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 Título: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economizar
MensagemEnviado: 19 Out 2014 10:40 
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Bom dia gallera do HB20 clube!

(Se quiserem pular o blablabla, vão direto para os ateriscos ;) )

Tenho sondado este fórum há um tempo já. Relizei o meu cadastro recentemente e estou fazendo a minha primeira "aparição" (mais tarde me apresento direitinho no "É novo aqui ? Apresente-se").

Estou criando este tópico pois li vários posts, tanto negativos quanto positivos, sobre o consumo do HB20 e gostaria de compartilhar com vocês algumas boas práticas que adoto para economizar combustível. O que escreverei é nada mais do que o resultado de experiência própria e dicas sugeridas por revistas especializadas.

Indo contra a maioria dos brasileiros, sou muito mais apaixonado por automobilismo do que por futebol. Desde 2000 assino a revista Quatro Rodas e esporadicamente compro a Car and Driver Brasil e Autoesporte (pra variar um pouco as opiniões hehehe). Tirei minha carteira "B" em 2007 e desde então desenvolvo um estilo de condução calmo e tranquilo, o que favorece para eu conseguir ótimas médias de consumo seja qual carro eu estiver dirigindo. Gosto de me gabar por fazer os caronas dormirem tranquilamente nas minhas viagens (isso quando o papo morre hehehe).

Dirijo, com muita satisfação, desde Junho de 2013, um HB20S 1.6 Confort Style mecânico.

*****

Basicamente, se você entrou nesse tópico, saiba que estou compartilhando melhores práticas de condução para economizar combustível, e a melhor delas é dirigir mais devagar. Se você possui um estilo mais agressivo/esportivo e não está afim de alterá-lo, provavelmente não vai aproveitar muito esse tópico.

:idea: Minha primeira sugestão é a leitura do artigo que a revista Quatro Rodas publicou em Fevereiro deste ano (é bem pequeno, leitura de 5 minutos, vale muito a pena!):
http://quatrorodas.abril.com.br/reporta ... 4668.shtml (Entenda como a velocidade afeta seu bolso. Reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% do gasto com combustível)
Nele é possível comparar o quanto economizamos ao aliviarmos um pouco o pé em viagens. Eu pessoalmente fiquei muito impressionado com os resultados e recentemente coloquei as sugestões em prática em uma viagem de ida e volta a Marau, RS (moro em Porto Alegre), totalizando quase 530 KM. As conclusões compartilho mais adiante nesse tópico.

Outras sugestões que compartilho são:

:idea: Aumente sua distância de visão e preveja movimentos futuros: Olhe sempre para mais longe do que você está acostumado a olhar. Se você perceber um semáforo fechado mais lá na frente, porque acelerar o carro e deixar para frear em cima da hora? Além de consumir menos combustível, olhar mais à frente também ajuda na prevenção de acidentes. Em rodovias, sempre cuido não o carro da minha frente, mas 3 carros subsequentes para entender o comportamento da minha fila. Se você deixar para frear somente quando o cara da frente frear, talvez você não tenha tempo de parar e acabe se envolvendo em um acidente. Quando eu vejo um carro freando a 3 carros de distância, automaticamente tiro o pé do acelerador e deixo o carro reduzir por freio-motor. Em quase todas as ocasiões em que eu faço isso, não preciso nem acionar o pedal do freio (até nisso economizamos!);

:idea: Acelere de forma gradual: Porque fazer 0-60 KM/h em 3 segundos? A maior parte do combustível que gastamos se vai no momento de acelerar o carro, e não para manter ele numa determinada velocidade. Desde que você não atrapalhe o trânsito, tente aumentar o tempo que você gasta para chegar na velocidade de cruzeiro. Por outro lado, ninguém suporta ficar atrás de um cara que leva 1 minuto para chegar a 40 KM/h. Tudo é uma questão de equilíbrio. Em situações normais não uso mais do que 10% do curso do acelerador. Os outros 90% são reserva de potência.

:idea: Utilize freio-motor: Viu uma sinaleira fechando mais à frente? Engate uma 3ª e reduza suavemente. Raramente uso o pedal do freio até estar a uns 15 metros do ponto de parada. Ao usar essa técnica, a central eletrônica diz pra injeção parar de colocar combustível no motor. Em trechos de estrada com descidas, sempre fico jogando com as marchas. Se o declive é mais acentuado, coloco uma 4ª ou até uma 3ª. Isso economiza combustível e o freios! Nas descidas de estradas serranas, como o trecho da RS-116 entre Caxias do Sul e Morro Reuter, por exemplo, onde a pista é bem sinuosa, e na sua maioria não dupla e com tráfego intenso de caminhões, não é raro eu ficar atrás de um peso-pesado a 10 KM/h. Nessas situações, eu engato uma 2ª e acompanho o fluxo, sem frear nem acelerar. Porque ficar martelando o pedal de freio desnecessáriamente? Além, com uma 2ª engatada, já fico pronto para ultrapassar quando surge a oportunidade. Lembrando que estou *descendo* a via.

:idea: Fique na faixa de RPM 1500~2500: Esse é um dos principais modos de manter o consumo baixo na cidade: Mantendo a rotação baixa. Numa reta em nível, troco as marchas sempre por volta dos 2000 RPM, usando no máximo 10% do acelerador. A 50 KM/h já engato a 5ª. Ao ficar nessa faixa, faço em média 11 KM/L na cidade, com Gasolina. Se você está acelerando, cuide pra não ficar abaixo dos 1500 RPM. Além de gastar quase tanto quanto se você estivesse acima dos 2500 RPM, o motor é forçado de forma desnecessária e vibra muito mais também. Segundo a Quatro Rodas de alguns anos atrás, numa reta em nível e em velocidade constante, 1200 RPM está mais que bom.

:idea: Seja gentil no trânsito: Para com os outros motoristas e para com os pedestres. Dê espaço para o outro passar se ele está fazendo sinal, pare antes da faixa de segurança se você ver um pedestre que está com intenção de atravessar (obviamente olhando para o retrovisor para ver como está o tráfego, não queremos situações como essa https://www.youtube.com/watch?v=zh0-NQZX-UI :lol: ). Sendo mais gentil você se estressa menos. Se estressando menos você acelera menos. Acelerando menos você consome menos.

Essa são as minhas sugestões de como consumir menos combustível. Colocando-as em prática, é possível fazer médias muito boas como a que eu fiz na viagem a Marau, RS, de Porto Alegre, totalizando quase 530 KM. Segundo o computador de bordo, consegui 18.6 KM/L. Ok, fazendo os cálculos (527.90 KM / 30.93 L = ~17.07 KM/L) deu menos, mas 17 KM/L ainda é uma marca muito respeitável ;) . Velocidade média: 527.9 KM em 417 minutos ou 6.95 horas = ~76 KM/H, com trechos em cidade e 5 paradas em posto de combustível (tomo muita água! hehehehe)

Espero que tenham gostado das sugestões!


Anexos:
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HB20S2.png [ 179.58 KiB | Exibido 12108 vezes ]


Editado pela última vez por McHawk em 19 Out 2014 16:43, em um total de 1 vez.
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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 11:19 
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Boa dicas, só não concordo com essa rotação muito baixa, quanto mais baixa a rotação mais esforço o motor faz pra movimentar o carro e consequentemente mais combustivel é consumido. Estou adquirindo um Hb20s 1.6 e hoje tenho um celta, temos de olhar qual a faixa ideal de rotação do carro pra troca de marcha, essa faixa indica o equilibrio entre não forçar o motor por alta rotação e nem por baixa rotação, meu celta gira legal entre 3000 rpm e 3500 rpm, do hb20s não vi ainda.


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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 14:34 
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Boas dicas, McHawk, exceto desligar o carro em 5ª marcha a 60km/h. Ninguém deve tentar fazer isso.
Pode-se provar o que você disse, não precisa, nós acreditamos, e ser a última coisa a se provar na vida...
Seja bem-vindo, abração e sucesso com o carro.

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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 16:41 
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Olá pessoal!

@BetoJr8
Então, o Celta 1.0 ou até o 1.4 tem bem menos potência e torque que o 1.6 Gamma da família HB20 (que também equipa outros carros, como o Cerato). Num teste da revista Full Power ele chegou a render 135 CV e 17 kgfm. Eu não sinto necessidade nenhuma de esticar as marchas para além dos 2500 RPM, mas concordo que é possível que a Hyundai recomende uma faixa de operação maior do que os 1500~2500 que eu comentei. ;)

https://www.youtube.com/watch?v=oIgboLNQmWQ

@ Roberto Bertoche
Hahahaha, obrigado pelas boas-vindas! Realmente, do modo como eu escrevi, pareci estar sugerindo ao pessoal desligar o carro com ele em movimento. Antigamente, quando eu era bem mais leigo (e novo), achava que ao desligar o carro as rodas de tração travavam completamente :lol: . Hoje eu sei que isso não acontece. A direção assistida perde a leveza (o sistema não está funcionando) e o freio endurece depois de algumas freadas (fica sem vácuo). Então apesar de não acontecer nada demais, é sim uma situação de risco, por isso estou editando o tópico.

Abraços!


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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 17:47 
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Beleza, hehe. :lol:
Não li ainda mas vale editar...

[i] ...A direção assistida perde a leveza (o sistema não está funcionando) e o freio endurece depois de algumas freadas (fica sem vácuo). Então apesar de não acontecer nada demais, é sim uma situação de risco...
[/i]

- De certeza, pois pra quem já desligou o motor, tirar a chave é um palito.
Na descida da serra no trecho da retinha, a 60 por hora...
Sim, é uma situação de extremo risco de vida, aliás, risco de vidas.

Sds.

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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 18:52 
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BetoJr8 escreveu:
Boa dicas, só não concordo com essa rotação muito baixa, quanto mais baixa a rotação mais esforço o motor faz pra movimentar o carro e consequentemente mais combustivel é consumido. Estou adquirindo um Hb20s 1.6 e hoje tenho um celta, temos de olhar qual a faixa ideal de rotação do carro pra troca de marcha, essa faixa indica o equilibrio entre não forçar o motor por alta rotação e nem por baixa rotação, meu celta gira legal entre 3000 rpm e 3500 rpm, do hb20s não vi ainda.

Errado, este seu conceito só vale em subidas, no plano quando mais baixo o giro do motor mais econômico e sem riscos ao motor, pode conferir isso no CB consumo instantâneo. Claro conforme dito desde que acima de 1200 RPM. Por exemplo meu 1.0 a 50 km/h faz em média 28 km/l, com picos de até 48 km/l.

Além disso pense no seguinte quando menos o motor gira menos volume de ar ele suga, como existe uma relação estequiométrica para o motor e combustível, quanto menos ele gira menos consome combustível, isso é claro para gerar uma mesma potência específica, no caso de baixa velocidade no plano, precisamos de menos de 5 CV para manter a velocidade, para esta baixa potência, não precisamos atingir a rotação de torque máximo, o que significa na prática desperdicio de combustível por excesso de rotação para manter a relação estequimétrica.

Claro que em situações de maior exigência do motor nada disso vale.


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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 19:21 
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Concordo.
Apenas o cuidado de em rotações muito baixas sentir se não está forçando.
Se ele chegar perto de tremer é porque está forçando.
Sds,

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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 20:12 
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Vocês já viram o que acontece se tiram o pé do acelerador por 4 segundos?...
o consumo instantâneo (do computador de bordo) sobre para 99,9 km/L o que significa que passa a consumir praticamente nada. Eu costumo fazer isso na estrada e as minhas médias de consumo (na estrada) tem melhorado.

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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 20:27 
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MAMK escreveu:
Vocês já viram o que acontece se tiram o pé do acelerador por 4 segundos?...
o consumo instantâneo (do computador de bordo) sobre para 99,9 km/L o que significa que passa a consumir praticamente nada. Eu costumo fazer isso na estrada e as minhas médias de consumo (na estrada) tem melhorado.
;) ;)

Exatamente, MAMK! Isso não é exclusividade do HB20. A indústria já adotou essa técnica na injeção eletrônica há bons anos já. Se você está com o carro engatado e tira o pé do acelerador, a injeção envia 0 ml de combustível pro motor. É mais econômico do que pressionar a embreagem ou colocar em ponto morto, onde é necessário combustível para manter os ~750 RPMs do motor em idle.

Conforme eu abordei no tópico, a diferença está muito mais no estilo de direção do que no carro em si... ;)

Abraços!


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 Título: Re: Consumo de combustível - Ajustando o seu pé para economi
MensagemEnviado: 19 Out 2014 22:24 
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CarlosZ escreveu:
BetoJr8 escreveu:
Boa dicas, só não concordo com essa rotação muito baixa, quanto mais baixa a rotação mais esforço o motor faz pra movimentar o carro e consequentemente mais combustivel é consumido. Estou adquirindo um Hb20s 1.6 e hoje tenho um celta, temos de olhar qual a faixa ideal de rotação do carro pra troca de marcha, essa faixa indica o equilibrio entre não forçar o motor por alta rotação e nem por baixa rotação, meu celta gira legal entre 3000 rpm e 3500 rpm, do hb20s não vi ainda.

Errado, este seu conceito só vale em subidas, no plano quando mais baixo o giro do motor mais econômico e sem riscos ao motor, pode conferir isso no CB consumo instantâneo. Claro conforme dito desde que acima de 1200 RPM. Por exemplo meu 1.0 a 50 km/h faz em média 28 km/l, com picos de até 48 km/l.

Além disso pense no seguinte quando menos o motor gira menos volume de ar ele suga, como existe uma relação estequiométrica para o motor e combustível, quanto menos ele gira menos consome combustível, isso é claro para gerar uma mesma potência específica, no caso de baixa velocidade no plano, precisamos de menos de 5 CV para manter a velocidade, para esta baixa potência, não precisamos atingir a rotação de torque máximo, o que significa na prática desperdicio de combustível por excesso de rotação para manter a relação estequimétrica.

Claro que em situações de maior exigência do motor nada disso vale.




Discordo um pouco, estou falando das trocas de marcha, se você trocar com rotação baixa, vai forçar o motor sendo em aclive ou em pista plana, claro que no aclive dependendo da situação vc vai ter até que reduzir de novo, acentua-se o problema, quando vc jogar a marcha pra cima, vai ter de acelerar o carro e ele vai com o motor "vazio" ter de naturalmente jogar mais combustivel pro carro se movimentar, seja rapido, seja devagar. Todo carro tem uma faixa ideal de troca de marchas.


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