Bem-vindo: 29 Mar 2024 02:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no papel
MensagemEnviado: 30 Set 2014 22:00 
Offline

Registrado em: 15 Set 2014 11:40
Mensagens: 4
Pessoal, boa noite, tenho ha 1 mês um HB20S Style 1.6 Manual e tenho notado uma diferença alta entre o que marca no Computador de Bordo e as contas no papel.

O carro foi abastecido com gasolina de boa qualidade, com trajeto de cidade ( média de 25 Km/h ) e o PC de bordo marca 10,9 Km/Litro. Detalhe, em momento algum marcou algo abaixo de 10,4 Km/Litro.

Tirei fotos para ficar mais fácil de entender.

Anexo:
Media_consumo.jpg
Media_consumo.jpg [ 131.74 KiB | Exibido 9001 vezes ]


Acontece que ao entrar na reserva ( que é de 20% do tanque, ou seja 10 Litros ) o carro fez 391,1 Km com o restante do combustível, ou seja 40 Litros. Ou seja, a média foi de 9,77 Km / L

Anexo:
Km_percorridos.jpg
Km_percorridos.jpg [ 213.46 KiB | Exibido 9001 vezes ]


Muito longe dos 10.9 Km/L marcados no PC de BOrdo.

Acontece no de vocês? Normal isso ?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 01 Out 2014 01:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
10,9 divididos por 9,77 = 1,116 ou seja, um erro otimista de 11,6%
Considerando que esse erro não é fixo, depende de muitos trechos e situações, quando ele é maior ou menor, acho que está bom.
O menor erro que já medi no CB do meu foi por volta de 5%, mas errar por 10% no meu é comum.
Em compensação, o odômetro (marcador de distância) é bem preciso.
Já tive carros da Ford com rodas e pneus originais que mediam 9% a mais na distância, tornando o carro quase 10% mais econômico quando se media o consumo "real" com a quilometragem dividida pelos litros da bomba. Quem ia duvidar de um consumo "real" calculado assim?
Outro exemplo de medidores espertinhos: A primeira Ranger do meu sogro, viajando a 115 km/h, dizia estar, no velocímetro, a 136 km/h.
Ou seja, é bom sempre conferir as medições feitas pelos carros para a gente não ficar se enganando.
E resumindo: Considerando que esse erro no CB não é sempre igual, achei razoável essa medição de erro do seu.
Pelas medições que fiz no meu, está dentro do esperado.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 01 Out 2014 07:06 
Offline

Registrado em: 13 Set 2014 21:49
Mensagens: 51
Existe ainda outro fator externo ao carro, é bem difícil que mesmo abastecendo sempre na mesma bomba, de tanque cheio à tanque cheio, que a entrada de combustível seja exatamente a mesma, além disso, o posto pode estar te logrando, colocando menos litros do que diz que está colocando, e tudo isso afetará o consumo no papel.

Por isso é necessário variar os postos e fazer várias medições para fazer a aferição do CB.

Quanto a aferição da distância percorrida a melhor forma é com um GPS, comparando a velocidade do painel, do GPS e do CB (para o CB basta resetar com o carro em velocidade constante e ver o valor médio indicado logo após ter sido resetado, assim será uma velocidade instantânea), no meu caso o velocímetro exagera em 3km/h e o CB está exato.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 01 Out 2014 09:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
O meu, como o seu, também mede a velocidade com um otimismo de 2 a 3 Km/h.

Bem lembrado em relação ao enchimento do tanque.
Falando nisso, deputados estaduais desocupados daqui do MS resolveram imitar SC e aprovaram uma lei de que, depois que a bomba desarmar, se o frentista apertar novamente o gatilho para colocar mais combustível, o posto é multado em R$ 1 mil e R$ 2 mil na reincidência.
Veja em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/n ... trava.html

Quanto ao odômetro, a melhor aferição é, em uma estrada onde que se vai percorrer uma distância longa, ir verificando se as placas de sinalização dos quilômetros da rodovia aparecem sempre na mesma centena indicada pelo odômetro e se avança ou atrasa, e quanto, em relação ao medidor do carro.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 01 Out 2014 15:34 
Offline

Registrado em: 15 Set 2014 11:40
Mensagens: 4
Pessoal, obrigado pelas respostas.

Abasteci novamente, em outro posto, e vi que a Autonomia ( com tanque cheio ) subiu, para quase 500 Km.

Num tanque de 50 Litros daria quase 10 Km/l.

A autonomia no de vocês marca quanto, quando enchem o tanque ?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 01 Out 2014 16:02 
Offline

Registrado em: 20 Ago 2014 14:58
Mensagens: 13
Localização: Brasília
E ai gente..........moro em Brasília...............meu carro está com 2300 km rodados...........no último abastecimento o computador estava marcando 12,6 km/l...........na bomba (sempre abasteço na mesma bomba), após fazer os cálculos...a médica foi de 11,3 Km/l. Achei boa a média..............e o carro melhora mais ainda depois dos 10.000 kilometros rodados.

_________________
HB20 Premium 1.6 (2014/2015) - Branco Polar

Grade Cromada Frontal
Insulfilm G20
Tapetes personalizados
Manopla Premium
Interface e alarme volumétrico
Faróis de neblina
Sensor de ré
Multimídia Aikon
Soleiras Metálicas com logotipo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 31 Out 2014 10:50 
Offline

Registrado em: 18 Jan 2014 23:23
Mensagens: 40
Meus caros colegas, o CB de bordo não reconhece tipo de combustível, que faz isso são os sensores(principalmente a sonda lâmbda) que mandam todas as informações a ECU (módulo de injeção), que faz os cálculos e mostra os resultados no painel (CB). No tocante a diferença de consumo Real com CB, isso independe do tipo de combustível. Comprei o HB20s em março desse ano(2014) e já vai pra a 1ª revisão (está com +-9300km). Em todos os abastecimentos até agora, completo o tanque até o 1º disparo da bomba, zero todos os parâmetros (menos a autonomia) e ando normalmente na cidade e estrada, ou somente na cidade, ou somente na estrada. Deixo chegar na reserva e faço tudo novamente. A reserva do meu, por sinal, está muito alta, entre 10L e 13L. Faço o teste do tanque sempre e a diferença entre o consumo real e o CB é de +- 12%. Por exemplo, numa dessa viagens, CB indicava 14,1km/l e no teste do tanque, fazendo o procedimento acima, chegando no destino, deu 12,5km/l. Na maioria dos percursos na cidade, o CB mostra 8,9km/l e o real 8,0km/l. Obs: sempre com o AR ligando e pisando leve. Na estrada a velocidade de +-115km/l. Isso é muito estranho.


Editado pela última vez por welson santos em 31 Out 2014 10:54, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 31 Out 2014 10:53 
Offline

Registrado em: 18 Jan 2014 23:23
Mensagens: 40
Falei "...o CB de bordo não reconhece tipo de combustível..." porque em outros tópicos falam que depende do tipo de combustível. E acho que não.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 31 Out 2014 17:03 
Offline

Registrado em: 13 Set 2014 21:49
Mensagens: 51
welson santos escreveu:
Falei "...o CB de bordo não reconhece tipo de combustível..." porque em outros tópicos falam que depende do tipo de combustível. E acho que não.


Em parte tem razão, o CB não identifica combustível, ele identifica volume de combustível consumido, não importando se é gasolina, álcool, ou mistura destes, depois divide pela velocidade ou pela distância percorrida, informando ou o consumo médio ou instantâneo.

O que vai depender do combustível é o valor numérico do consumo, se álcool aproximadamente 70% do que faria com gasolina.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Diferença na marcação Computador de Bordo e Média no pap
MensagemEnviado: 07 Nov 2014 09:37 
Offline

Registrado em: 22 Out 2014 09:21
Mensagens: 17
E o meu que estava marcando entre 8,7 e 9,9 km/l, e depois que levei, na semana passada, na concessionária para ver a questão da hora na tela, não resolveram nada e mexeram em algo no CB, sendo que agora está marcando de 11,3 a 12,7km/l. Sacanagem, né, não?!

_________________
HB20S 1.6 Premium Automático Bluenav Azul Ocean


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB