Betox escreveu:
Eu entendi o seguinte: o primeiro abastecimento deve ser feito com álcool porque o HB20 sai da fábrica abastecido com álcool.
Para alternar o combustível, é recomendado rodar alguns kms (após o abastecimento) para reconhecer o combustível e poder render o máximo de consumo e desempenho. Como o veículo é 0km, você precisará rodar esses kms iniciais com álcool. Se você pretende usar gasolina, pode colocar poucos litros de álcool, rodar esses kms iniciais e depois já pode abastecer com a gasolina.
Será que sai mesmo com álcool de fábrica?
Visitei a fábrica, e do lado de fora numa posição mais para o final da linha do montagem haviam tanques identificados: Gasolina, Etilenoglicol (aditivo arrefecimento) e óleo hidráulico (ou nome parecido) mas faz sentido pois seriam os 'enchimentos' necessários para o carro sair da linha de montagem rodando.
Outros pontos:
1) Esses dias estive numa css ao lado da fábrica e haviam vários carros no estoque, eles são entregues rodando do pátio da fábrica para a css a poucos metros de distância (faz sentido essa logística). Esqueci de tirar a tampa do tanque e cheirar, isso mesmo! cheirar para saber se vem com álcool ou gasolina;
2) O que vi nas unidades zero km em estoque era a ausência de gasolina no Sub-tanque (tanquinho de partida a frio), logo conclui que:
a) O tanque de gasolina enorme na fábrica deve ser para abastecimento de alguns litros no tanque principal para que o veículo vá para o teste de rodagem na fábrica e desembarque depois do transporte na css;
b) Levando em conta o tanquinho vazio, provavelmente dificultariam as primeiras partidas e devem ser várias: 1ª -Saída da linha de montagem (motor frio);2ª Partida após parado no primeiro pátio na espera dos testes (motor esfriou novamente); fim do teste tudo OK, novamente aguardando no pátio agora para receber os acessórios na última 'célula': Extintor, triângulo, manual...e depois nova partida ( 3ª) após nova parada (motor frio) no aguardo do embarque para as css.....em alguns casos viagem longa na cegonha e mais 2 partidas até aqui pelo menos 5 partidas no motor: para carregar e descarregar;
Porém não trabalho na fábrica, sou apenas consumidor final e em outros modelos Flex, sempre senti o cheiro de gasolina no tanque. Ah, e ao dar partida em carros no pátio da css zero km sempre pegaram rápido e sem injetar, mas isso em outras marcas. Como disse, é só uma opinião....porém tecnicamente parece mais lógico o carro 'nascer' com gasolina, no tanque.
Seria legal alguém da fábrica confirmar isso.
Outro detalhe: dito que deve-se abastecer com álcool pois sai de fábrica com álcool, não tem lógica pelo seguinte:
Mesmo que venha com álcool temos pouquíssimo combustível no tanque correto?
Então qual a diferença em completar com um combustível diferente? Seria o mesmo caso ao trocar de gasolina pra álcool ou o inverso ao parar num posto de combustível.
Por isso tanto faz.
abraço!