bernardo_bee escreveu:
Agora vamos falar de motores e perspectivas:
HB20. Motor em alumínio, sistema por corrente de distribuição (eba!), bobinas individuais, embreagem hidráulica, variador de fase...etc. É um motor muito bom. Realmente não é o menos bebedor da turma, mas para andar, tem que mamar hahaha.
1)- Volkswagem com o motor ''novo'' 1.6 16v ? Creio que pode até fazer 0-100 perto de 10segundos, mas 0-160 duvido fazer mais rápido que o HB20. O cambio dos VW tiveram a relação encurtada para deixar ele mais ''esportivo''. Vulgo, ''maquio tudo para meu carro parecer mais rápido no papel.'' A grande vantagem é que aparentam ser econômicos no posto para vc poder gastar na manutenção depois.
Nada mais é que um motor EA111 (que deu pau para caramba, só que agora com um cabeçote 16V e corpo/bloco em alumínio). O motor só colocaram nas versões caras..não sei se é por falta de produção ou medo de dar problema em 300 mil motores como foi em 2009/10. Bem talvez seja as duas coisas!
2)- Ford. Os motores 1.0 (3cilindros), 1.5 e 1.6 são bem interessantes, mas sofrem dos mesmos problemas...são motores que possuem correia dentada. O 1.0 possui bloco em ferro (baixo custo). Dentre os concorrentes apesar desses detalhes acho a Ford como ótima opção.
3)- Fiat. O motor E-torq 1.6 16v ( o 1.8 é uma adaptação) é um bom motor. Obviamente a origem não é da Fiat, foi projeto antigo comprado. É um bom motor. Só falta ser em alúminio e instalarem os variadores de fase. A distribuição é feita por corrente, e não correia ( que milagreeee isso na Fiat !!!!).
4)- GM... o que dizer ??? Tirando os motores 1.6 e 1.8 ecotec, que são usados em carros mais caros ou que saíram de linha, ou importados. Não tem o que falar. Nenhuma novidade. nada...nada...
Só o 1.4 econoxoxo que mudaram as tubagens e fizeram pular de 102 para 106HP. Recentemente passaram a usar bobinas individuais e sensor de massa de ar para melhorar o motor já ''antigão''. bem do 1.0 nem vou falar nada
Aos que notaram que eu pego no pé de carro com correia dentada: 1-) Dá barulho 2-) Arrebenta fácil 3-)A manutenção no Brasil sempre foi feita nas coxas, e até em concessionárias, principalmente das mais antigas (se é que me entendem). Mal sabem trocar isso de Fiat Uno 8válvulas, o que dirá de carros com duplo comando. Além disso quem mora em região com mineração/pó, como B.H. sabe que a correia dentada não dura o que dizem. ( A Ford e VW falam em 160mil Km, pois alegam ser correias de longa duração) Bem, se nem pneu pode rodar mais que 5 anos imaginem uma correia, que claro irá arrebentar após o termino da garantia.
Gostei da sua análise sobre os motores bernardo_bee !
Correia dentada é um temor mesmo. No meu carro anterior, sempre troquei ele com muitos km de antecedência, para evitar problemas maiores, pois ela dificilmente apresentaria sinais de problema antes de arrebentar. Uma peça barata que poderia dar um imenso prejuízo.