Fernando Mueller escreveu:
Pois é pessoal, levei o carro ontem na css.
Deixei as 10:30, e peguei as 16:00.
Foi efetuada a atualização do módulo, troca do filtro de combustível(pois o mesmo segundo o mecânico estava muito sujo, já veio de fábrica)e calibragem das velas.
Peguei o carro lavado e aspirado e fui para casa, para minha surpresa depois de rodar uns 25Km o carro voltou a falhar.
Liguei para CSS e remarquei para a semana que vem , para reavaliar.
Mas para minha total surpresa, o Sandro que é o chefe da oficina perguntou qual combustível estava usando, respondi que era 80% etanol e 20% gasolina pódium. Sabe o que ele me respondeu? Que não se pode usar os combustíveis misturados, e um ou outro.
Fiquei doido, me respondam amigos, ou eu sou muito burro , pois sempre achei que carro flex poderia usar a mistura de combustível que eu quisesse( no manual do carro indica isso), ou esse cara não sabe picirica nenhuma.
Quarta feira que vem vou deixar o carro de novo na CSS, e vou mostrar no manual como funciona um carro flex.
OBS: só gostaria de saber como ele quer que eu abasteça com um combustível apenas.
Deixo o carro dar uma pane seca, vou empurrando o carro até o posto e só assim botar outro combustível?
E tome bronca!
Fernando, para lhe ajudar, vou postar aqui alguns sintomas que o veículo sofre com o tal erro no módulo:
Carro "xôxo";
Sem força;
Bastante lento nas arrancadas (como estivesse com o motor travado, só "descola" a partir dos 2500 rpms e até chegar lá é um sufoco danado, o cara tem que pisar até o talo e mesmo quando chega aos 2500 giros, sente-se que o comportamento ainda não está normal);
O carro fica dando uns trancos, como tivesse frenando;
Quanto ao consumo, ora faz 11 km/l, ora faz 8,5 km/l (ou menos se pisar muito);
Com o ar ligado nota-se uma sensação de carro pesado;
Dificuldades em subir ladeiras.
OBS.: Notei que quando o motor atinge a sua temperatura normal é que ocorre tudo isso, quando estar frio ele não apresenta esses sintomas. E claro, abastecido 100% na gasolina.
Bem, ao meu ver e resumindo, não há outra solução se não ordenarem que eles troquem o seu módulo da central ou mesmo atualizem com o firmware de fato que possua a versão de correção do tal problema.
Na época eles me informaram que isso se trata de "recall branco" e chegando lá na CS eles iriam realizar o procedimento padrão estabelecido pela fábrica, me falaram que no final de Outubro houve uma espécie de comunicado oficial sinalizado pela fábrica justamente com esses sintomas e a ordem até então era trocar o módulo de injeção, caso aparecesse algum cliente com a tal falha. Como na época não conseguiram simular, reproduzir o "erro de potência" em meu carro e não havia quaisquer sinalização do setor de engenharia da montadora no tocante à atualização do software (que vem embarcado no equipamento), decidiram então trocar a peça mesmo para uma pertencente a um outro lote, já que não se conseguiu resolver com a reprogramação, foi o mesmo caso do amigo Zael Lopes de Brasília (membro daqui do fórum).
Já no caso do Marcos Mazarin (um amigo de São Paulo pertencente também ao fórum e que também teve o mesmo problema), foi realizado o procedimento de atualização, na época se não me falhe a memória, ele foi comunicado pelo SAC da Hyundai para levar seu veículo a CS e lá realizaram o tal procedimento que por sinal é bem rápido, coisa de minutos.
Todos estes membros que eu citei possuem HB20 com motor 1.6, inclusive o meu também. Outra informação e que talvez seja coincidência, mas os problemas citados ocorreram com automóveis fabricados no final do ano passado (14/15).
Mande eles fazerem vários testes em seu veículo, vou sugerir alguns testes, são eles:
Bomba de combustível;
Sonda lambda;
Sensor map;
Sensor de fluxo de ar;
Sensor de detonação;
Corpo de borboletas;
Atuadores;
Velas;
Bicos injetores;
E claro, a própria ECU.
Ordene-os a não "resetar" o módulo, diga que não vai aceitar, pois isso não estará resolvendo definitivamente o problema e sim de forma paliativa, eles tem que averiguarem de fato o que está ocasionando esse erro, estou achando que eles não fizeram o upgrade com a versão do firmware mais atualizada que realmente corrige a falha em questão e sim apenas "reiniciaram/resetaram" a injeção eletrônica, eles precisam acharem de fato a raíz do problema, haja vista que será (ou já foi) a sua segunda visita a CS.
Informe todos os sintomas que o seu veículo está sofrendo com o maior nível de detalhes possível e mostre que está bastante por dentro do assunto, eu notei que se eles notarem que você não tem conhecimento pelo menos teórico, eles aproveitam a ocasião para lhe ludibriar, como esse tal de Sandro ai que "mentiu feio" até demais!
Bem, qualquer dúvida, sugestão, apoio, estou aqui para ajudar no que for preciso, bem como todos nós aqui do fórum.
Ah! Caso necessite, meu e-mail é o
davidmouranascimento@gmail.comAbraços