Bem-vindo: 28 Mar 2024 19:03

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 20 Abr 2017 14:08 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2017 13:34
Mensagens: 4
E aí pessoal, tudo bem?

Queria uma ajudinha de vcs.
Pra começar não tenho um HB20. Sou engenheiro e infelizmente estou desempregado no momento mas sou entusiasta de carros e pra tentar amenizar essa fase difícil eu to desenvolvendo um gauge OBD2 com acabamento em black piano que lê vários parâmetros do motor do carro como rotação (com shiftlight configurável), velocidade, pressão do coletor/turbo (mostrado em números e/ou gráfico de barras), temperaturas, tensão, etc. É um produtinho que eu desenvolvi e to colocando a venda no mercado.

O motivo de eu vir aqui é que eu desenvolvi esse gauge pra ser compatível com os carros mais recentes no mercado e eu queria saber se ele é compatível com o HB20. E pra isso eu precisava descobrir qual é o protocolo OBD2 que o carro usa. Alguma alma caridosa conseguiria verificar isso pra mim por favor?

Isso é fácil de fazer, quem tem o ELM327 e usa um app como o Torque, é só conectar tudo no carro, abrir o aplicativo, entrar em "Adapter Status" e depois procurar por "Protocolo OBD2". Eu queria saber o que aparece aí.

Sendo compatível eu poderia oferecer ele a venda pra vcs com um descontinho.

Quem puder me ajudar eu agradeço de antemão.

Obrigado e abs!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 20 Abr 2017 22:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
fcig escreveu:
E aí pessoal, tudo bem?

Queria uma ajudinha de vcs.
Pra começar não tenho um HB20. Sou engenheiro e infelizmente estou desempregado no momento mas sou entusiasta de carros e pra tentar amenizar essa fase difícil eu to desenvolvendo um gauge OBD2 com acabamento em black piano que lê vários parâmetros do motor do carro como rotação (com shiftlight configurável), velocidade, pressão do coletor/turbo (mostrado em números e/ou gráfico de barras), temperaturas, tensão, etc. É um produtinho que eu desenvolvi e to colocando a venda no mercado.

O motivo de eu vir aqui é que eu desenvolvi esse gauge pra ser compatível com os carros mais recentes no mercado e eu queria saber se ele é compatível com o HB20. E pra isso eu precisava descobrir qual é o protocolo OBD2 que o carro usa. Alguma alma caridosa conseguiria verificar isso pra mim por favor?

Isso é fácil de fazer, quem tem o ELM327 e usa um app como o Torque, é só conectar tudo no carro, abrir o aplicativo, entrar em "Adapter Status" e depois procurar por "Protocolo OBD2". Eu queria saber o que aparece aí.

Sendo compatível eu poderia oferecer ele a venda pra vcs com um descontinho.

Quem puder me ajudar eu agradeço de antemão.

Obrigado e abs!



Seja bem vindo ao forum colega FCIG !

Parabenizo-o por essa sua nobre e criativa iniciativa de bolar e montar um scanner automotivo !

E a dica que deixo aqui para vc descobrir o protocolo correto do sistema eletrónico de gerenciamento dos motores da linha HB20 seria vc ir até uma CCS Hyundai e ver se os caras lá pelo menos saberiam informar sobre isso.

Tente tb nessas oficinas de preparação eletrônica de motores que chipam veículos e tb em lojas que vendem esses equipamentos eletrônicos usados para oficinas automotivas.

Valeu colega, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 22 Abr 2017 20:16 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2017 13:34
Mensagens: 4
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum colega FCIG !

Parabenizo-o por essa sua nobre e criativa iniciativa de bolar e montar um scanner automotivo !

E a dica que deixo aqui para vc descobrir o protocolo correto do sistema eletrónico de gerenciamento dos motores da linha HB20 seria vc ir até uma CCS Hyundai e ver se os caras lá pelo menos saberiam informar sobre isso.

Tente tb nessas oficinas de preparação eletrônica de motores que chipam veículos e tb em lojas que vendem esses equipamentos eletrônicos usados para oficinas automotivas.

Valeu colega, boa sorte !

Obrigado amigo.

Valeu pela dica mas eu não to contando muito com a concessionária pq é bem improvável que eles saibam. Os vendedores com certeza não vão saber e os mecânicos/pessoal de oficina não precisam dessa informação pra trabalhar pq o scanner abstrai isso.

A fonte mais confiável são os entusiastas mesmo rsrs

Mas valeu pelo apoio. Se alguém conseguir dar esse apoio eu agradeço.

Abs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 22 Abr 2017 21:34 
Offline

Registrado em: 17 Ago 2016 22:43
Mensagens: 60
Localização: Rio Grande do Sul
fcig escreveu:
E aí pessoal, tudo bem?

Queria uma ajudinha de vcs.
Pra começar não tenho um HB20. Sou engenheiro e infelizmente estou desempregado no momento mas sou entusiasta de carros e pra tentar amenizar essa fase difícil eu to desenvolvendo um gauge OBD2 com acabamento em black piano que lê vários parâmetros do motor do carro como rotação (com shiftlight configurável), velocidade, pressão do coletor/turbo (mostrado em números e/ou gráfico de barras), temperaturas, tensão, etc. É um produtinho que eu desenvolvi e to colocando a venda no mercado.

O motivo de eu vir aqui é que eu desenvolvi esse gauge pra ser compatível com os carros mais recentes no mercado e eu queria saber se ele é compatível com o HB20. E pra isso eu precisava descobrir qual é o protocolo OBD2 que o carro usa. Alguma alma caridosa conseguiria verificar isso pra mim por favor?

Isso é fácil de fazer, quem tem o ELM327 e usa um app como o Torque, é só conectar tudo no carro, abrir o aplicativo, entrar em "Adapter Status" e depois procurar por "Protocolo OBD2". Eu queria saber o que aparece aí.

Sendo compatível eu poderia oferecer ele a venda pra vcs com um descontinho.

Quem puder me ajudar eu agradeço de antemão.

Obrigado e abs!


E aí fcig, blz???

Eu tenho o ELM327 e o torque, posso te conseguir essa informação.

Amanhã eu dou uma olhada e te passo aqui no tópico, pode ser???

Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 22 Abr 2017 23:29 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Sobre este scanner, eu vi em algum lugar que o scanner além de fazer a leitura, também estava alterando parâmetros da injeção, para os conhecedores do assunto, isso procede?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 23 Abr 2017 02:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
VAGNERF1 escreveu:
Sobre este scanner, eu vi em algum lugar que o scanner além de fazer a leitura, também estava alterando parâmetros da injeção, para os conhecedores do assunto, isso procede?



Vagner, esses scanners de diagnósticos não tem um software capaz de entrar na programação original de nenhuma ECU automotiva.

Para isso existem outros programas usados por quem trabalha com remaps de ECUs que podem acessar os mapas de calibração de um motor e modifica-los ao gosto do profissional.

Além desses softwares, apenas os piggybacks como por exemplo, o unichip que tenho instalado no meu jetta é que tb tem a capacidade de alterar todos os mapas da ECU do veículo de acordo com os objetivos do profissional.

Lembrando tb que esses scanners usados por CCS e oficinas mecânicas APENAS identificam e fazem o diagnóstico dos códigos de falhas e de erros que estejam armazenados na memória da ECU e tb apagam esses erros, mas eles NUNCA tem a capacidade de consertar um sensor ou outro tipo de defeito detectado por esses scanners.

Para isso, é necessário que profissional SUBSTITUIA ou conserte o componente detectado como defeituoso por esses scanners para que esses erros não voltem mais nem a serem detectados pela ECU e nem provoquem novamente o acendimento no painel daquela luz amarela de pane da injeção.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 12:18 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2017 13:34
Mensagens: 4
Leo_rs escreveu:
E aí fcig, blz???

Eu tenho o ELM327 e o torque, posso te conseguir essa informação.

Amanhã eu dou uma olhada e te passo aqui no tópico, pode ser???

Abraço!

Obrigado amigo, quando conseguir da um toque aí.


VAGNERF1 escreveu:
Sobre este scanner, eu vi em algum lugar que o scanner além de fazer a leitura, também estava alterando parâmetros da injeção, para os conhecedores do assunto, isso procede?

É o que o ianisgreek comentou, os scanners são produtos voltados pra diagnóstico então a grosso modo o que eles fazem é ler parâmetros/sensores do carro. Eles conseguem manipular algumas poucas coisas como aprendizado de combustível, ler/zerar códigos de erros e outras coisas mais, mas não vai muito além disso.

Outro ponto é que é muito elogio chamar esses apps de celular de scanners. O foco deles são os entusiastas, eles ajudam a entender o funcionamento e checar erros mas não substituem um scanner profissional.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 27 Abr 2017 14:53 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
fcig escreveu:
Leo_rs escreveu:
E aí fcig, blz???

Eu tenho o ELM327 e o torque, posso te conseguir essa informação.

Amanhã eu dou uma olhada e te passo aqui no tópico, pode ser???

Abraço!

Obrigado amigo, quando conseguir da um toque aí.


VAGNERF1 escreveu:
Sobre este scanner, eu vi em algum lugar que o scanner além de fazer a leitura, também estava alterando parâmetros da injeção, para os conhecedores do assunto, isso procede?

É o que o ianisgreek comentou, os scanners são produtos voltados pra diagnóstico então a grosso modo o que eles fazem é ler parâmetros/sensores do carro. Eles conseguem manipular algumas poucas coisas como aprendizado de combustível, ler/zerar códigos de erros e outras coisas mais, mas não vai muito além disso.

Outro ponto é que é muito elogio chamar esses apps de celular de scanners. O foco deles são os entusiastas, eles ajudam a entender o funcionamento e checar erros mas não substituem um scanner profissional.



Pois é FCIG, eu vi no canal do Youtube da Hitorque, sobre esta alteração que o aparelho estava executando, depois disso fiquei com receio de comprar um OBD por bluethot... se for possivel, de uma pesquisada lá, e veja se concorda, se for possivel achar claro...
Quando o seu material estiver pronto, veja se há algum impedimento de anunciar aqui, creio que uma boa parcela do pessoal aqui irá se interessar

Valeu


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 01 Mai 2017 12:57 
Offline

Registrado em: 17 Ago 2016 22:43
Mensagens: 60
Localização: Rio Grande do Sul
fcig escreveu:
Obrigado amigo, quando conseguir da um toque aí.


Boa tarde.

Fcig, olhei nas configurações do adaptador e não encontrei a informação, mas fiz uma busca na internet para ver se encontrava algo relacionado e achei que a principio a conexão é CAN/K-line ou CAN 11Bit 500kB.

Sinto muito não poder ajudar muito, mas tanto no torque quanto no DashCommand não encontrei essa informação.

Se por acaso eu puder te ajudar de outra forma me avise.

Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Gauge/Scanner OBD2 HB20
MensagemEnviado: 08 Mai 2017 22:50 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2017 13:34
Mensagens: 4
VAGNERF1 escreveu:
Pois é FCIG, eu vi no canal do Youtube da Hitorque, sobre esta alteração que o aparelho estava executando, depois disso fiquei com receio de comprar um OBD por bluethot... se for possivel, de uma pesquisada lá, e veja se concorda, se for possivel achar claro...
Quando o seu material estiver pronto, veja se há algum impedimento de anunciar aqui, creio que uma boa parcela do pessoal aqui irá se interessar

Valeu

Eu também acompanho os vídeos do ADG (ultimamente nem tanto) mas dos que eu assisti até agora nenhum tocou no assunto. Me passa o link do vídeo que eu dou uma olhada, fiquei curioso.

Do gauge eu já consegui aprontar ele. Eu fui ver as regras e não achei nada kkkkk, vou deixar aqui uma apresentaçãozinha básica e se não for problema eu faço depois um post ou tópico completo descrevendo direito. Segue algumas características dele:

- Case compacto em black piano - acompanha fita dupla face para fixação no painel
- Display gráfico de OLED - excelente visualização tanto de dia como de noite e com 2 opções de display disponíveis: um com imagem na cor branca e outro com imagem na cor azul
- Shiftlight piscante - com possibilidade de escolher a rotação que o alerta aparece ou mesmo desligar o recurso
- Registro de velocidade máxima atingida
- Exibição da pressão do turbo disponível em forma numérica, gráfico de barras, e numérico e gráfico de barras ao mesmo tempo
- Sistema inteligente de economia de energia - entra em hibernação quando o carro é desligado
- Interruptor de liga/desliga
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados

Parâmetros mostrados:
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador em ºC
- Boost - Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) em bar - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão em ºC
- Abertura da borboleta em %
- Tensão da bateria em Volts
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)

Duas fotos dele em funcionamento:

Imagem

Imagem

Quem se interessar pode entrar em contato comigo por MP.


Leo_rs escreveu:
Boa tarde.

Fcig, olhei nas configurações do adaptador e não encontrei a informação, mas fiz uma busca na internet para ver se encontrava algo relacionado e achei que a principio a conexão é CAN/K-line ou CAN 11Bit 500kB.

Sinto muito não poder ajudar muito, mas tanto no torque quanto no DashCommand não encontrei essa informação.

Se por acaso eu puder te ajudar de outra forma me avise.

Abraço.

Sem problemas.
Eu também fiz umas buscas e parece ser CAN 11Bit 500kB mesmo, se for isso o meu gauge é compatível.

Eu tenho um print do torque pro, aparece assim:

Imagem

Se achar isso lá eu agradeço mas se não achar não tem problema. Valeu pelo trabalho que vc teve.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB