbina sem falar nesse caso, num melhor escoamento geral do fluxo de gases o que favorece um maior rendimento geral desse motor.

É isso aí colega, valeu !

Autor:  ianisgreek [ 24 Nov 2018 17:19 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

E para quem já tem um modelo de HB20 turbo, seja ele um hatch ou um sedan ou pensa em comprar um modelo de HB20 com o motor 1.0 turbo, a boa noticia é que a Tork One já desenvolveu e já está comercializando um chip-modulo piggyback que é plug and play, muito fácil de ser instalado em casa mesmo e sem necessidade nenhuma de se fazer nenhuma adaptação extra no veículo.

E assim, quando for desejado, pode-se retira-lo a qq momento e o motor volta a ter o seu antigo rendimento original de fábrica sem deixar absolutamente nenhum vestigio da instalação desse piggyback.

Com esse módulo da Tork One, a potência do pequeno motor 1.0 turbo quando alimentado com etanol pode chegar a 133 cvs e o torque máximo chega a um pouco mais de 18 mkgf com total segurança como mostrou testes feitos em dinamômetros, ou seja, esse piggyback desperta um desempenho propositalmente contido e escondido nesse motor 1.0 turbo pela fábrica da Hyundai do Brasil, apenas para que esse modelo de HB20 não ficasse mais forte oficialmente do que os modelos com o motor flex 1.6 que fornecem 128 cvs com etanol e 16,5 mkgf de torque.

Portanto , qq modelo de HB20 turbo com esse módulo Tork One instalado, despacha fácil em qq situação de uso, um HB20 com o motor 1.6 lembrando que o excelente câmbio macênico de 6 marchas desse modelo tb colabora muito nessa ajuda para se obter esse melhor rendimento geral.

É isso aí colegas, valeu !

Autor:  sachs [ 15 Dez 2018 23:04 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

ianisgreek escreveu:
carlos.feitoza escreveu:
Obrigado pelas informações :) Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina.
Moral da história : Essa é uma típica falha de projeto desse motor 1.0 turbo da Hyundai do Brasil, pq ele já é de uma concepção antiga e ultrapassada e se ele fosse dessa nova geração dos atuais motores turbo com injeção direta, a conversa já mudaria totalmente, pq essa nova concepção de motores turbo c/ injeção direta apresenta como vantagens uma taxa de compressão bem mais elevada o que proporciona um maior torque geral desde as baixas rotações além de uma otima performance das médias rotações para cima.

Sem falar ainda que essa nova geração de motores turbo chamada de downsizing consegue ser até mais econômica do que os próprios motores aspirados atuais.

Obs : E como exemplo, o motor turbo já dessa nova geração downsizing do VW UP TSI tem uma taxa de compressão de 10,5:1 enquanto que a taxa de compressão desse motor turbo 1.0 mais antigo do HB20 apresenta uma taxa de compressão de apenas 8.5:1 , então, eis aí apenas uma das belas diferenças gerais entre eles ...


A Hyundai parou no tempo com esses motores de 6 a 8 anos atrás, esse turbo então é patético, tipico fiasco veloster....

Autor:  ianisgreek [ 16 Dez 2018 01:21 ]
Título:  Re: HB20 Turbo vale a pena?

sachs escreveu:
ianisgreek escreveu:
carlos.feitoza escreveu:
Obrigado pelas informações :) Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina.
Moral da história : Essa é uma típica falha de projeto desse motor 1.0 turbo da Hyundai do Brasil, pq ele já é de uma concepção antiga e ultrapassada e se ele fosse dessa nova geração dos atuais motores turbo com injeção direta, a conversa já mudaria totalmente, pq essa nova concepção de motores turbo c/ injeção direta apresenta como vantagens uma taxa de compressão bem mais elevada o que proporciona um maior torque geral desde as baixas rotações além de uma otima performance das médias rotações para cima.

Sem falar ainda que essa nova geração de motores turbo chamada de downsizing consegue ser até mais econômica do que os próprios motores aspirados atuais.

Obs : E como exemplo, o motor turbo já dessa nova geração downsizing do VW UP TSI tem uma taxa de compressão de 10,5:1 enquanto que a taxa de compressão desse motor turbo 1.0 mais antigo do HB20 apresenta uma taxa de compressão de apenas 8.5:1 , então, eis aí apenas uma das belas diferenças gerais entre eles ...


A Hyundai parou no tempo com esses motores de 6 a 8 anos atrás, esse turbo então é patético, tipico fiasco veloster....



Concordo 101 % e ainda assino embaixo ! Valeu !!!

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