bernardo_bee escreveu:
Se vc encontrar um Civic em bom estado que não tenha sido usado por um garotão é uma boa compra. O Civic em questão é o modelo novo(atual) ou o anterior ( NewCivic) ? Se for o modelo novo não tenho dúvidas que é uma boa compra. Se for o antigo...te aviso que já virou carro de ''mano''. Foi o que disseram alguns vendedores, já que tem muito Civic por ai detonado.
Mas excluindo isso comprar um carro não é só assinar um papel então LEIA abaixo o seguinte texto longo:
1) Veja a manutenção que o carro pede: Ligue na concessionária Honda. Se ele tiver 30mil km, veja se foi feita as revisões anteriores e quanto sai uma revisão para os 40/50/60 mil km. Mesmo que seja fora da concessionária lembre-se que Honda pede ajuste de válvulas a cada 40mil. A Hyundai pede a cada 90mil. E nada de mecânico de esquina hein.
2) O Civic tem alguns ''calcanhares de aquiles'' conhecidos: O suporte/tensionador da correia de acessórios e coxins do motor(suporte do motor) são os poucos pontos fracos do carro, mas são caros para trocar. Suspensão e freios são caros também. Carro automático gasta muito freio. E os discos e pastilhas do Civic são bem mais caros que o do HB20.
3) Se for automático considere trocar fluido do câmbio. Digo isso pois além de essencial com o tempo de acordo com o manual, o carro pode ter passado por áreas alagadas e estar ( ou esteve) contaminado. O motorista pode ter usado o carro em velocidade e rotação próximas do máximo por longos períodos de tempo e isso pede a troca. Peça para alguém que conhece andar nele e sentir as trocas, pois se tiver algum defeito e estiver sem garantia vc gastará cifras grandes em dinheiro. Honda é difícil dar defeito em câmbio mas se algum garotão ficou dando tranco (arrancada brutal) no carro do papai já sabe.
4) Pneus e o custo disso: Um Civic usa aro 16 ou 17. E de largura 205 ou 215 ( não sei ao certo). Pneus dessas medidas não saem por menos de 2000 o jogo completo (de marca boa). O HB20 usa Aro 14 nos modelos Style e Comfort e usa 15 no Premium. Larguras 175 e 185. O que é muito mais barato (1200 reais um jogo completo de marca boa Goodyear/Michelin/Continental).
Apesar de serem mais estreitos, pneus assim são bem seguros durante uma chuva pesada...então não leve em conta isso como o fator primordial da segurança de um carro.
5)Suspensão: Colegas meus que andam em competição carro/moto me disseram que a suspensão do HB20 apesar de muitos reclamaram, ela é sim bem esportiva... e dentro do possível confortável. Porém: ....>> Viajei esses dias com 4 pessoas a bordo e foi tranquilo. Porém ao voltar com 5 pessoas e carga até o teto ele quicava um pouco nos buracos e lombadas/desníveis e isso pode te incomodar. Isso não ocorre no Civic. Porém o porta malas do Civic ( modelo Newcivic) é um tanto que pequeno.
6) Consumo/Desempenho: Tive um amigo muito próximo que tinha um New Civic 2011. E direi algumas coisas que sentimos:
> CIVIC:O Carro abastecido com Etanol simplesmente era impossível de manter. Bebia 5 na cidade e 7 na pista. ( Não tem computador de bordo...então fazíamos a média na bomba do posto). 1 tanque de etanol acabava em poucos dias, e olha que ele andava na pista e a nossa cidade não tem transito. Ele andava apenas na gasolina, pois ai ele se saia melhor. O desempenho com etanol ou gasolina não muda muito.
> HB20: Em desempenho meu HB20 (1.6 Hatch) levava na estrada. Em aceleração 0-160km/h era algo humilhante. O Civic só via as lanternas traseiras do HB20. Quanto ao consumo eu uso 15 a 20% de gasolina no tanque e faço médias de 8,5 na cidade e 12 na pista andando normalmente. . Se for no etanol puro: ele faz 10 na pista e na cidade varia de 6,5 a 7,5 dependendo do uso. Se vc ficar no transito pesado andando e parando a 10km/h não se assuste com o computador indicar médias de 4,5, o que é normal para qualquer carro.
7) Seguro. Cote o seguro de ambos os carros com algum corretor. O Meu perfil : Condutor jovem 25 anos. Circula em cidade de risco baixo de roubo. Cobertura de vidros/farois. Cobertura de 300mil reais para dano corporal a terceiros, 200mil para dano material e 100mil de danos morais.
A minha cobertura como vc viu é bem elevada e poucos (espertos) fazem assim.
Essa cotação num Civic 2011 saiu por 3800 reais. e No HB20 por 2000 reais. No meu caso ok?!.
8) JUROS. Sim Juros. O carro zero geralmente vc consegue juros bem menor ao financiar. O Usado já dispõe de um juros sensivelmente maior.
No meu caso eu paguei a melhor taxa 0% juntando a grana antes e pagando a vista.
Conclusão: Se vc tem como manter o gasto extra do Civic, encontrou um em bom estado e acha ele mais bonito e vai se sentir melhor nele...faça a compra. Se vc vai ser mais racional compre o HB20S ou veja também um New Fiesta Sedan (importado do méxico ainda). Se vc for mais racional ainda vc compra um carro seminovo de menor custo (HB20 ou New Fiesta Sedan). Como Não sei suas possibilidades e suas vontades ai é por sua conta.
Poxa Bernado, obrigado pelas dicas! Irão me ajudar muito.
Na verdade irei comprar o carro à vista e o fato que vc colocou bem foi a manutenção. Realmente a do civic é bem mais salgada do que o HB20s e eu ainda preciso cotar o seguro de ambos para ver em que pé fica.
Já tentei ver um seminovo do HB20s aqui em BH, mas quem tem não vende, muito raro, principalmente a versão premium e automática da qual eu quero.
Tenho outros projetos futuros e tenho 31 anos e nunca tive um carro zero, talvez o HB20s neste momento seja o melhor para mim.
Agradeço pelas dicas!