Hyundai HB20 Clube
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HB20 ainda é a melhor opção?
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Autor:  biel780 [ 16 Mai 2022 13:32 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

ianisgreek escreveu:
Sinceramente Biel, pelo nível técnico da maioria das oficinas autorizadas da rede CCS Hyundai daí de SP , seria muita mediocridade deles de jogarem a culpa desse comportamento do seu HB20S em combustível adulterado, mesmo pq vc sabe escolher um posto confiável para abastecer o seu veículo e por força de lei da ANP, já se sabe desde longa data que em todas as bombas de etanol hidratado, existem aqueles densímetros ao lado delas que acusam ao vivo e continuamente , a qualidade exata do etanol abastecido, portanto, sem essa desculpa furada pq não existem estúpidos nem ignorantes por aqui .

Exato, sem falar que culpar combustível sem provar não existe.
Detalhe, o posto que abasteço é do meu tio e o maior de maior reputação da região.

Vou tentar a CCS mais uma vez, quero ao menos diagnostico.

Autor:  ianisgreek [ 16 Mai 2022 17:28 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

Maravilha então Biel, ter um parente da familia trabalhando honestamente com um posto de combustível !

Essa é mais uma grande tranquilidade para todos que lá abastecem, parabéns e sucesso a ele !

Sim, essa idéia de levar seu HB20 até um CCS Hyundai de sua preferência para a obtenção de um diagnóstico técnico sempre é válida , mas vamos ver qual será o resultado desse diagnóstico, pq já estou bem curioso com esse seu caso.

Autor:  biel780 [ 16 Mai 2022 17:46 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

ianisgreek escreveu:
Maravilha então Biel, ter um parente da familia trabalhando honestamente com um posto de combustível !

Essa é mais uma grande tranquilidade para todos que lá abastecem, parabéns e sucesso a ele !

Sim, essa idéia de levar seu HB20 até um CCS Hyundai de sua preferência para a obtenção de um diagnóstico técnico sempre é válida , mas vamos ver qual será o resultado desse diagnóstico, pq já estou bem curioso com esse seu caso.

Também estou, pois acho que até mesmo em outros aspectos ele voltará melhor (como melhor consumo e sentir um pouco ele mais forte).

Quanto a meu tio, com certeza, o combustível dele é um pouco mais caro do que dos outros postos da região, mas ter combustível bom é uma tranquilidade.

Autor:  biel780 [ 17 Mai 2022 14:37 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

Essa semana vou na CCS antecipar a revisão anual (em 2 meses) e mandar eles investigarem.
Pensei em pedi para eles
Checarem o estado das velas
Bobinas
Sonda Lambda
Bomba de combustível.

Teria algum sensor que afeta o câmbio que posso citar?

Autor:  ianisgreek [ 18 Mai 2022 08:12 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

biel780 escreveu:
Essa semana vou na CCS antecipar a revisão anual (em 2 meses) e mandar eles investigarem.
Pensei em pedi para eles
Checarem o estado das velas
Bobinas
Sonda Lambda
Bomba de combustível.

Teria algum sensor que afeta o câmbio que posso citar?



Ótima ideia essa sua e sim, nesse seu caso específico, o sensor MAP tbm deve ser investigado e no mínimo retirado do seu alojamento e limpo com algum spray de limpa contato nessa revisão, além desses demais itens que vc já citou, pq esse sensor é um dos responsáveis básicos para ler a carga solicitada de qq motor e o câmbio aut. utiliza esse parâmetro como sinal dentre outros e o tempo todo para se auto-programar durante todo o percurso do veículo.

Autor:  biel780 [ 18 Mai 2022 14:59 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
Essa semana vou na CCS antecipar a revisão anual (em 2 meses) e mandar eles investigarem.
Pensei em pedi para eles
Checarem o estado das velas
Bobinas
Sonda Lambda
Bomba de combustível.

Teria algum sensor que afeta o câmbio que posso citar?



Ótima ideia essa sua e sim, nesse seu caso específico, o sensor MAP tbm deve ser investigado e no mínimo retirado do seu alojamento e limpo com algum spray de limpa contato nessa revisão, além desses demais itens que vc já citou, pq esse sensor é um dos responsáveis básicos para ler a carga solicitada de qq motor e o câmbio aut. utiliza esse parâmetro como sinal dentre outros e o tempo todo para se auto-programar durante todo o percurso do veículo.

Sabia que tinha esquecido de algum importante, obrigado Ian

Autor:  ianisgreek [ 19 Mai 2022 19:15 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

E cada vez mais chego a conclusão pessoal de que infelizmente a evolução sempre vai falar mais alto tbm em assunto de veículos.

Definitivamente , após o advento dessa nova geração de motores aspirados flex com injeção direta , que todos os demais motores tanto os aspirados e tbm os turbo ficaram muito para trás em questão de rendimento e perfeição com um melhor funcionamento.

Até esse bravo e pioneiro motor Gamma 1.6, apesar de ser talvez o melhor motor 1.6 aspirado flex até agora do nosso mercado atual, já está sendo deixado muito atrás em rendimento máximo por toda essa nova geração atual de motores turbo flex com injeção direta.

Uma excessão a essa regra seria o recente mas descontinuado motor aspirado 2.0 flex com injeção direta lançado nos últimos Ford Focus .

Exemplos que vou deixar aqui sobre o que eu penso sobre uma suposta classificação para essa nova geração de motores pela ordem do melhor e mais forte em rendimento até os de menor rendimento :

1º lugar : Motor Fiat Stellantis 1.0 e 1.3 turbo flex.

2º lugar : Motor 1.3 turbo flex da Renault.

3º lugar : Motor BMW 2.0 turbo flex.

4º lugar : Motor 2.0 turbo flex da Jaguar.

5º lugar : Motor 1.6 THP flex das linhas Peugeot/Citroen

6º lugar : Motor 1.6 flex da Mercedes Benz.

7º lugar : Motor 1.0 TFSI flex da linha VW/Audi.

8º lugar : Motor 1.4 TFSI flex da linha Audi/VW.

9º lugar : Motor 1.0 TGDI turbo flex da linha HB20.

10º lugar : Motor 1.4 turbo flex linha GM Cruze.

Não incluí acima os mais recentes motores turbo com injeção direta somente a gasolina pq na minha opinião, eles pecaram em não serem flex e que por isso, perdem em rendimento e confiabilidade ao usarem aqui no nosso mercado somente com as gasolinas comuns/aditivadas nacionais no lugar do etanol e que por isso mesmo, não merecem na minha opinião estar nessa lista de minhas preferências pq eu nunca mais compraria um veículo equipado com uma motorização assim.

E esse meu atual jetta 2.0 TSI é com certeza o meu 1º e tbm o ultimo veículo turbo dessa geração atual mas que aceita somente gasolina que eu compro !

Chega de ter apenas essa única opção de abastece-lo apenas com esses LIXOS ORDINÁRIOS dessas gasolinas comuns/aditivadas nacionais.

Mais atrás seguem os demais motores turbo flex dos fabricantes chineses e os motores turbo flex da GM (linha Onix) e por aí vai essa lista !!!

Se algum colega quiser sugerir aqui mais algum outro motor turbo flex atual mas somente com injeção direta e que eu tenha deixado de fora dessa lista, por favor, pode citar nesse tópico e iremos incluir acima.

Autor:  biel780 [ 19 Mai 2022 22:49 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

ianisgreek escreveu:
E cada vez mais chego a conclusão pessoal de que infelizmente a evolução sempre vai falar mais alto tbm em assunto de veículos.

Definitivamente , após o advento dessa nova geração de motores aspirados flex com injeção direta , que todos os demais motores tanto os aspirados e tbm os turbo ficaram muito para trás em questão de rendimento e perfeição com um melhor funcionamento.

Até esse bravo e pioneiro motor Gamma 1.6, apesar de ser talvez o melhor motor 1.6 aspirado flex até agora do nosso mercado atual, já está sendo deixado muito atrás em rendimento máximo por toda essa nova geração atual de motores turbo flex com injeção direta.

Uma excessão a essa regra seria o recente mas descontinuado motor aspirado 2.0 flex com injeção direta lançado nos últimos Ford Focus .

Exemplos que vou deixar aqui sobre o que eu penso sobre uma suposta classificação para essa nova geração de motores pela ordem do melhor e mais forte em rendimento até os de menor rendimento :

1º lugar : Motor Fiat Stellantis 1.0 e 1.3 turbo flex.

2º lugar : Motor 1.3 turbo flex da Renault.

3º lugar : Motor BMW 2.0 turbo flex.

4º lugar : Motor 2.0 turbo flex da Jaguar.

5º lugar : Motor 1.6 THP flex das linhas Peugeot/Citroen

6º lugar : Motor 1.6 flex da Mercedes Benz.

7º lugar : Motor 1.0 TFSI flex da linha VW/Audi.

8º lugar : Motor 1.4 TFSI flex da linha Audi/VW.

9º lugar : Motor 1.0 TGDI turbo flex da linha HB20.

10º lugar : Motor 1.4 turbo flex linha GM Cruze.

Não incluí acima os mais recentes motores turbo com injeção direta somente a gasolina pq na minha opinião, eles pecaram em não serem flex e que por isso, perdem em rendimento e confiabilidade ao usarem aqui no nosso mercado somente com as gasolinas comuns/aditivadas nacionais no lugar do etanol e que por isso mesmo, não merecem na minha opinião estar nessa lista de minhas preferências pq eu nunca mais compraria um veículo equipado com uma motorização assim.

E esse meu atual jetta 2.0 TSI é com certeza o meu 1º e tbm o ultimo veículo turbo dessa geração atual mas que aceita somente gasolina que eu compro !

Chega de ter apenas essa única opção de abastece-lo apenas com esses LIXOS ORDINÁRIOS dessas gasolinas comuns/aditivadas nacionais.

Mais atrás seguem os demais motores turbo flex dos fabricantes chineses e os motores turbo flex da GM (linha Onix) e por aí vai essa lista !!!

Se algum colega quiser sugerir aqui mais algum outro motor turbo flex atual mas somente com injeção direta e que eu tenha deixado de fora dessa lista, por favor, pode citar nesse tópico e iremos incluir acima.

Eu percebi isso, quando comprei o HB20 a um pouco mais de 1 ano, ele era um motor forte. Mas literalmente só um ano depois, 130 cavalos se tornou um motor meio fraco, já que a maioria oferece ao menos 150.

Claro, ainda temos muitos inferiores aos 130 do HB20, e o carro tem a sorte do peso/potência dele (que ainda bate de frente a uma FIAT Toro e Renegade 1.3T pois eles são muito pesados).
Mas em questão de motor, está começando a mostrar a idade.

Autor:  ianisgreek [ 20 Mai 2022 08:45 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

Concordo com vc Biel e pior foi a solução encontrada pela HMB para essa sua nova linha HB20 de 2020 em diante onde lançaram um novo e tecnologicamente avançado motor 1.0 turbo flex com injeção direta mas pecaram feio no desenvolvimento da afinação dele, onde extraíram apenas 120 cvs com etanol desse novo motor, ou seja, ainda é de fato pouco rendimento para lidar de frente com os seus melhores concorrentes atuais.

Assim como o seu torque máximo de apenas 17,5 kgfm que tbm é muito pouco para qq versão de HB20 lidar com agilidade e semelhança de rendimento contra os seus melhores concorrentes.

Podemos considerar isso como um grande e imperdoável pecado da engenharia da HMB , pq esse atual motor 1.0 TGDI flex bem que merecia sim um rendimento melhor do que esse oferecido , com toda certeza !!!

Obs : Lembrando ainda que a última versão do motor 1.6 Gamma flex de 2020 em diante oferece um desempenho e rendimento semelhante a esse motor 1.0 TGDI ou talvez até levemente superior, comprovando certamente que houve de fato, uma falta de um melhor desenvolvimento na calibração final dele , principalmente quando esse motor 1.0 TGDI estiver alimentado com etanol.

Tanto é que qq bom upgrade de performance stage 2 , que seriam um remap ou um piggyback associado a retirada do catalisador original sendo ele substituído por um downpipe , seriam suficientes para elevar a potencia dele no etanol em no mínimo uns 140 cvs com um torque máximo de 21 a 22 kgfm.

Ou seja em outras palavras, esse seria o real desempenho de que esse novo motor 1.0 TGDI flex é tranquilamente capaz de oferecer com etanol , mas que foi deixado de ser explorado pela própria engenharia da Hyundai do Brasil , sem nenhuma explicação técnica convincente !

Autor:  biel780 [ 20 Mai 2022 17:17 ]
Título:  Re: HB20 ainda é a melhor opção?

ianisgreek escreveu:
Concordo com vc Biel e pior foi a solução encontrada pela HMB para essa sua nova linha HB20 de 2020 em diante onde lançaram um novo e tecnologicamente avançado motor 1.0 turbo flex com injeção direta mas pecaram feio no desenvolvimento da afinação dele, onde extraíram apenas 120 cvs com etanol desse novo motor, ou seja, ainda é de fato pouco rendimento para lidar de frente com os seus melhores concorrentes atuais.

Assim como o seu torque máximo de apenas 17,5 kgfm que tbm é muito pouco para qq versão de HB20 lidar com agilidade e semelhança de rendimento contra os seus melhores concorrentes.

Podemos considerar isso como um grande e imperdoável pecado da engenharia da HMB , pq esse atual motor 1.0 TGDI flex bem que merecia sim um rendimento melhor do que esse oferecido , com toda certeza !!!

Obs : Lembrando ainda que a última versão do motor 1.6 Gamma flex de 2020 em diante oferece um desempenho e rendimento semelhante a esse motor 1.0 TGDI ou talvez até levemente superior, comprovando certamente que houve de fato, uma falta de um melhor desenvolvimento na calibração final dele , principalmente quando esse motor 1.0 TGDI estiver alimentado com etanol.

Tanto é que qq bom upgrade de performance stage 2 , que seriam um remap ou um piggyback associado a retirada do catalisador original sendo ele substituído por um downpipe , seriam suficientes para elevar a potencia dele no etanol em no mínimo uns 140 cvs com um torque máximo de 21 a 22 kgfm.

Ou seja em outras palavras, esse seria o real desempenho de que esse novo motor 1.0 TGDI flex é tranquilamente capaz de oferecer com etanol , mas que foi deixado de ser explorado pela própria engenharia da Hyundai do Brasil , sem nenhuma explicação técnica convincente !

Com certeza, eu estou achando que já que o novo HB20 será lançado em breve, eles estão esperando esta atualização para extrair uma potência mais adequada do motor. Pois potencial de ao menos 135cv e 20 de torque ele tem.

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