Roberto Bertoche escreveu:
Carlos A. escreveu:
... Infelizmente, os "mexânicos" - na maioria dos casos - mas ainda temos alguns que salvam...talvez não deram as informações técnicas a você...
não sei se fui claro, qualquer coisa pergunte!
Carlos, não compreendi a parte em que você desqualifica os mecânicos que me atenderam, e depois você mesmo diz a mesma coisa, que
"Em todos os casos, adicionando-se álcool hidratado ao tanque, resolve-se o problema".
Assim como você parece conhecer, os mecânicos que me atenderam também me pareceram bons e competentes. E porque não teriam sido?
E nessa outra parte, de "A tendência...é que você tenha percebido 'outro carro' o motor acordou!!!", isso não aconteceu porque eu sempre abasteci com etanol, prefiro o etanol e uso etanol, e naquela ocasião estava viajando e resolvi testar o carro com gasolina e por isso não senti nada especial ao voltar a abastecer com etanol, ele apenas ficou normal como sempre.
Apenas o resultado do teste foi descartar a ideia de usar gasolina.
Quanto à podium, ela não rola. Não melhora nada a potência em relação ao etanol e consome apenas um pouco menos.
Aqui ela esta a mais de R$ 4,70 e com o etanol a R$ 2,20 usar a podium num carro flex não tem nada a ver. Consome quase igual e anda menos.
A podium não é ruim, é cara. Uso ela apenas na XTZ-250 que não é flex e um tanque são só 11 litros.
Com etanol no HB20 estou fazendo na cidade a média de R$ 0,25 por km (etanol a R$ 2,20). Está bom.
Desculpe reclamar, mas você fez um julgamento precipitado e atacou meus amigos mecânicos.
Dessa vez passa...
Abraço,
Roberto,
Desculpe se a fase causou a impressão de um ataque direto aos seus amigos mecânicos da css. Observe que nessa mesma frase eu digo que: " -
mas ainda temos alguns que salvam...."
E certamente, aqui estão incluídos os seus amigos mecânicos de concessionária. Assim como eu tenho alguns em várias concessionárias de diversas marcas que entram nesse seleto grupo dos que nos atendem bem, são motivados e trabalham com gosto em sua função!!
Infelizmente, na maioria das vezes não é isso que observo e acontece de tudo dentro de algumas css que não vem ao caso aqui o nome e nem marca. Para citar alguns casos de que tenho conhecimento, os problemas foram desde bater o carro do cliente dentro da oficina, até um erro primário de esquecerem de apertar corretamente o filtro de óleo do motor, onde a pessoa rodou com o carro e uns 50km depois notou fumaça no motor (óleo caindo em partes quentes). Como não entendia nada encostou o carro e chegou a pegar o extintor!! mas não foi pra tanto. Resultado, carro retornou de guincho para css.
Existem também exemplos bons, como um caso de um carro da marca "A" que estava sem marcha lenta. A pessoa (um parente) me pediu para eu levar na css - carro já fora da garantia, época em que a maioria tinha apenas 1 ano de garantia. Lá chegando, fui direto no mecânico que tenho amizade. O cara parou o que estava fazendo e pelo meu relato e desconfiança numa peça específica de fácil acesso já foi direto nela pois procedia meu questionamento. Bingo!! era mesmo o motor de passo que quebrou dentro do alojamento e não regulava mais a a marcha lenta. No mesmo instante ele pegou um novo na área de peças, trocou e num prazo de 15 minutos eu estava com o problema resolvido, peça paga e saindo da css.
Outro caso aconteceu comigo, comprei um semi-novo (carro com 2 anos de uso e 20.000km também fora de garantia) fui fazer uma revisão em casa com troca de óleo e filtros (sim, tenho ferramental para isso). Ao trocar o filtro de combustível, que tem conexão com engate rápido, ocorreu vazamento de gasolina após ligar a ignição e pressurizar o sistema. Entrei em contato com o consultor da css da marca da minha cidade, e o cara disse : 'nunca vi esse defeito'!
Não pedi garantia e nem estava exigindo nada em garantia do cara, só queria saber como resolver.
Aí na época sem muito conhecimento e contato dentro das css, um amigo indicou uma concessionária da marca numa outra cidade perto da minha que seria muito boa. Resolvi ligar lá e fazer a mesma pergunta, prontamente o consultor que me atendeu disse que conhecia o defeito, comum às primeiras unidades do modelo (ainda novo no mercado), aí eu comentei que o carro já estava fora de garantia fazia 1 ano, mesmo assim ele disse que iria tentar a solução junto a montadora sem custos e anotou meu telefone para um retorno. Desliguei duvidando que isso seria feito, mas 2 dias depois a pessoa me ligou para agendar a troca de toda tubulação de combustível em garantia!!!
Ah sim! retornei o filtro velho no lugar para estancar o vazamento e ir até a css. Lá chegando tive um atendimento com 'tapete vermelho', acompanhei o serviço, o mecânico trocou tudo colocou o filtro novo que eu levei, depois ainda lavaram o carro e me devolveram sem nenhum custo mesmo!! Isso foi em 1999, época em que não se tinha a facilidade de hoje com e-mail´s em qualquer lugar etc. A causa do defeito era a 'inconformidade' como as montadoras dizem nos Recall, no diâmetro do bico do filtro novo, que era coisa de décimo de mm menor que o utilizado na montagem do carro. Tal nota técnica, havia sido AMPLAMENTE divulgada pela fabricante do filtro junto a montadora que assumiu a troca dessa tubulação, ou seja, o consultor da css na minha cidade sabia do problema, mas ignorou o fato, tanto que o carro em questão, havia sido revisado (no primeiro ano) nessa css onde foi comprado inclusive pelo primeiro dono e pior, não teve o filtro de gasolina trocado!!! legal né? como eu sei disso, simples: o filtro que estava no meu carro era original de fábrica fornecido pela Fram fabricado nos EUA e a reposição nas css cujo problema foi detectado, deu-se pela fabricação e fornecimento da FRAM basileira como peça Genuina = original de fábrica, não havendo a peça 'made in USA' no balcão de peças.
mas é isso!
Espero que compreenda minha posição com relação a maioria dos mecânicos de concessionárias, lembrando que você e eu temos verdadeiros profissionais a disposição! A final, a css é o 'elo' direto entre a marca A, B, C e assim por diante entre o consumidor final e a fábrica, e por carregar a bandeira da montadora, deveria ser sempre a última palavra em excelência no atendimento, profissionais treinados na fábrica e equipamentos de ponta e específicos para manutenção nos carros da marca.
Pra concluir, o que dizer da resposta de um mecânico numa concessionária a qual ainda não conheço um mecânico 'amigo' (enquanto eu acompanhava uma revisão de um ano um carro com apenas 5.000km rodados) e que fazia somente a troca de óleo e filtros nesse carro - que não apresentava defeito e por isso a revisão seria apenas isso - diante da minha pergunta: Você já conheceu a fábrica dessa montadora a qual você representa como mecânico? Como foi o seu treinamento na fábrica?
Resposta: Conhecer a montadora?!?! pra que isso? lá só encaixam peças, pra mim não adianta nada...treinamento em montadora (ele deu risada) acabei de sair do SENAI senhor, nunca ouvi falar nisso!
Por sorte, sei que a formação no SENAI é muito boa, mas de cara notava-se aquele jovem mecânico bem desmotivado. E com pouca pratica se quer na troca de óleo e filtros que seria o básico.
Então deixo claro aqui que não represento marca alguma, sou também ou consumidor final e às vezes acompanho a compra entrega, revisão e detalhes de alguns que me pedem. Sei bem que a prática infelizmente não é essa excelência que deveria ser nas concessionárias em geral. Vale sempre ficar atento, só isso!
abraço,
PS: depois tento dar mais detalhes sobre a questão dos combustíveis.