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Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógico? https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=64&t=9867 |
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Autor: | Roberto Bertoche [ 16 Jun 2015 08:26 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Bom dia, jb. Só não entendi a parte de que o gelo na evaporadora pode provocar calço hidráulico no compressor. Valeu, Abraço, |
Autor: | MAMK [ 16 Jun 2015 16:50 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Obrigado pela explicação tao tecnica, mas ainda fiquei sem entender por que a temperatura continua caindo (resfriando) dentro do carro, com o uso continuo do ar condicionado. É como se não tivesse termostato e tenho que desliga-lo, apesar de sentir que o compresor arma e desarma várias vezes durante o uso. Enviado usando Tapatalk 2 |
Autor: | jbpkruppa [ 17 Jun 2015 23:41 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Vamos por partes... O ar condicionado basea-se no simples princípio de que a matéria altera seu estado físico (sólido, líquido, gasoso) ao ganhar ou perder calor. Por exemplo, a água da chaleira evapora (ao atingir 100 graus celsius) ganhando calor do fogo, e congela no freezer ao perder calor e atingir 0 grau celsius. Ainda, basea-se no princípio que há correlação de pressão e temperatura (quanto maior a pressão, maior a temperatura; quanto menor a pressão, menor a temperatura). Por isso, utiliza-se de refrigerante - substância altamente volátil que tem facilidade de ganhar ou perder calor, alterando seu estado físico. Na serpentina que há dentro do painel, chamada de evaporador, o refrigerante diminui bruscamente sua pressão e tende a evaporar, mas para tanto necessita de calor. Dessa maneira, por indução térmica, ele "rouba" o calor do vento que passa pelas aletas de alumínio do evaporador. Assim o vento perde calor (esfria) e o refrigerante ganha calor e evapora. Após sair do evaporador, o refrigerante é succionado pelo compressor, que bomba para a linha de descarga, aonde o processo se inverte (compressão do refrigerante, aumento de pressão, aumento de temperatura e alteração de seu estado físico para liquido, dispensando o calor no vento que passa pelas aletas do condensador). Acontece que o compressor só pode bombear o refrigerante na forma gasosa, sendo que o líquido não tem compressão (experimente apertar uma garrafa pet vazia e faça o mesmo procedimento com a garrafa cheia completamente de água e verá que a dificuldade aumenta consideravelmente). Caso o compressor bombe o refrigerante na forma líquida, haverá um tranco interno e irá danificar seus pistões - fenômeno denominado calço hidráulico. No caso do termostato, ele evita que o evaporador atinja temperaturas abaixo de zero, cortando o funcionamento do compressor e, consequentemente do fluxo do refrigerante, quando a temperatura chega próxima a 4 ou 5 graus em seu bulbo (que está alojado no evaporador) e religa o sistema quando essa temperatura sobe novamente e atinge por volta de 8 a 9 graus, ficando ciclando entre estas temperaturas. Se o termostato não funciona (ou se não há termostato), o evaporador atinge temperaturas abaixo de zero e a água que está condensada em sua parede (processo similar a uma lata de cerveja gelada removida do freezer e em contato com o ar úmido) começa a congelar, formando uma parede de gelo que impede o fluxo do vento e isola o refrigerante, não permitindo que o mesmo ganhe calor do vento e possa evaporar. Assim, ele continua no estado líquido e chega até o compressor nessa forma, gerando o calço hidráulico. No caso da dúvida do MAMK, o volume (medido em litros) de ar que passa pelo evaporador e perde calor aumenta com o tempo, mesmo o compressor ligando e desligando, já que nesse processo o ventilador do painel não cessa. Assim, o frio se espalha por toda a cabine e dá a sensação de que está cada vez mais frio. Vale lembrar que o intervalo de tempo em que o termostato desliga o compressor e liga novamente gira em torno de 30 segundos. |
Autor: | Ricardo M. [ 17 Jun 2015 23:44 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Por isso que gosto de participar sempre por aqui, muita informação boa! |
Autor: | juniorj [ 17 Jun 2015 23:52 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Refrigeração é mesmo fascinante... Quem a inventou então, um gênio! Valew pela aula! |
Autor: | bernardo_bee [ 21 Jun 2015 15:14 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
jbpkruppa escreveu: Vamos por partes... O ar condicionado basea-se no simples princípio de que a matéria altera seu estado físico (sólido, líquido, gasoso) ao ganhar ou perder calor. Por exemplo, a água da chaleira evapora (ao atingir 100 graus celsius) ganhando calor do fogo, e congela no freezer ao perder calor e atingir 0 grau celsius. Ainda, basea-se no princípio que há correlação de pressão e temperatura (quanto maior a pressão, maior a temperatura; quanto menor a pressão, menor a temperatura). Por isso, utiliza-se de refrigerante - substância altamente volátil que tem facilidade de ganhar ou perder calor, alterando seu estado físico. Na serpentina que há dentro do painel, chamada de evaporador, o refrigerante diminui bruscamente sua pressão e tende a evaporar, mas para tanto necessita de calor. Dessa maneira, por indução térmica, ele "rouba" o calor do vento que passa pelas aletas de alumínio do evaporador. Assim o vento perde calor (esfria) e o refrigerante ganha calor e evapora. Após sair do evaporador, o refrigerante é succionado pelo compressor, que bomba para a linha de descarga, aonde o processo se inverte (compressão do refrigerante, aumento de pressão, aumento de temperatura e alteração de seu estado físico para liquido, dispensando o calor no vento que passa pelas aletas do condensador). Acontece que o compressor só pode bombear o refrigerante na forma gasosa, sendo que o líquido não tem compressão (experimente apertar uma garrafa pet vazia e faça o mesmo procedimento com a garrafa cheia completamente de água e verá que a dificuldade aumenta consideravelmente). Caso o compressor bombe o refrigerante na forma líquida, haverá um tranco interno e irá danificar seus pistões - fenômeno denominado calço hidráulico. No caso do termostato, ele evita que o evaporador atinja temperaturas abaixo de zero, cortando o funcionamento do compressor e, consequentemente do fluxo do refrigerante, quando a temperatura chega próxima a 4 ou 5 graus em seu bulbo (que está alojado no evaporador) e religa o sistema quando essa temperatura sobe novamente e atinge por volta de 8 a 9 graus, ficando ciclando entre estas temperaturas. Se o termostato não funciona (ou se não há termostato), o evaporador atinge temperaturas abaixo de zero e a água que está condensada em sua parede (processo similar a uma lata de cerveja gelada removida do freezer e em contato com o ar úmido) começa a congelar, formando uma parede de gelo que impede o fluxo do vento e isola o refrigerante, não permitindo que o mesmo ganhe calor do vento e possa evaporar. Assim, ele continua no estado líquido e chega até o compressor nessa forma, gerando o calço hidráulico. No caso da dúvida do MAMK, o volume (medido em litros) de ar que passa pelo evaporador e perde calor aumenta com o tempo, mesmo o compressor ligando e desligando, já que nesse processo o ventilador do painel não cessa. Assim, o frio se espalha por toda a cabine e dá a sensação de que está cada vez mais frio. Vale lembrar que o intervalo de tempo em que o termostato desliga o compressor e liga novamente gira em torno de 30 segundos. É isso mesmo, está corretíssimo. Calço hidráulico é bom possível e sim compressor da GM não dura muito, alias os Astra dos meus amigos já trocaram compressor, mesmo sendo a versão com ar digital. O HB20 vc saberia dizer se tem os sensores ?? |
Autor: | jbpkruppa [ 21 Jun 2015 16:41 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Sim, o HB tem termostato sim. |
Autor: | Claudio Negreiros [ 25 Jan 2016 07:50 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Acho q estou com problema neste sensor pois após aproximadamente 2h de viagem o fluxo de ar diminuiu consideravelmente... mesmo na velocidade 4. Assim q percebo, desligo o AC e deixo a ventilação no máximo até que o fluxo normalize. Chega até expelir gelo... agora depois da informação de calço hidráulico fiquei preocupado... |
Autor: | Claudio Negreiros [ 25 Jan 2016 07:53 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Será que é fácil acessar o evaporador para inspecionar este sensor? Pode ser q este não esteja devidamente posicionado... |
Autor: | Ricardo M. [ 25 Jan 2016 10:05 ] |
Título: | Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi |
Claudio Negreiros escreveu: Acho q estou com problema neste sensor pois após aproximadamente 2h de viagem o fluxo de ar diminuiu consideravelmente... mesmo na velocidade 4. Assim q percebo, desligo o AC e deixo a ventilação no máximo até que o fluxo normalize. Chega até expelir gelo... agora depois da informação de calço hidráulico fiquei preocupado... Deve ser algum problema mesmo Cláudio. Meu HB20 com 1 ano e 5 meses, ainda não apresentou nenhum problema no ar. Inclusive, algumas vezes o ar fica ligado até por 4 horas em viagens, sem desligar. Faça uma visita a css. Abraços, |
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