Bem-vindo: 26 Abr 2024 06:13

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 26 Fev 2015 20:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Carlos, achei interessante e proveitoso o compartilhamento das suas experiências.
Legal ouvir relatos minuciosos como o seu.
Como o Ricardo, acho que é etanol.

Mas não faz diferença.
O meu HB20 bateu pino na primeira vez que deixei só gasolina no tanque.
Demorei um pouco a perceber a relação entre uma coisa e outra.
Batia pino e eu tinha de me policiar para não forçar o motor nas saídas, ao sair da imobilidade.
Estava viajando e acho que foi numa CCSS que me disseram que completasse com etanol.
Claro!

Depois da viagem falei sobre isso na minha CCSS e eles disseram conhecer o problema e que por enquanto a solução disponível era não deixar o tanque só com gasolina, mas acrescentar pelo menos uns 20% de etanol.

Então ficou assim.

No outro, no vermelho, nem tentei e nem quero saber se ele aceita andar só com gasolina.
Ele vai seguir a dieta do irmão, etanol com um cheiro de gasolina, talvez para aumentar um pouco o poder calorífico do etanol.
No mais, nos meus, ou é isso ou é etanol puro.

Abraço,

Antes de publicar havia duas novas mensagens

Ricardo de Melo escreveu:
Carlos A. escreveu:
Se o tanque do HB estiver abastecido com álcool, por que o tanquinho vem sem gasolina?


Mas vem sem gasolina mesmo, o tanquinho?


Poderiam colocar 20 ml de podium (ia sobrar poucos vestígios) e 5 l de etanol no tanque.
Iam economizar quase 5 vezes mais... :lol:

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 26 Fev 2015 20:22 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Ricardo de Melo escreveu:
Carlos A. escreveu:
Se o tanque do HB estiver abastecido com álcool, por que o tanquinho vem sem gasolina?


Mas vem sem gasolina mesmo, o tanquinho?

Quando eu saí da css completei, mas nem perguntei se estava vazio.

Será que eles não colocam uns 200 ml, ou menos, para garantir essas partidas a frio?


Então Ricardo.
O dia em que fiz o teste drive, esqueci de cheirar a tampa do bocal de abastecimento do tanque principal para confirmar com qual combustível estavam os carros no estoque de zero km.
Uma coisa é certo, não vem gasolina no tanquinho, isso eu conferi.
Inclusive verifique esse outro tópico, muitos confirmam que não tinha gasolina ali: viewtopic.php?f=7&t=7621&start=20

pra mim é mais uma questão técnica vir com gasolina no tanque principal (mas preciso confirmar) aí esse custo da gasolina entra no valor de produção do carro.

abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 26 Fev 2015 20:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Roberto Bertoche escreveu:
Poderiam colocar 20 ml de podium (ia sobrar poucos vestígios) e 5 l de etanol no tanque.
Iam economizar quase 5 vezes mais... :lol:


Aliás, economizaria ainda mais:

gasolina 5l x R$ 3,40 x 400 000 = R$ 6 800 000,00
etanol 5l x R$ 2,20 x 400 000 = R$ 4 400 000,00

Economizariam R$ 2,4 milhões, em vez dos R$ 360 mil.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 26 Fev 2015 20:49 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Roberto Bertoche escreveu:
Carlos, achei interessante e proveitoso o compartilhamento das suas experiências.
Legal ouvir relatos minuciosos como o seu.
Como o Ricardo, acho que é etanol.

Mas não faz diferença.
O meu HB20 bateu pino na primeira vez que deixei só gasolina no tanque.
Demorei um pouco a perceber a relação entre uma coisa e outra.
Batia pino e eu tinha de me policiar para não forçar o motor nas saídas, ao sair da imobilidade.
Estava viajando e acho que foi numa CCSS que me disseram que completasse com etanol.
Claro!

Depois da viagem falei sobre isso na minha CCSS e eles disseram conhecer o problema e que por enquanto a solução disponível era não deixar o tanque só com gasolina, mas acrescentar pelo menos uns 20% de etanol.

Então ficou assim.

No outro, no vermelho, nem tentei e nem quero saber se ele aceita andar só com gasolina.
Ele vai seguir a dieta do irmão, etanol com um cheiro de gasolina, talvez para aumentar um pouco o poder calorífico do etanol.
No mais, nos meus, ou é isso ou é etanol puro.

Abraço,

Antes de publicar havia duas novas mensagens

Ricardo de Melo escreveu:
Carlos A. escreveu:
Se o tanque do HB estiver abastecido com álcool, por que o tanquinho vem sem gasolina?


Mas vem sem gasolina mesmo, o tanquinho?


Poderiam colocar 20 ml de podium (ia sobrar poucos vestígios) e 5 l de etanol no tanque.
Iam economizar quase 5 vezes mais... :lol:


Roberto,
Obrigado pelos comentários....

...sobre a popular 'batida de pino' ao utilizar gasolina em seu HB. Infelizmente, os "mexânicos" - na maioria dos casos - mas ainda temos alguns que salvam...talvez não deram as informações técnicas a você, dizendo apenas: coloca álcool que resolve!
Existem alguns fatores que levam esse fenômeno (pré-detonação).
1) Um dos fatores pode ser gasolina adulterada;
2) Outro fator, pode ser a octanagem da gasolina - abaixo do ideal - e seu poder anti-detonante - ignição espontânea.
3) Redução no teor de álcool da gasolina - em 2012 e parte de 2013 caiu um pouco.

Em todos os casos, adicionando-se álcool hidratado ao tanque, resolve-se o problema.

A tendência, após a correção adicionando álcool, é que você tenha percebido 'outro carro' o motor acordou!!!
Isso porque, a injeção tentou corrigir ao máximo para evitar a pré-detonação com essa gasolina, e por isso atrasou ao máximo o ponto de ignição, mas infelizmente, as condições do combustível não foram suficientes para corrigir o problema. So resolveu quando se misturou álcool.

Outra coisa que facilita a batida de pino é a elevada taxa de compressão do motor, acho que o HB 1.6 tem taxa acima de 12:1 ou seja, é ideal para rodar no álcool, assim qualquer gasolina ruim vai 'detornar' bater pino.

Ou se você usar Podium no tanque, ela que tem a maior octanagem entre as gasolinas, certamente não haverá problemas e poderá manter um desempenho semelhante ao do álcool!! Já fiz isso em motores com elevada taxa e funciona.

não sei se fui claro, qualquer coisa pergunte!
Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 26 Fev 2015 23:27 
Offline

Registrado em: 29 Jan 2015 14:03
Mensagens: 8
Bom pessoal,pesquisei bastante sobre isso e apesar dos escândalos,ainda acho a informação do site da Petrobras confiável.

Vejamos primeiramente a diferença entre as gasolinas disponíveis segundo a Petrobrás:

Gasolina Pódium : IAD 95,recomendada para motores com taxa de compressão maior que 10:1,( é o caso do HB20 1.6 que tem taxa de 12:1);

Gasolina Premium : IAD 91,deixou de ser comercializada;

Gasolina Grid : IAD 87,é a gasolina comum acrescida de aditivos e redutores de atrito.Recomendada para motores com taxas de compressão até 10:1;

Gasolina Comum : IAD 87,a mesma gasolina que a Grid,porém sem aditivos e redutores de atrito;

Etanol : Tem como característica um poder antidetonante similar ao da Gasolina Podium,embora a designação não seja a mesma (IAD).

Resumindo:Para o motor do HB20 1.6,segundo estes conceitos,o combustível recomendado é de fato Pódium ou Etanol.

Meu carro está agora com 2 mil km.Abasteci o primeiro tanque com Etanol sem saber exatamente por quê e a partir daí só Pódium.
O custo disso sobre a gasolina Grid aqui na minha cidade é de R$ 26,00 por tanque, é significativo,mas o desempenho geral do carro parece compensar.

O que me parece é que de fato a Injeção faz o ajuste do ponto para o tipo de combustível,mas tecnicamente o recomendado é Pódium ou Etanol.
Mas como explicar ao cliente que compra um carro desta faixa de preço que o combustível que terá que usar é o mais caro do mercado?

Na minha opinião,vou continuar na Pódium até uns 3 mil km e depois passar para Etanol.
Pelas médias que fiz até agora,os custos ficaram em:
Etanol :R$ 0,284/Km
Grid :R$ 0,355/Km
Pódium:R$ 0,393/Km
Ou seja: em 10 mil Km a diferença entre rodar com Etanol ou Pódium pode chegar a R$ 1.090,00.

Um abraço e vamos pensando no assunto,

_________________
Fernando
HB20 S Premium 1.6 AT. 2015/2015


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 27 Fev 2015 00:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Carlos A. escreveu:
... Infelizmente, os "mexânicos" - na maioria dos casos - mas ainda temos alguns que salvam...talvez não deram as informações técnicas a você...
não sei se fui claro, qualquer coisa pergunte!


Carlos, não compreendi a parte em que você desqualifica os mecânicos que me atenderam, e depois você mesmo diz a mesma coisa, que "Em todos os casos, adicionando-se álcool hidratado ao tanque, resolve-se o problema".
Assim como você parece conhecer, os mecânicos que me atenderam também me pareceram bons e competentes. E porque não teriam sido?

E nessa outra parte, de "A tendência...é que você tenha percebido 'outro carro' o motor acordou!!!", isso não aconteceu porque eu sempre abasteci com etanol, prefiro o etanol e uso etanol, e naquela ocasião estava viajando e resolvi testar o carro com gasolina e por isso não senti nada especial ao voltar a abastecer com etanol, ele apenas ficou normal como sempre.
Apenas o resultado do teste foi descartar a ideia de usar gasolina.
Quanto à podium, ela não rola. Não melhora nada a potência em relação ao etanol e consome apenas um pouco menos.
Aqui ela esta a mais de R$ 4,70 e com o etanol a R$ 2,20 usar a podium num carro flex não tem nada a ver. Consome quase igual e anda menos.
A podium não é ruim, é cara. Uso ela apenas na XTZ-250 que não é flex e um tanque são só 11 litros.
Com etanol no HB20 estou fazendo na cidade a média de R$ 0,25 por km (etanol a R$ 2,20). Está bom.

Desculpe reclamar, mas você fez um julgamento precipitado e atacou meus amigos mecânicos.
Dessa vez passa... :lol:

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 27 Fev 2015 09:25 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Roberto Bertoche escreveu:
Carlos A. escreveu:
... Infelizmente, os "mexânicos" - na maioria dos casos - mas ainda temos alguns que salvam...talvez não deram as informações técnicas a você...
não sei se fui claro, qualquer coisa pergunte!


Carlos, não compreendi a parte em que você desqualifica os mecânicos que me atenderam, e depois você mesmo diz a mesma coisa, que "Em todos os casos, adicionando-se álcool hidratado ao tanque, resolve-se o problema".
Assim como você parece conhecer, os mecânicos que me atenderam também me pareceram bons e competentes. E porque não teriam sido?

E nessa outra parte, de "A tendência...é que você tenha percebido 'outro carro' o motor acordou!!!", isso não aconteceu porque eu sempre abasteci com etanol, prefiro o etanol e uso etanol, e naquela ocasião estava viajando e resolvi testar o carro com gasolina e por isso não senti nada especial ao voltar a abastecer com etanol, ele apenas ficou normal como sempre.
Apenas o resultado do teste foi descartar a ideia de usar gasolina.
Quanto à podium, ela não rola. Não melhora nada a potência em relação ao etanol e consome apenas um pouco menos.
Aqui ela esta a mais de R$ 4,70 e com o etanol a R$ 2,20 usar a podium num carro flex não tem nada a ver. Consome quase igual e anda menos.
A podium não é ruim, é cara. Uso ela apenas na XTZ-250 que não é flex e um tanque são só 11 litros.
Com etanol no HB20 estou fazendo na cidade a média de R$ 0,25 por km (etanol a R$ 2,20). Está bom.

Desculpe reclamar, mas você fez um julgamento precipitado e atacou meus amigos mecânicos.
Dessa vez passa... :lol:

Abraço,


Roberto,

Desculpe se a fase causou a impressão de um ataque direto aos seus amigos mecânicos da css. Observe que nessa mesma frase eu digo que: " - mas ainda temos alguns que salvam...."

E certamente, aqui estão incluídos os seus amigos mecânicos de concessionária. Assim como eu tenho alguns em várias concessionárias de diversas marcas que entram nesse seleto grupo dos que nos atendem bem, são motivados e trabalham com gosto em sua função!!

Infelizmente, na maioria das vezes não é isso que observo e acontece de tudo dentro de algumas css que não vem ao caso aqui o nome e nem marca. Para citar alguns casos de que tenho conhecimento, os problemas foram desde bater o carro do cliente dentro da oficina, até um erro primário de esquecerem de apertar corretamente o filtro de óleo do motor, onde a pessoa rodou com o carro e uns 50km depois notou fumaça no motor (óleo caindo em partes quentes). Como não entendia nada encostou o carro e chegou a pegar o extintor!! mas não foi pra tanto. Resultado, carro retornou de guincho para css.

Existem também exemplos bons, como um caso de um carro da marca "A" que estava sem marcha lenta. A pessoa (um parente) me pediu para eu levar na css - carro já fora da garantia, época em que a maioria tinha apenas 1 ano de garantia. Lá chegando, fui direto no mecânico que tenho amizade. O cara parou o que estava fazendo e pelo meu relato e desconfiança numa peça específica de fácil acesso já foi direto nela pois procedia meu questionamento. Bingo!! era mesmo o motor de passo que quebrou dentro do alojamento e não regulava mais a a marcha lenta. No mesmo instante ele pegou um novo na área de peças, trocou e num prazo de 15 minutos eu estava com o problema resolvido, peça paga e saindo da css.
Outro caso aconteceu comigo, comprei um semi-novo (carro com 2 anos de uso e 20.000km também fora de garantia) fui fazer uma revisão em casa com troca de óleo e filtros (sim, tenho ferramental para isso). Ao trocar o filtro de combustível, que tem conexão com engate rápido, ocorreu vazamento de gasolina após ligar a ignição e pressurizar o sistema. Entrei em contato com o consultor da css da marca da minha cidade, e o cara disse : 'nunca vi esse defeito'!
Não pedi garantia e nem estava exigindo nada em garantia do cara, só queria saber como resolver.
Aí na época sem muito conhecimento e contato dentro das css, um amigo indicou uma concessionária da marca numa outra cidade perto da minha que seria muito boa. Resolvi ligar lá e fazer a mesma pergunta, prontamente o consultor que me atendeu disse que conhecia o defeito, comum às primeiras unidades do modelo (ainda novo no mercado), aí eu comentei que o carro já estava fora de garantia fazia 1 ano, mesmo assim ele disse que iria tentar a solução junto a montadora sem custos e anotou meu telefone para um retorno. Desliguei duvidando que isso seria feito, mas 2 dias depois a pessoa me ligou para agendar a troca de toda tubulação de combustível em garantia!!!
Ah sim! retornei o filtro velho no lugar para estancar o vazamento e ir até a css. Lá chegando tive um atendimento com 'tapete vermelho', acompanhei o serviço, o mecânico trocou tudo colocou o filtro novo que eu levei, depois ainda lavaram o carro e me devolveram sem nenhum custo mesmo!! Isso foi em 1999, época em que não se tinha a facilidade de hoje com e-mail´s em qualquer lugar etc. A causa do defeito era a 'inconformidade' como as montadoras dizem nos Recall, no diâmetro do bico do filtro novo, que era coisa de décimo de mm menor que o utilizado na montagem do carro. Tal nota técnica, havia sido AMPLAMENTE divulgada pela fabricante do filtro junto a montadora que assumiu a troca dessa tubulação, ou seja, o consultor da css na minha cidade sabia do problema, mas ignorou o fato, tanto que o carro em questão, havia sido revisado (no primeiro ano) nessa css onde foi comprado inclusive pelo primeiro dono e pior, não teve o filtro de gasolina trocado!!! legal né? como eu sei disso, simples: o filtro que estava no meu carro era original de fábrica fornecido pela Fram fabricado nos EUA e a reposição nas css cujo problema foi detectado, deu-se pela fabricação e fornecimento da FRAM basileira como peça Genuina = original de fábrica, não havendo a peça 'made in USA' no balcão de peças.

mas é isso!

Espero que compreenda minha posição com relação a maioria dos mecânicos de concessionárias, lembrando que você e eu temos verdadeiros profissionais a disposição! A final, a css é o 'elo' direto entre a marca A, B, C e assim por diante entre o consumidor final e a fábrica, e por carregar a bandeira da montadora, deveria ser sempre a última palavra em excelência no atendimento, profissionais treinados na fábrica e equipamentos de ponta e específicos para manutenção nos carros da marca.

Pra concluir, o que dizer da resposta de um mecânico numa concessionária a qual ainda não conheço um mecânico 'amigo' (enquanto eu acompanhava uma revisão de um ano um carro com apenas 5.000km rodados) e que fazia somente a troca de óleo e filtros nesse carro - que não apresentava defeito e por isso a revisão seria apenas isso - diante da minha pergunta: Você já conheceu a fábrica dessa montadora a qual você representa como mecânico? Como foi o seu treinamento na fábrica?
Resposta: Conhecer a montadora?!?! pra que isso? lá só encaixam peças, pra mim não adianta nada...treinamento em montadora (ele deu risada) acabei de sair do SENAI senhor, nunca ouvi falar nisso!
Por sorte, sei que a formação no SENAI é muito boa, mas de cara notava-se aquele jovem mecânico bem desmotivado. E com pouca pratica se quer na troca de óleo e filtros que seria o básico.
Então deixo claro aqui que não represento marca alguma, sou também ou consumidor final e às vezes acompanho a compra entrega, revisão e detalhes de alguns que me pedem. Sei bem que a prática infelizmente não é essa excelência que deveria ser nas concessionárias em geral. Vale sempre ficar atento, só isso!

abraço,

PS: depois tento dar mais detalhes sobre a questão dos combustíveis.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 27 Fev 2015 09:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Valeu, Carlos A.
Obrigado pela sua atenção e pelo resgate da dignidade profissional dos mecânicos.
As generalizações e o preconceito são quase sempre injustos.
Abração,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 27 Fev 2015 09:57 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Roberto Bertoche escreveu:
Valeu, Carlos A.
Obrigado pela sua atenção e pelo resgate da dignidade profissional dos mecânicos.
As generalizações e o preconceito são quase sempre injustos.
Abração,


Por nada Roberto!

Procuro nunca ser agressivo ou injusto pois não é meu perfil, tanto que eu reforço ter dito que existem os que se salvam. Isso por estar com relativa frequência nesse meio, justamente por procurar ajudar as pessoas próximas - sim, faço isso quando tenho tempo e sem remuneração - acompanhando no assunto "automotivo".
Meus relatos se baseiam único e exclusivamente nessas minhas experiências práticas, ok?

grande abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Primeiro tanque: Gasolina ou Etanol?
MensagemEnviado: 27 Fev 2015 10:10 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
não existe regra de uso de combustível no primeiro abastecimento
vc pode usar qualquer combustível em qualquer quantidade
no manual não há nada expresso

o primeiro abastecimento não é diferente dos demais

-----

o que há, é uma recomendação, com base no pouco combustível que encontra-se no tanque e na linha de combustível do carro

há pessoas, que retiram o carro da loja, zero km, abastecem no primeiro posto e guardam o carro na garagem em poucos km

por vezes, não queimam o combustível novo, apenas o que estava na linha

ao desligar o carro, ele memoriza esse ajuste de injeção e ponto e ao dar partida com um combustível novo, o carro pode ter dificuldade de pegar

imagina quantas reclamações foram evitas apenas com essa recomendação (baseando que o carro vem com um mínimo de álcool no tanque)


Editado pela última vez por viterbo em 02 Mar 2015 11:31, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB